10623
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Quadrados perfeitos e raíz quadrada

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Conhecer e utilizar as regras de divisibilidade e realizar a fatoração de números naturais.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adalberto Batista Leite Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Objetivos específicos

Expressar na forma fatorada os números quadrados perfeitos e relacionar com a sua raiz quadrada.

Conhecimentos prévios

Conhecer e utilizar as regras de divisibilidade e realizar a fatoração de números naturais.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, multiplicação, fatoração.

Recursos necessários

  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2 (quadrado) e as raízes de índice 2 (quadradas) com os itens a, b e c. Questione também sobre o que eles lembram sobre fatoração e como poderiam usá-las para resolverem raízes quadradas, com os itens d, e e f.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre a tabela de multiplicação e sua relação com potências de expoente 2 e raízes quadradas, além de apresentar o que já sabem sobre fatoração.

Discuta com a turma:

  • Que relação ou semelhança pode ser observada entre a tabela de multiplicação, as potências de expoente 2 e as raízes quadradas?
  • O que é fatoração?
  • Como ocorre a fatoração de um número?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2 (quadrado) e as raízes de índice 2 (quadradas) com os itens a, b e c. Questione também sobre o que eles lembram sobre fatoração e como poderiam usá-las para resolverem raízes quadradas, com os itens d, e e f.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre a tabela de multiplicação e sua relação com potências de expoente 2 e raízes quadradas, além de apresentar o que já sabem sobre fatoração.

Discuta com a turma:

  • Que relação ou semelhança pode ser observada entre a tabela de multiplicação, as potências de expoente 2 e as raízes quadradas?
  • O que é fatoração?
  • Como ocorre a fatoração de um número?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de fazer a fatoração e utilizá-la para descobrir a raiz quadrada de um número, além de classificar estes números como quadrados perfeitos.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando que a fatoração é importante para descobrirmos a raiz quadrada de um número quadrado perfeito.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução das questões.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre fatoração e números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Todo número pode ser considerado um quadrado perfeito? Em que situações isso ocorre?
  • Como podemos proceder para fazer a fatoração de um número?
  • Existe uma única forma de fatorar um número?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adalberto Batista Leite Júnior

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Objetivos específicos

Expressar na forma fatorada os números quadrados perfeitos e relacionar com a sua raiz quadrada.

Conhecimentos prévios

Conhecer e utilizar as regras de divisibilidade e realizar a fatoração de números naturais.

Conceito-chave

Radiciação, potenciação, multiplicação, fatoração.

Recursos necessários

  • Caneta, lápis;
  • Folhas A4 para que os alunos possam usar com rascunho;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2 (quadrado) e as raízes de índice 2 (quadradas) com os itens a, b e c. Questione também sobre o que eles lembram sobre fatoração e como poderiam usá-las para resolverem raízes quadradas, com os itens d, e e f.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre a tabela de multiplicação e sua relação com potências de expoente 2 e raízes quadradas, além de apresentar o que já sabem sobre fatoração.

Discuta com a turma:

  • Que relação ou semelhança pode ser observada entre a tabela de multiplicação, as potências de expoente 2 e as raízes quadradas?
  • O que é fatoração?
  • Como ocorre a fatoração de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre a relação entre a tabela de multiplicação e as potências de expoente 2 (quadrado) e as raízes de índice 2 (quadradas) com os itens a, b e c. Questione também sobre o que eles lembram sobre fatoração e como poderiam usá-las para resolverem raízes quadradas, com os itens d, e e f.

Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre a tabela de multiplicação e sua relação com potências de expoente 2 e raízes quadradas, além de apresentar o que já sabem sobre fatoração.

Discuta com a turma:

  • Que relação ou semelhança pode ser observada entre a tabela de multiplicação, as potências de expoente 2 e as raízes quadradas?
  • O que é fatoração?
  • Como ocorre a fatoração de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Esta atividade está dividida em três momentos, no primeiro os alunos devem fazer a fatoração de 144 e usá-la para descobrir a raiz de 144, depois tentar fazer o mesmo processo de uma forma diferente (item 1). No segundo momento, os alunos devem analisar a resposta de um aluno e verificar como foi a resolução (item 2). No terceiro momento, os alunos devem usar a fatoração e tentar encontrar números com raízes exatas e não exatas, e discutir a sua nomenclatura.

Para possíveis situações que possam ocorrer durante a atividade consulte o Guia de intervenção.

Propósito: fazer com que os alunos utilizem a fatoração para resolver raízes quadradas de números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Como você pode usar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Existe mais de uma forma de analisar a fatoração para descobrir a raiz quadrada de um número?
  • Como você classificaria um número cuja raiz quadrada é um número natural?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 9 a 13)

Orientação: Inicialmente peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas respostas podem ser repetições. Pergunte sempre: Alguém fez de uma forma diferente? Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.

Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.

Discuta com a turma:

  • Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
  • Qual é a melhor forma para encontrar a raiz quadrada de um número por fatoração?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de se usar a fatoração para encontrar a raiz quadrada de um número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de fazer a fatoração e utilizá-la para descobrir a raiz quadrada de um número, além de classificar estes números como quadrados perfeitos.

Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando que a fatoração é importante para descobrirmos a raiz quadrada de um número quadrado perfeito.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
  • O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução das questões.

Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre fatoração e números quadrados perfeitos.

Discuta com a turma:

  • Todo número pode ser considerado um quadrado perfeito? Em que situações isso ocorre?
  • Como podemos proceder para fazer a fatoração de um número?
  • Existe uma única forma de fatorar um número?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano