Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Objetivo específico
Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.
Conceito-chave
Formar números decimais a partir de frações decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- lápis e borracha;
- lápis de cor.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma.
Peça para que os alunos falem sobre situações vivenciadas por eles, em que encontraram valores monetários.
Propósito: Compartilhar a diversidade de valores monetários em nosso dia a dia e relacioná-los com situações cotidianas dos alunos.
Discuta com a turma:
- Que números são esses? Como podemos saber que se referem a dinheiro?
- Quando usamos esses números?
- Como esses números são formados? Existe alguma diferença desses números que representam dinheiro e os que usamos para contar quantos alunos temos na classe?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos, individualmente, leiam a situação problema e pensem na estratégia que poderão adotar, para representar o valor dado. Em seguida, deixe que discutam com o colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por eles.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários, utilizando o menor número de moedas possível.
Discuta com a turma:
- Como você solucionou esse problema?
- Que moedas você usou?
- Compartilhe com seu colega. Vocês usaram as mesmas moedas?
- O que vocês fizeram de diferente?
- Os outros colegas chegaram às mesmas conclusões que vocês?
- Quem gostaria de vir ao quadro compartilhar sua solução?
Materiais complementares
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos escrevam de que forma representariam R$ 1,00 utilizando somente moedas e depois, usando moedas de R$ 0,01 para formar R$ 1,00 e R$ 0,25. De início, individualmente, em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários.
Discuta com os alunos:
- De que forma você pode representar essa quantia usando apenas moedas?
- De quantas formas diferentes você consegue fazer essa representação? Anote e compare com o do seu colega.
- Vocês chegaram à mesma conclusão?
- O que teve de diferente?
- Alguém quer vir ao quadro escrever a sua solução? Alguém fez diferente e quer compartilhar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos planejem estratégias para dividir a folha em duas figuras com 100 quadradinhos. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas diversas possibilidades de fazer a representação na folha e cumprir o objetivo;
Discuta com os alunos:
- Como podemos desenhar uma figura com 100 quadradinhos?
- Quantos quadradinhos você colocou nas linhas? E nas colunas?
- Alguém contou um a um os cem quadradinhos?
- Alguém fez alguma representação diferente de um retângulo ou quadrado? Como fez? Isso facilitou sua contagem?
- Quem quer compartilhar sua conclusão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os quadradinhos e percebam que R$ 1,00 = 100 / 100.
Discuta com a turma:
- Quantos quadradinhos de 100 você pintou?
- Sobrou algum? Por quê?
- O que isso significa?
- O que podemos concluir sobre a fração 100 centésimos e R$1,00?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide já em duplas e cheguem às suas conclusões.
Você também poderá solicitar outras quantidades para serem pintadas. Em seguida, deixe que realizem a representação e elaborem com um colega, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os números decimais nos quadradinhos e percebam a correspondência entre decimais e frações decimais.
Discuta com a turma:
- Quantos quadradinhos você pintou em 100?
- Sobrou algum? Por quê?
- O que isso significa?
- O que podemos concluir sobre a fração com denominador 100 e o Sistema Monetário Brasileiro?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para este slide. Nela, os alunos serão questionados sobre a relação entre parte decimal e inteiros. Eles devem discutir e chegar a uma conclusão sobre a função do inteiro observando os decimais pintados, se formaram um inteiro ou não, se os 100 quadradinhos foram pintados ou não.
Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam nos desenhos que pintaram?
- Por que um desenho teve todos os quadradinhos pintados e outro não?
- Por que na representação decimal há números antes e depois da vírgula?
- No desenho que você pintou tudo há números antes da vírgula?
- E nos outros? Que número há?
- Qual o papel da vírgula?
Materiais complementares:
- Leia a matéria “Numeração decimal”, publicada em http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php, sobre transformação de fração decimal em número decimal.
- Leia a matéria “Introdução aos números decimais”, publicada em https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals, sobre os números decimais e os valores posicionais à direita da vírgula.
- Leia a matéria “Matemática e cultura: decimais, medidas e sistema monetário”, publicada em http://www.sbembrasil.org.br/files/decimais.pdf, sobre os decimais, medidas e sistema monetário.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos, anotando-as no caderno.
Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, de forma que percebam que o denominador 100 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.
Discuta com a turma:
- Que frações foram formadas?
- Como essas frações foram formadas?
- Como vocês descobriram qual era o denominador? O que ele representa na fração?
- Como vocês descobriram o numerador? O que ele representa na fração?
- Qual a relação entre a fração descoberta na representação gráfica e o número com vírgula, ou seja, o número decimal?
- Algum colega chegou a outras conclusões diferentes das suas?
- Você conseguiria explicar as conclusões a que os colegas chegaram?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o Sistema Monetário Brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Sistematizar os conceitos que foram apresentados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da Atividade Complementar