10627
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Atividades envolvendo números reais na reta real

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Números reais na reta real.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: alguma rede social: Whatsapp, Facebook etc.
- Optativas: calculadora. Se, possível use a sala de reuniões do Google Meet (disponível aqui).

Aquecimento
No contato inicial, com toda turma conectada pelo Meet ou através de uma mensagem, pergunte pelas características de cada conjunto numérico que os alunos possam lembrar.

Atividade principal
Ofereça outro Quizz com opções de verdadeiro (V) ou falso (F), pensando nos números distribuídos numa reta numérica:
1) É possível encontrar um número natural entre dois inteiros consecutivos. ( )
2) É possível encontrar um número racional entre dois inteiros consecutivos. ( )
3) É possível encontrar um número irracional entre dois racionais. ( )
4) É possível encontrar um número racional entre dois irracionais. ( )
5) 36 é exemplo de um número irracional. ( )

Painel de soluções
1) É possível encontrar um número natural entre dois inteiros consecutivos. ( F )
2) É possível encontrar um número racional entre dois inteiros consecutivos. ( V )
3) É possível encontrar um número irracional entre dois racionais. ( V )
4) É possível encontrar um número racional entre dois irracionais. ( V )
5) 36 é exemplo de um número irracional. ( F )

Encerramento
Conclua explicando que existem infinitos números negativos que não são inteiros e infinitos números que são aproximações e não são racionais.

Convite às famílias
Indique a construção de um quadrado considerando as próprias linhas do caderno com pauta. Peça para construírem um quadrado com o lado tendo três espaços entre linhas. Depois, com o uso de uma régua, peça para medirem o comprimento dos lados e da diagonal desse quadrado e marcarem esse valor na régua com uma linha mais fina possível. Peça para discutirem com alguma pessoa da família sobre quais valores seriam aqueles. Por último, por curiosidade, peça para pegarem o valor medido do lado do quadrado, elevar ao quadrado, multiplicar o resultado por dois e depois tirar a raiz quadrada. Em seguida, comparem com a medida da diagonal!

Ressalte que essa é uma curiosidade, um padrão matemático, que você abordará nas aulas de geometria. 

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_01NUM07

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas