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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos em polígonos - definindo trajetórias

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Ângulos internos e externos em polígonos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosilaine Sanches Martins

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA22) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos, à confecção de ferramentas e peças mecânicas, entre outras.

Objetivos específicos

Utilizar a relação entre ângulos internos e externos de polígonos na elaboração de sequências de comandos para definição de trajetórias e produção de desenhos.

Conceito-chave

Ângulos internos e externos em polígonos.

Recursos necessários

  • Régua e transferidor;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a folha de atividade para cada aluno ou passe a questão na lousa. Deixe que eles desenvolvam a atividade. Ao final da atividade, peça que os alunos compartilhem suas respostas com os colegas.

Propósito: Retomar a relação existente entre ângulos externos e internos de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a medida de um ângulo externo, como poderíamos proceder para descobrir a medida do ângulo interno correspondente a ele?

Materiais complementares:

Atividade de aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam sozinhos a questão. Ao final peça a alguns alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Utilizar o cálculo da medida do ângulo externo a partir de sua relação com o interno e a ideia de giro na resolução de uma situação problema simples.

Discuta com a turma:

  • O giro realizado por Júlia corresponde à medida de qual ângulo do triângulo do desenho?
  • Se Júlia se esquecer de virar e seguir em linha reta, ela chegará na casa da amiga?

Materiais completares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Chame um aluno à frente da sala. Peça para que ele deixe os braços unidos e estendidos para frente. Dê ordens a ele como: “Dê três passos para a frente, gire 90º para a esquerda, dê 2 passos para a frente, gire 30º para a direita e dê um abraço no amigo que está a sua frente”. Se preferir, você pode esconder um “tesouro” na frente da classe e dando ordens desse tipo, levar o aluno a encontrá-lo.

Propósito: Familiarizar os alunos com a ideia de ângulo como um giro, para a realização da próxima atividade.

Discuta com a turma:

  • Como é um giro de 360º? E de 180º? E de 90º?
  • Em que situações vocês já observaram ângulos como mudança de direção?
  • Em que outras situações vocês já observaram sequências de comandos para seguir?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam a questão sozinhos. Caminhe pela classe para identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Ao final, peça que alguns alunos coloquem as sequências que criaram na lousa e verifique, juntamente com a classe, se os comandos dados permitem a realização do percurso corretamente.

Propósito: Utilizar a relação entre ângulos externos e internos para criar uma sequência de comandos na construção de um polígono.

Discuta com a turma:

  • Os giros realizados pelo ratinho correspondem à medida de qual ângulo do triângulo do desenho?
  • Como foi possível calcular a medida de cada ângulo de giro?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente aos alunos a resolução do Caio. Peça que expliquem como Caio pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão.

Discuta com a turma:

  • Porque Caio fez 180º - 124º para encontrar a medida do ângulo de giro?
  • Como é chamado o ângulo de 56º em relação ao triângulo?
  • Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente a situação do slide para os alunos.

Propósito: Compartilhar uma situação semelhante à realizada com os alunos, para que possam analisar e comparar com a que foi desenvolvida em sala de aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que existe outro meio de dar ordens ao aluno robô, sem usar a medida de ângulo, para fazê-lo chegar até o tesouro? Como?
  • Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente aos alunos a resolução da Ana. Pergunte se algum aluno propôs uma resolução diferente e peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Compartilhar uma resolução com os alunos, para que possam analisar, comparar a solução apresentada com a que desenvolveram, comentar, refletir e opinar sobre a mesma.

Discuta com a turma:

  • Porque vocês acham que Ana fez subtrações utilizando 180º para encontrar os ângulos de giro?
  • Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.

Propósito: Generalizar o cálculo da medida de ângulos em mudança de trajetórias e na construção de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado das letras e e i nas expressões?
  • Por que você acha que usamos letras nestas expressões?
  • O que estas expressões nos dizem?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos externos de polígonos a partir da sua relação ângulo interno correspondente, numa situação problema semelhante à estudada na aula.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo da aula para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA22) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos, à confecção de ferramentas e peças mecânicas, entre outras.

Objetivos específicos

Utilizar a relação entre ângulos internos e externos de polígonos na elaboração de sequências de comandos para definição de trajetórias e produção de desenhos.

Conceito-chave

Ângulos internos e externos em polígonos.

Recursos necessários

  • Régua e transferidor;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a folha de atividade para cada aluno ou passe a questão na lousa. Deixe que eles desenvolvam a atividade. Ao final da atividade, peça que os alunos compartilhem suas respostas com os colegas.

Propósito: Retomar a relação existente entre ângulos externos e internos de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Conhecendo a medida de um ângulo externo, como poderíamos proceder para descobrir a medida do ângulo interno correspondente a ele?

Materiais complementares:

Atividade de aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam sozinhos a questão. Ao final peça a alguns alunos que compartilhem suas resoluções com a classe.

Propósito: Utilizar o cálculo da medida do ângulo externo a partir de sua relação com o interno e a ideia de giro na resolução de uma situação problema simples.

Discuta com a turma:

  • O giro realizado por Júlia corresponde à medida de qual ângulo do triângulo do desenho?
  • Se Júlia se esquecer de virar e seguir em linha reta, ela chegará na casa da amiga?

Materiais completares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Chame um aluno à frente da sala. Peça para que ele deixe os braços unidos e estendidos para frente. Dê ordens a ele como: “Dê três passos para a frente, gire 90º para a esquerda, dê 2 passos para a frente, gire 30º para a direita e dê um abraço no amigo que está a sua frente”. Se preferir, você pode esconder um “tesouro” na frente da classe e dando ordens desse tipo, levar o aluno a encontrá-lo.

Propósito: Familiarizar os alunos com a ideia de ângulo como um giro, para a realização da próxima atividade.

Discuta com a turma:

  • Como é um giro de 360º? E de 180º? E de 90º?
  • Em que situações vocês já observaram ângulos como mudança de direção?
  • Em que outras situações vocês já observaram sequências de comandos para seguir?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e espere que resolvam a questão sozinhos. Caminhe pela classe para identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Ao final, peça que alguns alunos coloquem as sequências que criaram na lousa e verifique, juntamente com a classe, se os comandos dados permitem a realização do percurso corretamente.

Propósito: Utilizar a relação entre ângulos externos e internos para criar uma sequência de comandos na construção de um polígono.

Discuta com a turma:

  • Os giros realizados pelo ratinho correspondem à medida de qual ângulo do triângulo do desenho?
  • Como foi possível calcular a medida de cada ângulo de giro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente aos alunos a resolução do Caio. Peça que expliquem como Caio pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar a questão.

Discuta com a turma:

  • Porque Caio fez 180º - 124º para encontrar a medida do ângulo de giro?
  • Como é chamado o ângulo de 56º em relação ao triângulo?
  • Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente a situação do slide para os alunos.

Propósito: Compartilhar uma situação semelhante à realizada com os alunos, para que possam analisar e comparar com a que foi desenvolvida em sala de aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês acham que existe outro meio de dar ordens ao aluno robô, sem usar a medida de ângulo, para fazê-lo chegar até o tesouro? Como?
  • Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7, 8 e 9).

Orientação: Apresente aos alunos a resolução da Ana. Pergunte se algum aluno propôs uma resolução diferente e peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.

Propósito: Compartilhar uma resolução com os alunos, para que possam analisar, comparar a solução apresentada com a que desenvolveram, comentar, refletir e opinar sobre a mesma.

Discuta com a turma:

  • Porque vocês acham que Ana fez subtrações utilizando 180º para encontrar os ângulos de giro?
  • Como vocês fizeram para saber que o giro seria para a esquerda? Alguém teve problema com isto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia e discuta com a turma o texto do slide.

Propósito: Generalizar o cálculo da medida de ângulos em mudança de trajetórias e na construção de polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado das letras e e i nas expressões?
  • Por que você acha que usamos letras nestas expressões?
  • O que estas expressões nos dizem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue uma folha de atividade para cada aluno e peça que leiam e a realizem individualmente. Circule para verificar como os alunos estão desenvolvendo o que foi proposto. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. No final, reserve um tempo para o registro das soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos sobre o cálculo da medida dos ângulos externos de polígonos a partir da sua relação ângulo interno correspondente, numa situação problema semelhante à estudada na aula.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

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