Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a folha de atividade para cada aluno ou passe a questão na lousa. Deixe que eles desenvolvam a atividade. Ao final da atividade, peça que os alunos compartilhem suas respostas com os colegas.
Propósito: Retomar a relação existente entre ângulos externos e internos de polígonos.
Discuta com a turma:
- Conhecendo a medida de um ângulo externo, como poderíamos proceder para descobrir a medida do ângulo interno correspondente a ele?
Materiais complementares:
Atividade de aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam sozinhos a questão. Ao final peça a alguns alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.
Propósito: Utilizar o cálculo da medida do ângulo externo a partir de sua relação com o interno e a ideia de giro na resolução de uma situação problema simples.
Discuta com a turma:
- O giro realizado por Júlia corresponde à medida de qual ângulo do triângulo do desenho?
- Se Júlia se esquecer de virar e seguir em linha reta, ela chegará na casa da amiga?
Materiais completares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação: Chame um aluno à frente da sala. Peça para que ele deixe os braços unidos e estendidos para frente. Dê ordens a ele como: “Dê três passos para a frente, gire 90º para a esquerda, dê 2 passos para a frente, gire 30º para a direita e dê um abraço no amigo que está a sua frente”. Se preferir, você pode esconder um “tesouro” na frente da classe e dando ordens desse tipo, levar o aluno a encontrá-lo.
Propósito: Familiarizar os alunos com a ideia de ângulo como um giro, para a realização da próxima atividade.
Discuta com a turma:
- Como é um giro de 360º? E de 180º? E de 90º?
- Em que situações vocês já observaram ângulos como mudança de direção?
- Em que outras situações vocês já observaram sequências de comandos para seguir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam a questão sozinhos. Caminhe pela classe para identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Ao final, peça que alguns alunos coloquem as sequências que criaram na lousa e verifique, juntamente com a classe, se os comandos dados permitem a realização do percurso corretamente.
Propósito: Utilizar a relação entre ângulos externos e internos para criar uma sequência de comandos na construção de um polígono.
Discuta com a turma:
- Os giros realizados pelo ratinho correspondem à medida de qual ângulo do triângulo do desenho?
- Como foi possível calcular a medida de cada ângulo de giro?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientação: Apresente aos alunos a resolução do Caio. Peça que expliquem como Caio pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão.
Discuta com a turma:
- Porque Caio fez 180º - 124º para encontrar a medida do ângulo de giro?
- Como é chamado o ângulo de 56º em relação ao triângulo?
- Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientação: Apresente a situação do slide para os alunos.
Propósito: Compartilhar uma situação semelhante à realizada com os alunos, para que possam analisar e comparar com a que foi desenvolvida em sala de aula.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que existe outro meio de dar ordens ao aluno robô, sem usar a medida de ângulo, para fazê-lo chegar até o tesouro? Como?
- Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientação: Apresente aos alunos a resolução da Ana. Pergunte se algum aluno propôs uma resolução diferente e peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Compartilhar uma resolução com os alunos, para que possam analisar, comparar a solução apresentada com a que desenvolveram, comentar, refletir e opinar sobre a mesma.
Discuta com a turma:
- Porque vocês acham que Ana fez subtrações utilizando 180º para encontrar os ângulos de giro?
- Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.
Propósito: Generalizar o cálculo da medida de ângulos em mudança de trajetórias e na construção de polígonos.
Discuta com a turma:
- Qual o significado das letras e e i nas expressões?
- Por que você acha que usamos letras nestas expressões?
- O que estas expressões nos dizem?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos externos de polígonos a partir da sua relação ângulo interno correspondente, numa situação problema semelhante à estudada na aula.
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X