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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Formando números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.

Conceito-chave

Formar números decimais a partir de frações decimais.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma.

Peça para que os alunos falem sobre situações vivenciadas por eles, em que encontraram valores monetários.

Propósito: Compartilhar a diversidade de valores monetários em nosso dia a dia e relacioná-los com situações cotidianas dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que números são esses? Como podemos saber que se referem a dinheiro?
  • Quando usamos esses números?
  • Como esses números são formados? Existe alguma diferença desses números que representam dinheiro e os que usamos para contar quantos alunos temos na classe?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos, individualmente, leiam a situação problema e pensem na estratégia que poderão adotar, para representar o valor dado. Em seguida, deixe que discutam com o colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por eles.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários, utilizando o menor número de moedas possível.

Discuta com a turma:

  • Como você solucionou esse problema?
  • Que moedas você usou?
  • Compartilhe com seu colega. Vocês usaram as mesmas moedas?
  • O que vocês fizeram de diferente?
  • Os outros colegas chegaram às mesmas conclusões que vocês?
  • Quem gostaria de vir ao quadro compartilhar sua solução?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos escrevam de que forma representariam R$ 1,00 utilizando somente moedas e depois, usando moedas de R$ 0,01 para formar R$ 1,00 e R$ 0,25. De início, individualmente, em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários.

Discuta com os alunos:

  • De que forma você pode representar essa quantia usando apenas moedas?
  • De quantas formas diferentes você consegue fazer essa representação? Anote e compare com o do seu colega.
  • Vocês chegaram à mesma conclusão?
  • O que teve de diferente?
  • Alguém quer vir ao quadro escrever a sua solução? Alguém fez diferente e quer compartilhar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos planejem estratégias para dividir a folha em duas figuras com 100 quadradinhos. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas diversas possibilidades de fazer a representação na folha e cumprir o objetivo;

Discuta com os alunos:

  • Como podemos desenhar uma figura com 100 quadradinhos?
  • Quantos quadradinhos você colocou nas linhas? E nas colunas?
  • Alguém contou um a um os cem quadradinhos?
  • Alguém fez alguma representação diferente de um retângulo ou quadrado? Como fez? Isso facilitou sua contagem?
  • Quem quer compartilhar sua conclusão?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os quadradinhos e percebam que R$ 1,00 = 100 / 100.

Discuta com a turma:

  • Quantos quadradinhos de 100 você pintou?
  • Sobrou algum? Por quê?
  • O que isso significa?
  • O que podemos concluir sobre a fração 100 centésimos e R$1,00?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide já em duplas e cheguem às suas conclusões.

Você também poderá solicitar outras quantidades para serem pintadas. Em seguida, deixe que realizem a representação e elaborem com um colega, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os números decimais nos quadradinhos e percebam a correspondência entre decimais e frações decimais.

Discuta com a turma:

  • Quantos quadradinhos você pintou em 100?
  • Sobrou algum? Por quê?
  • O que isso significa?
  • O que podemos concluir sobre a fração com denominador 100 e o Sistema Monetário Brasileiro?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para este slide. Nela, os alunos serão questionados sobre a relação entre parte decimal e inteiros. Eles devem discutir e chegar a uma conclusão sobre a função do inteiro observando os decimais pintados, se formaram um inteiro ou não, se os 100 quadradinhos foram pintados ou não.

Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam nos desenhos que pintaram?
  • Por que um desenho teve todos os quadradinhos pintados e outro não?
  • Por que na representação decimal há números antes e depois da vírgula?
  • No desenho que você pintou tudo há números antes da vírgula?
  • E nos outros? Que número há?
  • Qual o papel da vírgula?

Materiais complementares:

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos, anotando-as no caderno.

Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, de forma que percebam que o denominador 100 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.

Discuta com a turma:

  • Que frações foram formadas?
  • Como essas frações foram formadas?
  • Como vocês descobriram qual era o denominador? O que ele representa na fração?
  • Como vocês descobriram o numerador? O que ele representa na fração?
  • Qual a relação entre a fração descoberta na representação gráfica e o número com vírgula, ou seja, o número decimal?
  • Algum colega chegou a outras conclusões diferentes das suas?
  • Você conseguiria explicar as conclusões a que os colegas chegaram?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o Sistema Monetário Brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Sistematizar os conceitos que foram apresentados na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.

Conceito-chave

Formar números decimais a partir de frações decimais.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma.

Peça para que os alunos falem sobre situações vivenciadas por eles, em que encontraram valores monetários.

Propósito: Compartilhar a diversidade de valores monetários em nosso dia a dia e relacioná-los com situações cotidianas dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Que números são esses? Como podemos saber que se referem a dinheiro?
  • Quando usamos esses números?
  • Como esses números são formados? Existe alguma diferença desses números que representam dinheiro e os que usamos para contar quantos alunos temos na classe?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos, individualmente, leiam a situação problema e pensem na estratégia que poderão adotar, para representar o valor dado. Em seguida, deixe que discutam com o colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por eles.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários, utilizando o menor número de moedas possível.

Discuta com a turma:

  • Como você solucionou esse problema?
  • Que moedas você usou?
  • Compartilhe com seu colega. Vocês usaram as mesmas moedas?
  • O que vocês fizeram de diferente?
  • Os outros colegas chegaram às mesmas conclusões que vocês?
  • Quem gostaria de vir ao quadro compartilhar sua solução?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos escrevam de que forma representariam R$ 1,00 utilizando somente moedas e depois, usando moedas de R$ 0,01 para formar R$ 1,00 e R$ 0,25. De início, individualmente, em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários.

Discuta com os alunos:

  • De que forma você pode representar essa quantia usando apenas moedas?
  • De quantas formas diferentes você consegue fazer essa representação? Anote e compare com o do seu colega.
  • Vocês chegaram à mesma conclusão?
  • O que teve de diferente?
  • Alguém quer vir ao quadro escrever a sua solução? Alguém fez diferente e quer compartilhar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos planejem estratégias para dividir a folha em duas figuras com 100 quadradinhos. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas diversas possibilidades de fazer a representação na folha e cumprir o objetivo;

Discuta com os alunos:

  • Como podemos desenhar uma figura com 100 quadradinhos?
  • Quantos quadradinhos você colocou nas linhas? E nas colunas?
  • Alguém contou um a um os cem quadradinhos?
  • Alguém fez alguma representação diferente de um retângulo ou quadrado? Como fez? Isso facilitou sua contagem?
  • Quem quer compartilhar sua conclusão?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os quadradinhos e percebam que R$ 1,00 = 100 / 100.

Discuta com a turma:

  • Quantos quadradinhos de 100 você pintou?
  • Sobrou algum? Por quê?
  • O que isso significa?
  • O que podemos concluir sobre a fração 100 centésimos e R$1,00?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide já em duplas e cheguem às suas conclusões.

Você também poderá solicitar outras quantidades para serem pintadas. Em seguida, deixe que realizem a representação e elaborem com um colega, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.

Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os números decimais nos quadradinhos e percebam a correspondência entre decimais e frações decimais.

Discuta com a turma:

  • Quantos quadradinhos você pintou em 100?
  • Sobrou algum? Por quê?
  • O que isso significa?
  • O que podemos concluir sobre a fração com denominador 100 e o Sistema Monetário Brasileiro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para este slide. Nela, os alunos serão questionados sobre a relação entre parte decimal e inteiros. Eles devem discutir e chegar a uma conclusão sobre a função do inteiro observando os decimais pintados, se formaram um inteiro ou não, se os 100 quadradinhos foram pintados ou não.

Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam nos desenhos que pintaram?
  • Por que um desenho teve todos os quadradinhos pintados e outro não?
  • Por que na representação decimal há números antes e depois da vírgula?
  • No desenho que você pintou tudo há números antes da vírgula?
  • E nos outros? Que número há?
  • Qual o papel da vírgula?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos, anotando-as no caderno.

Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, de forma que percebam que o denominador 100 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.

Discuta com a turma:

  • Que frações foram formadas?
  • Como essas frações foram formadas?
  • Como vocês descobriram qual era o denominador? O que ele representa na fração?
  • Como vocês descobriram o numerador? O que ele representa na fração?
  • Qual a relação entre a fração descoberta na representação gráfica e o número com vírgula, ou seja, o número decimal?
  • Algum colega chegou a outras conclusões diferentes das suas?
  • Você conseguiria explicar as conclusões a que os colegas chegaram?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o Sistema Monetário Brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Propósito: Sistematizar os conceitos que foram apresentados na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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