Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Expor o objetivo da aprendizagem ao aluno.
Aquecimento
Orientação: Apresente ao aluno um problema sem números.
Propósito: Estimular o aluno a buscar um resultado para o problema.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem me dizer quem é a pessoa que tem o nome escrito no papel?
- Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).
Orientação: Estimule o aluno a tentar resolver o problema apresentado.
Propósito: Sugerir caminhos para chegar à resposta do problema.
Discuta com a turma:
- Quais são as informações que podem nos levar a uma resposta?
- Vamos analisar passo a passo a frase dita por Arlete?
- Quem é a filha da mãe de Arlete?
- Já que ela não tem irmãos, podemos dizer que a filha da mãe de Arlete é a própria Arlete?
- Ficou claro que a pessoa procurada é filha de Arlete?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).
Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram nesse resultado.
Propósito: Certificar que o aluno entendeu o que o problema está pedindo.
Discuta com a turma:
- O que a questão está perguntando?
- Quais são as informações dadas pela questão?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.
Propósito: Estimular os alunos a buscarem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais são as informações dadas pelo problema?
- Quem pode estar dizendo a verdade?
- Quem resolveu a prova?
- Será que testar as possibilidades uma a uma é uma boa opção?
Discussão das Soluções
Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram à resposta, discutindo as diferentes formas de resoluções apresentadas.
Propósito: Verificar os diferentes caminhos que utilizaram para chegar ao resultado e estimular os mesmos a perceber que nem todo problema tem números.
Discuta com a turma:
- Qual a resposta encontrada para o problema?
- Alguém chegou ao resultado diferente?
- Observaram que diferente dos problemas que estamos acostumados a lidar na sala de aula, esse não faz uso de números?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conceitue raciocínio lógico e mostre que resolvemos um problema sem números.
Propósito: Mostrar aos alunos que nem todo problema faz uso dos números e que podemos resolvê-los utilizando o raciocínio lógico.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram que acabamos de resolver um problema sem números?.
- Entenderam o que é raciocínio lógico?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente um raciocínio lógico.
Propósito: Discutir com os alunos a existência de problemas que não possuem números.
Discuta com a turma:
- Ficou claro o conceito de raciocínio lógico?
- Vocês entenderam que nem todo problema tem número?
- No nosso dia a dia, será que temos problemas que não possuem números com esse apresentado?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que não envolva números.
Propósito: Verificar se ficou claro que nem todo problema envolve números.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
- Este problema não tem uma solução específica, qual a solução que vocês dariam para essa situação?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução raio x
Resolução atividade complementar