10620
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Batalha dos Problemas - Sistema Monetário

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Elaborar e resolver problemas de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Objetivo específico

Elaborar e resolver problemas que envolvam envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Conceito-chave

Elaborar e resolver problemas relacionados a situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto,



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Fichas para completar os problemas;
  • lápis e borracha.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma. Divida a turma em duplas e deixe que discutam e tentem chegar a uma conclusão. Peça que os alunos compartilhem suas conclusões com toda a turma. Você pode escrever no quadro as conclusões que os alunos chegaram para que levem em consideração na hora de realizar a atividade principal da aula.

Propósito: Levantar questionamentos acerca de elaboração e resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como um problema é formado?
  • Você sabe quais partes formam um problema?
  • Alguém já encontrou um problema e não conseguiu resolvê-lo? Por quê?
  • Quando falta alguma parte em um problema, conseguimos resolvê-lo?
  • Um mesmo problema pode ter mais de uma forma de resolvê-lo?
  • Alguém pode dar um exemplo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Divida a turma em pequenos grupos. Oriente os alunos a elaborarem problemas (sugestão: dois problemas), que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, para que o outro grupo possa resolver, oriente também os alunos a encontrarem as possíveis soluções para os problemas elaborados. Esteja atento se os problemas elaborados pelos alunos contém todos os dados necessários para sua resolução. Se considerar que a elaboração dos problemas tomará uma grande parte da aula, essa atividade poderá ser realizada como uma tarefa de casa e discutida pelo grupo na sala levando em consideração se os problemas apresentados possuem todas as informações necessárias para a sua resolução e se suas soluções estão corretas. Lembre os alunos que um mesmo problema pode ter mais de uma solução. Após a correção, feita pelo professor, os problemas deverão ser passados para a folha do jogo. Identifique e anote, se possível, as dificuldades que algumas crianças poderão apresentar ao elaborar problemas. Veja algumas formas de solucionar algumas dessas dificuldades no guia de intervenção.

Você pode projetar as regras do jogo ou fazer cópias para que os alunos as leiam. Verifique se todos compreenderam as regras do jogo. Deixe que os grupos joguem livremente, mas circule pela sala para verificar se há alguma dificuldade e como você pode fazer essa intervenção através de questionamentos que instiguem os grupos a pensar sobre o jogo, os problemas e as resoluções. Ao terminar o tempo siga para a discussão das soluções analisando a atividade com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de elaborar e resolver problemas, que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram alguma dificuldade para elaborar os problemas? Podem dividir com a turma?
  • Qual foi a parte do problema em que encontraram mais dificuldade? Por quê?
  • Qual problema vocês encontraram mais dificuldades? Por quê?
  • Os dois grupos chegaram à mesma conclusão? Utilizaram estratégias diferentes?
  • Alguém pode vir a lousa explicar as estratégias utilizadas para resolver o problema?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

  • Resolução de Problemas Matemáticos

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/resolucao-problemas-matematicos.htm

  • Seus alunos sabem interpretar problemas?

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

  • Diferentes caminhos para entender e calcular problemas

https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram. Você pode comparar essas conclusões com as primeiras conclusões que chegaram na atividade de retomada que estão escritas no quadro.

Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.

Discuta com a turma:

  • Em qual o problema o seu grupo encontrou mais dificuldades?
  • Como vocês resolveram o problema?
  • Chegaram à mesma conclusão?
  • Se divergiram na resposta, como descobriram a resposta correta?
  • Houve algum problema que vocês não conseguiram resolver?
  • Se houve, por quê?
  • Alguém pode vir à lousa explicar como resolveu o problema?

Encerramento (slides 6, 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Encerramento (slides 6, 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Encerramento (slides 6, 7 e 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro e da elaboração de problemas.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Objetivo específico

Elaborar e resolver problemas que envolvam envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Conceito-chave

Elaborar e resolver problemas relacionados a situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto,



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Fichas para completar os problemas;
  • lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma. Divida a turma em duplas e deixe que discutam e tentem chegar a uma conclusão. Peça que os alunos compartilhem suas conclusões com toda a turma. Você pode escrever no quadro as conclusões que os alunos chegaram para que levem em consideração na hora de realizar a atividade principal da aula.

Propósito: Levantar questionamentos acerca de elaboração e resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como um problema é formado?
  • Você sabe quais partes formam um problema?
  • Alguém já encontrou um problema e não conseguiu resolvê-lo? Por quê?
  • Quando falta alguma parte em um problema, conseguimos resolvê-lo?
  • Um mesmo problema pode ter mais de uma forma de resolvê-lo?
  • Alguém pode dar um exemplo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos .

Orientações: Divida a turma em pequenos grupos. Oriente os alunos a elaborarem problemas (sugestão: dois problemas), que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, para que o outro grupo possa resolver, oriente também os alunos a encontrarem as possíveis soluções para os problemas elaborados. Esteja atento se os problemas elaborados pelos alunos contém todos os dados necessários para sua resolução. Se considerar que a elaboração dos problemas tomará uma grande parte da aula, essa atividade poderá ser realizada como uma tarefa de casa e discutida pelo grupo na sala levando em consideração se os problemas apresentados possuem todas as informações necessárias para a sua resolução e se suas soluções estão corretas. Lembre os alunos que um mesmo problema pode ter mais de uma solução. Após a correção, feita pelo professor, os problemas deverão ser passados para a folha do jogo. Identifique e anote, se possível, as dificuldades que algumas crianças poderão apresentar ao elaborar problemas. Veja algumas formas de solucionar algumas dessas dificuldades no guia de intervenção.

Você pode projetar as regras do jogo ou fazer cópias para que os alunos as leiam. Verifique se todos compreenderam as regras do jogo. Deixe que os grupos joguem livremente, mas circule pela sala para verificar se há alguma dificuldade e como você pode fazer essa intervenção através de questionamentos que instiguem os grupos a pensar sobre o jogo, os problemas e as resoluções. Ao terminar o tempo siga para a discussão das soluções analisando a atividade com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de elaborar e resolver problemas, que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento.

Discuta com a turma:

  • Vocês encontraram alguma dificuldade para elaborar os problemas? Podem dividir com a turma?
  • Qual foi a parte do problema em que encontraram mais dificuldade? Por quê?
  • Qual problema vocês encontraram mais dificuldades? Por quê?
  • Os dois grupos chegaram à mesma conclusão? Utilizaram estratégias diferentes?
  • Alguém pode vir a lousa explicar as estratégias utilizadas para resolver o problema?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

  • Resolução de Problemas Matemáticos

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/resolucao-problemas-matematicos.htm

  • Seus alunos sabem interpretar problemas?

https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas

  • Diferentes caminhos para entender e calcular problemas

https://novaescola.org.br/conteudo/2019/diferentes-caminhos-para-entender-e-calcular-problemas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram. Você pode comparar essas conclusões com as primeiras conclusões que chegaram na atividade de retomada que estão escritas no quadro.

Propósito: Discutir com a turma alguns problemas que as duplas tiveram mais dificuldades ou elegeram os mais difíceis, levando os alunos a refletirem sobre as diversas possibilidades de resolver um problema.

Discuta com a turma:

  • Em qual o problema o seu grupo encontrou mais dificuldades?
  • Como vocês resolveram o problema?
  • Chegaram à mesma conclusão?
  • Se divergiram na resposta, como descobriram a resposta correta?
  • Houve algum problema que vocês não conseguiram resolver?
  • Se houve, por quê?
  • Alguém pode vir à lousa explicar como resolveu o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro e da elaboração de problemas.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano