10619
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Encontrando o perímetro na prática

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Ampliar o conhecimento sobre medidas e perímetros em situações reais e práticas; Utilizar a trena como instrumento de medida; Desenvolver a compreensão sobre planta baixa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_21GRM_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais) régua
- Opcionais: trena, Google Formulários, YouTube, e-mail, WhatsApp.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Disponibilizar a imagem da planta baixa presente no slide, seguido das questões disponíveis no campo “Discuta com a turma” via Google Formulários ou em folha impressa. Colha as respostas da turma e organize uma sequência de slides via Google Apresentações com as principais respostas dos alunos para que eles possam ter acesso às experiências apresentadas por cada um. Caso você consiga contato com um engenheiro civil ou um arquiteto, solicite-os gravarem um vídeo curto explicando a importância das plantas baixas para a profissão dele, pedindo que ele mostre um ou dois exemplos de plantas baixas simples que ilustrem a fala. Você pode disponibilizar o vídeo pelo YouTube para os alunos (com autorização prévia de quem for gravá-lo).

Atividade principal
Verifique quantos alunos da turma possuem uma trena em casa. Caso esse número seja de pelo menos a metade, organize duplas de trabalho que possam medir as dimensões de um dos cômodos da casa onde eles vivem para socializar as medidas com sua respectiva dupla. O outro integrante, ao receber as medidas, fará o cálculo do perímetro deste ambiente. Esse movimento pode ser feito via e-mail, WhatsApp ou em caso de não terem acesso aos recursos tecnológicos, o professor pode recolher as medições e encaminhar para as duplas formadas.
Caso a turma não tenha trenas suficientes, o professor pode instruí-los a construírem uma fita métrica de 2 m de comprimento e pedir que eles registrem as estratégias utilizadas para a construção da mesma.

Discussão das soluções
Caso tenham medido o ambiente, pedir aos alunos que registrem as dificuldades e facilidades de se utilizar uma trena.
Caso tenham construído uma fita métrica, pedir a eles que escolham um dos ambientes da residência em que vivem e registrem o perímetro dele, registrando também quais estratégias utilizaram, além das dificuldades encontradas para as medições realizadas.
Peça que, em ambos os casos, os alunos comparem o uso dos instrumentos (trena ou fita métrica) com a régua, indicando as vantagens e desvantagens de cada um.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Não se faz necessário seguindo esta adaptação.

Raio X
Peça aos alunos que façam as atividades complementares 1 e 2 no próprio caderno, contando com o auxílio da família na questão 2 principalmente.

Convite às famílias
Convidar a família a trabalhar junto com o aluno na questão 2 da atividade de Raio X.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_21GRM05

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas