Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivos específicos
Explorar e reconhecer a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada.
Conceito-chave
Diferença de dois quadrados.
Recursos necessários
- Lápis
- Papel
- Cartolina
- Tesoura
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição, discutindo o que são termos como: potências, monômio, polinômio, fator comum e termo em evidência.
Propósito: Retomar a ideia da generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 a 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Como determinamos o valor do lado do retângulo que construímos?
- Quais as relações entre a área do retângulo construído e a área do quadrado inicial?
- Vocês conseguem ver a matemática pela articulação entre álgebra e geometria?
- Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 a 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Como determinamos o valor do lado do retângulo que construímos?
- Quais as relações entre a área do retângulo construído e a área do quadrado inicial?
- Vocês conseguem ver a matemática pela articulação entre álgebra e geometria?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 5 a 7).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Como determinamos o valor do lado do retângulo que construímos?
- Quais as relações entre a área do retângulo construído e a área do quadrado inicial?
- Vocês conseguem ver a matemática pela articulação entre álgebra e geometria?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como os alunos percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como os alunos percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 8 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a diferença do quadrado de dois termos, tanto na forma desenvolvida como na forma fatorada, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Conseguimos estabelecer a relação entre a área total e as áreas das partes que a compõe?
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem algébrica)?
- Como os alunos percebem a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da generalização da diferença do quadrado de dois termos.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização do quadrado da soma. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da diferença do quadrado de dois termos.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar