10621
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Relação entre as simetrias no plano e a congruência de triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Simetrias e congruência de triângulos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Akemi Maekawa Fujimura

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Código do plano
MAT8_15GEO08

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, papel quadriculado, régua, WhatsApp.
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3
Geogebra https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=pt_BR

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Use o Aquecimento nas orientações da realização da Atividade principal.

Atividade principal
Encaminhe um vídeo curto orientando os alunos na realização da atividade. Sugerimos que você use o Aquecimento como apoio a essa orientação. Proponha a realização da Atividade principal, encaminhando a versão impressa (via WhatsApp) e solicitando o retorno para sua apreciação. Nessa atividade é importante o uso de papel quadriculado, lápis e régua (reforce essa questão nas orientações). Caso seu aluno não tenha papel quadriculado, ele pode adaptar traçando verticalmente linhas numa folha de caderno, por exemplo. Há quatro questões na atividade. Você pode solicitar que os alunos façam todas ou selecionar algumas. Mantenha um canal de comunicação com a turma.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de construção/congruência de triângulos. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
( https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss)

https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/geometria-angulos-e-polgonos-7ano/construcao-de-poligonos-regulares/v/construo-de-tringulo
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-shapes/basic-geo-classifying-triangles/v/constructing-triangles-with-constraints

No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie

Discussão das soluções
Observe as respostas dos alunos para compor um áudio ou vídeo (WhatsApp) com informações relevantes como esclarecimento dúvidas e erros, sistematização de conceitos, retomada de conceitos e dicas para realização de novas atividades. Você pode usar dados da Sistematização do conceito e do Encerramento. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Mas não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão também de sugerir a realização das demais atividades desse plano (atividades complementares e Raio X).

Se for possível discutir em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use nas discussões e/ou nas orientações iniciais

Encerramento
Use nas discussões e/ou nas orientações iniciais

Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.

Convite às famílias
Questionar: como ampliar ou reduzir um triângulo?

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_15GEO08

(EF08MA14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas