10628
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problema sem números

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Problema sem números.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Evanildes Costa Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas sem números;

Estimular a percepção de que nem todo problema possui números e que nesses casos podemos fazer uso do raciocínio lógico para chegar a uma solução.

Conceito-chave

Problema sem números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;







Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Expor o objetivo da aprendizagem ao aluno.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Apresente ao aluno um problema sem números.

Propósito: Estimular o aluno a buscar um resultado para o problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem me dizer quem é a pessoa que tem o nome escrito no papel?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Estimule o aluno a tentar resolver o problema apresentado.

Propósito: Sugerir caminhos para chegar à resposta do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações que podem nos levar a uma resposta?
  • Vamos analisar passo a passo a frase dita por Arlete?
  • Quem é a filha da mãe de Arlete?
  • Já que ela não tem irmãos, podemos dizer que a filha da mãe de Arlete é a própria Arlete?
  • Ficou claro que a pessoa procurada é filha de Arlete?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram nesse resultado.

Propósito: Certificar que o aluno entendeu o que o problema está pedindo.

Discuta com a turma:

  • O que a questão está perguntando?
  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.

Propósito: Estimular os alunos a buscarem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pelo problema?
  • Quem pode estar dizendo a verdade?
  • Quem resolveu a prova?
  • Será que testar as possibilidades uma a uma é uma boa opção?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram à resposta, discutindo as diferentes formas de resoluções apresentadas.

Propósito: Verificar os diferentes caminhos que utilizaram para chegar ao resultado e estimular os mesmos a perceber que nem todo problema tem números.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que diferente dos problemas que estamos acostumados a lidar na sala de aula, esse não faz uso de números?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conceitue raciocínio lógico e mostre que resolvemos um problema sem números.

Propósito: Mostrar aos alunos que nem todo problema faz uso dos números e que podemos resolvê-los utilizando o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema sem números?.
  • Entenderam o que é raciocínio lógico?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente um raciocínio lógico.

Propósito: Discutir com os alunos a existência de problemas que não possuem números.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de raciocínio lógico?
  • Vocês entenderam que nem todo problema tem número?
  • No nosso dia a dia, será que temos problemas que não possuem números com esse apresentado?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que não envolva números.

Propósito: Verificar se ficou claro que nem todo problema envolve números.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Este problema não tem uma solução específica, qual a solução que vocês dariam para essa situação?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Expor o objetivo da aprendizagem ao aluno.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Evanildes Costa Santos

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há

Objetivos específicos

Resolver problemas sem números;

Estimular a percepção de que nem todo problema possui números e que nesses casos podemos fazer uso do raciocínio lógico para chegar a uma solução.

Conceito-chave

Problema sem números.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;






Slide Plano Aula

Orientação: Apresente ao aluno um problema sem números.

Propósito: Estimular o aluno a buscar um resultado para o problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem me dizer quem é a pessoa que tem o nome escrito no papel?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4).

Orientação: Estimule o aluno a tentar resolver o problema apresentado.

Propósito: Sugerir caminhos para chegar à resposta do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações que podem nos levar a uma resposta?
  • Vamos analisar passo a passo a frase dita por Arlete?
  • Quem é a filha da mãe de Arlete?
  • Já que ela não tem irmãos, podemos dizer que a filha da mãe de Arlete é a própria Arlete?
  • Ficou claro que a pessoa procurada é filha de Arlete?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6).

Orientação: Leia em voz alta a atividade proposta e assegure-se de que o aluno entendeu o que pede a questão. Sugira que cada aluno tente resolver individualmente, da sua maneira e depois de um tempo, discuta com um colega o resultado encontrado e a forma que chegaram nesse resultado.

Propósito: Certificar que o aluno entendeu o que o problema está pedindo.

Discuta com a turma:

  • O que a questão está perguntando?
  • Quais são as informações dadas pela questão?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Orientação: Discuta com a turma as informações apresentadas no enunciado.

Propósito: Estimular os alunos a buscarem maneiras de utilizar essas informações para a solução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as informações dadas pelo problema?
  • Quem pode estar dizendo a verdade?
  • Quem resolveu a prova?
  • Será que testar as possibilidades uma a uma é uma boa opção?

Slide Plano Aula

Orientação: Deixe que os alunos tentem chegar ao resultado sozinhos. Neste momento, estimule os estudantes a mostrarem o caminho percorrido para, com as informações que tem, chegar à solução. Peça que eles digam o resultado encontrado e que alguns mostrem de que forma chegaram à resposta, discutindo as diferentes formas de resoluções apresentadas.

Propósito: Verificar os diferentes caminhos que utilizaram para chegar ao resultado e estimular os mesmos a perceber que nem todo problema tem números.

Discuta com a turma:

  • Qual a resposta encontrada para o problema?
  • Alguém chegou ao resultado diferente?
  • Observaram que diferente dos problemas que estamos acostumados a lidar na sala de aula, esse não faz uso de números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Conceitue raciocínio lógico e mostre que resolvemos um problema sem números.

Propósito: Mostrar aos alunos que nem todo problema faz uso dos números e que podemos resolvê-los utilizando o raciocínio lógico.

Discuta com a turma:

  • Vocês observaram que acabamos de resolver um problema sem números?.
  • Entenderam o que é raciocínio lógico?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Mostre aos alunos que eles utilizaram direta ou indiretamente um raciocínio lógico.

Propósito: Discutir com os alunos a existência de problemas que não possuem números.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro o conceito de raciocínio lógico?
  • Vocês entenderam que nem todo problema tem número?
  • No nosso dia a dia, será que temos problemas que não possuem números com esse apresentado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos resolvam um problema que não envolva números.

Propósito: Verificar se ficou claro que nem todo problema envolve números.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma que vocês encontraram para resolver este problema?
  • Este problema não tem uma solução específica, qual a solução que vocês dariam para essa situação?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 7º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano