Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_20GEO03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- lápis de cor
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo : “Soma dos ângulos externos de um polígono”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/bTpktQN-n-Q acesso em 04 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Convide os alunos a visualizarem o vídeo " Soma dos ângulos externos de um polígono", Disponível no Khan Academy. Oriente-os a registrarem suas conclusões no caderno.
Atividade principal
Compartilhe a atividade com os alunos, oriente-os a usar um editor de imagem para realizar a tarefa. Caso esse recurso não seja possível, disponibilize cópias na Unidade Escolar e peça aos alunos que retirem a atividade para realizá-la. Oriente-os ao final, a fotografar a atividade e compartilhar com o professor para a discussão. Faça perguntas para orientação ao aluno, como: O que vocês entendem por somar os ângulos externos? Qual operação deveria ser utilizada para realizar esta ação? Os ângulos externos dos polígonos colados em torno de um único vértice formaram que tipo de ângulo? Qual a medida deste ângulo? O que se pode deduzir com esta atividade?
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.
Encerramento
Encerre a aula pedindo aos alunos que registrem uma carta para um colega explicando como generalizar o cálculo da medida de ângulos em mudança de trajetórias e na construção de polígonos. Se houver a possibilidade de ser digital, peça a eles que façam isso usando o e-mail ou o Google Sala de Aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_20GEO03
(EF07MA27) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes