Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma. Divida a turma em duplas e deixe que discutam e tentem chegar a uma conclusão. Peça que os alunos compartilhem suas conclusões com toda a turma. Você pode escrever no quadro as conclusões que os alunos chegaram para que levem em consideração na hora de realizar a atividade principal da aula.
Propósito: Levantar questionamentos acerca de elaboração e resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Como um problema é formado?
- Você sabe quais partes formam um problema?
- Alguém já encontrou um problema e não conseguiu resolvê-lo? Por quê?
- Quando falta alguma parte em um problema, conseguimos resolvê-lo?
- Um mesmo problema pode ter mais de uma forma de resolvê-lo?
- Alguém pode dar um exemplo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações: Divida a turma em pequenos grupos. Oriente os alunos a elaborarem problemas (sugestão: dois problemas), que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, para que o outro grupo possa resolver, oriente também os alunos a encontrarem as possíveis soluções para os problemas elaborados. Esteja atento se os problemas elaborados pelos alunos contém todos os dados necessários para sua resolução. Se considerar que a elaboração dos problemas tomará uma grande parte da aula, essa atividade poderá ser realizada como uma tarefa de casa e discutida pelo grupo na sala levando em consideração se os problemas apresentados possuem todas as informações necessárias para a sua resolução e se suas soluções estão corretas. Lembre os alunos que um mesmo problema pode ter mais de uma solução. Após a correção, feita pelo professor, os problemas deverão ser passados para a folha do jogo. Identifique e anote, se possível, as dificuldades que algumas crianças poderão apresentar ao elaborar problemas. Veja algumas formas de solucionar algumas dessas dificuldades no guia de intervenção.
Você pode projetar as regras do jogo ou fazer cópias para que os alunos as leiam. Verifique se todos compreenderam as regras do jogo. Deixe que os grupos joguem livremente, mas circule pela sala para verificar se há alguma dificuldade e como você pode fazer essa intervenção através de questionamentos que instiguem os grupos a pensar sobre o jogo, os problemas e as resoluções. Ao terminar o tempo siga para a discussão das soluções analisando a atividade com os alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de elaborar e resolver problemas, que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento.
Discuta com a turma:
- Vocês encontraram alguma dificuldade para elaborar os problemas? Podem dividir com a turma?
- Qual foi a parte do problema em que encontraram mais dificuldade? Por quê?
- Qual problema vocês encontraram mais dificuldades? Por quê?
- Os dois grupos chegaram à mesma conclusão? Utilizaram estratégias diferentes?
- Alguém pode vir a lousa explicar as estratégias utilizadas para resolver o problema?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
- Resolução de Problemas Matemáticos
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/resolucao-problemas-matematicos.htm
- Seus alunos sabem interpretar problemas?
https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas
- Diferentes caminhos para entender e calcular problemas
https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram. Você pode comparar essas conclusões com as primeiras conclusões que chegaram na atividade de retomada que estão escritas no quadro.
Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.
Discuta com a turma:
- Em qual o problema o seu grupo encontrou mais dificuldades?
- Como vocês resolveram o problema?
- Chegaram à mesma conclusão?
- Se divergiram na resposta, como descobriram a resposta correta?
- Houve algum problema que vocês não conseguiram resolver?
- Se houve, por quê?
- Alguém pode vir à lousa explicar como resolveu o problema?
Encerramento (slides 6, 7 e 8)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Encerramento (slides 6, 7 e 8)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Encerramento (slides 6, 7 e 8)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro e da elaboração de problemas.
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar