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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Podemos desenhar uma função?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Função afim

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)

Objetivos específicos

Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Conceito-chave

Função afim

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Preenchimento de tabelas

Eixo cartesiano

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar o eixo cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é eixo cartesiano?
  • Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
  • Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
  • (2,1) e (1,2) são a mesma coisa?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar o eixo cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é eixo cartesiano?
  • Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
  • Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
  • (2,1) e (1,2) são a mesma coisa?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar o eixo cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é eixo cartesiano?
  • Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
  • Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?

(2,1) e (1,2) são a mesma coisa?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
  • Para que valores da abscissa o gráfico faz sentido para representar essa situação?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
  • Para que valores da abscissa o gráfico faz sentido para representar essa situação?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Sistematização do conceito. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma

  • Na generalização y = a . x, o que significam as letras x, y e a ?
  • Na atividade que fizemos, o gráfico tomou a forma de uma reta. Será que vai ser sempre assim com esse tipo de função?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos ( slides 20 e 21)

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)

Objetivos específicos

Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Conceito-chave

Função afim

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Preenchimento de tabelas

Eixo cartesiano

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar o eixo cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é eixo cartesiano?
  • Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
  • Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
  • (2,1) e (1,2) são a mesma coisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar o eixo cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é eixo cartesiano?
  • Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
  • Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
  • (2,1) e (1,2) são a mesma coisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Explorar o eixo cartesiano.

Discuta com a turma:

  • O que é eixo cartesiano?
  • Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
  • Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?

(2,1) e (1,2) são a mesma coisa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)

Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.

Discuta com a turma:

  • Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
  • É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
  • Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
  • A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
  • É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
  • A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
  • O gráfico dessa função pode ser contínuo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
  • Para que valores da abscissa o gráfico faz sentido para representar essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
  • Para que valores da abscissa o gráfico faz sentido para representar essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)

Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
  • Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula

Discuta com a turma

  • Na generalização y = a . x, o que significam as letras x, y e a ?
  • Na atividade que fizemos, o gráfico tomou a forma de uma reta. Será que vai ser sempre assim com esse tipo de função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos ( slides 20 e 21)

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)

Orientação: Atividade Individual

Propósito: Verificar aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?

Slide Plano Aula

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