Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_03NUM08
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento faz uma introdução do tema explorado, mas pode ser suprimido para dar foco à Atividade principal. Caso, sua turma apresente fragilidade quanto ao tema, você pode destacar alguns pontos do Aquecimento para trabalhar com os alunos.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de radiciação. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
Atividade principal
Nas questões da Atividade Principal é necessário a análise de uma resolução feita por um aluno. Não esqueça de disponibilizar aos alunos, tanto a situação proposta quanto o item resolvido para análise. Você pode usar todas as situações da Atividade Principal ou selecionar alguns itens. No entanto, enfatizamos a importância de manter a questão referente à análise, entre as selecionadas. A turma pode responder às questões de análise, via gravação de áudio, por exemplo. Você pode estabelecer o tempo máximo para o áudio, ampliando o poder de síntese dos alunos. Os registros escritos podem ser fotografados e encaminhados via WhatsApp para sua apreciação.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de quadrados perfeitos e fatoração. Você pode sugerir aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/polynomial-factorization/factoring-quadratics-perfect-squares/v/perfect-square-factorization-intro
Discussão das soluções
Analise as respostas de áudio e imagem apresentadas pelos alunos. Selecione pontos para dar o feedback. Socialize com a turma suas impressões sobre as construções deles, por meio de vídeo curto ou áudio.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxxxx
Encerramento
xxx
Raio X
O Raio X e a atividade complementar podem ser usados como forma de ampliação e revisão das aprendizagens, em outro momento.
Convite às famílias
As famílias podem discutir sobre quadrados e quadrados perfeitos. O que significam?
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_03NUM08
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes