10629
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Trio quadrático

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Jogo de equação quadrática.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA09 - Compreender os processo de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º Grau.

Objetivos específicos
Calcular, mentalmente, as raízes de uma equação quadrática através de um jogo.

Conceito-chave

Jogo de equação quadrática.

Conceitos que a turma deve dominar

  • Resolução de equações quadráticas por cálculo mental.

Recursos necessários

  • Projetor (pode ser substituído pelo quadro)
  • Atividades impressas
  • Caderno e Lápis
  • Papel sulfite e papel cartão.
  • Tesoura


Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Alguém pode explicar como identificar os coeficientes da equação?
  • Sabendo o valor da soma e produto das raízes através
  • Os coeficientes, o que deve ser considerado primeiro para determinar cada uma das raízes? Por quê?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Alguém pode explicar como identificar os coeficientes da equação?
  • Sabendo o valor da soma e produto das raízes através
  • Os coeficientes, o que deve ser considerado primeiro para determinar cada uma das raízes? Por quê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).

Orientação: Proponha aos alunos um jogo, em que eles utilizem o cálculo mental de equações quadráticas. Se possível, imprima as regras , entregue para os alunos e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz para que todos consigam ler. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. Discuta a situação hipotética do jogo acima e qual seria a melhor jogada para o personagem Rafael.

Propósito: Ler, discutir e compreender as regras de um jogo e se organizar para realizá-lo.
Discuta com a turma:

  • Segundo as regras, quantas equações possui no jogo se Rafael é o 1º participante de um total de 5 jogadores? E quantas respostas de raízes?
  • Por que Rafael deve começar o jogo?
  • Considerando o objetivo do jogo, o que falta para Rafael ganhar?
  • Como calcular as raízes da equação de forma ágil?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Atividade principal (cartas)

Atividade principal (regras)

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).

Orientação: Proponha aos alunos um jogo, em que eles utilizem o cálculo mental de equações quadráticas. Se possível, imprima as regras , entregue para os alunos e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz para que todos consigam ler. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. Discuta a situação hipotética do jogo acima e qual seria a melhor jogada para o personagem Rafael.

Propósito: Ler, discutir e compreender as regras de um jogo e se organizar para realizá-lo.
Discuta com a turma:

  • Segundo as regras, quantas equações possui no jogo se Rafael é o 1º participante de um total de 5 jogadores? E quantas respostas de raízes?
  • Por que Rafael deve começar o jogo?
  • Considerando o objetivo do jogo, o que falta para Rafael ganhar?
  • Como calcular as raízes da equação de forma ágil?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).

Orientação: Realize a produção das cartas do jogo ,imprima aqui cópias das cartas e convide os alunos a jogarem em grupos previamente organizados.
Propósito: Esse jogo tem como intenção que os alunos utilizem os cálculos de soma e produto (mentalmente) para encontrarem as raízes de equações quadráticas.

Discuta com a turma:

  • Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas.
  • Se necessário, jogue com algum grupo que apresentou mais dificuldade em entender a dinâmica do jogo.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Encerre a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complete a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas sugeridas pela turma.

Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Reforce com os alunos que as regras do jogo nesta atividade são as mesmas regras consideradas durante a aula. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma.

Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o cálculo mental das raízes de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a análise dos jogadores para determinar quem foi o vencedor da partida?
  • De que forma vocês analisaram os trios?
  • Houve algum erro/engano nos trios apresentados pelos jogadores? Justifique.
  • O que pode ter levado o jogador a cometer esse engano?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Reforce com os alunos que as regras do jogo nesta atividade são as mesmas regras consideradas durante a aula. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma.

Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o cálculo mental das raízes de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a análise dos jogadores para determinar quem foi o vencedor da partida?
  • De que forma vocês analisaram os trios?
  • Houve algum erro/engano nos trios apresentados pelos jogadores? Justifique.
  • O que pode ter levado o jogador a cometer esse engano?

Resumo da aula

download Baixar plano

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lais Aline Casagrande Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA09 - Compreender os processo de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º Grau.

Objetivos específicos
Calcular, mentalmente, as raízes de uma equação quadrática através de um jogo.

Conceito-chave

Jogo de equação quadrática.

Conceitos que a turma deve dominar

  • Resolução de equações quadráticas por cálculo mental.

Recursos necessários

  • Projetor (pode ser substituído pelo quadro)
  • Atividades impressas
  • Caderno e Lápis
  • Papel sulfite e papel cartão.
  • Tesoura

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Alguém pode explicar como identificar os coeficientes da equação?
  • Sabendo o valor da soma e produto das raízes através
  • Os coeficientes, o que deve ser considerado primeiro para determinar cada uma das raízes? Por quê?

Slide Plano Aula

Discuta com a turma:

  • Alguém pode explicar como identificar os coeficientes da equação?
  • Sabendo o valor da soma e produto das raízes através
  • Os coeficientes, o que deve ser considerado primeiro para determinar cada uma das raízes? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).

Orientação: Proponha aos alunos um jogo, em que eles utilizem o cálculo mental de equações quadráticas. Se possível, imprima as regras , entregue para os alunos e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz para que todos consigam ler. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. Discuta a situação hipotética do jogo acima e qual seria a melhor jogada para o personagem Rafael.

Propósito: Ler, discutir e compreender as regras de um jogo e se organizar para realizá-lo.
Discuta com a turma:

  • Segundo as regras, quantas equações possui no jogo se Rafael é o 1º participante de um total de 5 jogadores? E quantas respostas de raízes?
  • Por que Rafael deve começar o jogo?
  • Considerando o objetivo do jogo, o que falta para Rafael ganhar?
  • Como calcular as raízes da equação de forma ágil?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Atividade principal (cartas)

Atividade principal (regras)

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).

Orientação: Proponha aos alunos um jogo, em que eles utilizem o cálculo mental de equações quadráticas. Se possível, imprima as regras , entregue para os alunos e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz para que todos consigam ler. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. Discuta a situação hipotética do jogo acima e qual seria a melhor jogada para o personagem Rafael.

Propósito: Ler, discutir e compreender as regras de um jogo e se organizar para realizá-lo.
Discuta com a turma:

  • Segundo as regras, quantas equações possui no jogo se Rafael é o 1º participante de um total de 5 jogadores? E quantas respostas de raízes?
  • Por que Rafael deve começar o jogo?
  • Considerando o objetivo do jogo, o que falta para Rafael ganhar?
  • Como calcular as raízes da equação de forma ágil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).

Orientação: Realize a produção das cartas do jogo ,imprima aqui cópias das cartas e convide os alunos a jogarem em grupos previamente organizados.
Propósito: Esse jogo tem como intenção que os alunos utilizem os cálculos de soma e produto (mentalmente) para encontrarem as raízes de equações quadráticas.

Discuta com a turma:

  • Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas.
  • Se necessário, jogue com algum grupo que apresentou mais dificuldade em entender a dinâmica do jogo.

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Slide Plano Aula

Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.

Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com a resolução de Rafael?
  • Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
  • Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
  • Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
  • Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
  • Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
  • Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.

Slide Plano Aula

Orientação: Encerre a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complete a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas sugeridas pela turma.

Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Reforce com os alunos que as regras do jogo nesta atividade são as mesmas regras consideradas durante a aula. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma.

Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o cálculo mental das raízes de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a análise dos jogadores para determinar quem foi o vencedor da partida?
  • De que forma vocês analisaram os trios?
  • Houve algum erro/engano nos trios apresentados pelos jogadores? Justifique.
  • O que pode ter levado o jogador a cometer esse engano?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Reforce com os alunos que as regras do jogo nesta atividade são as mesmas regras consideradas durante a aula. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma.

Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o cálculo mental das raízes de uma equação quadrática.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a análise dos jogadores para determinar quem foi o vencedor da partida?
  • De que forma vocês analisaram os trios?
  • Houve algum erro/engano nos trios apresentados pelos jogadores? Justifique.
  • O que pode ter levado o jogador a cometer esse engano?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano