Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_21GRM_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais) régua
- Opcionais: trena, Google Formulários, YouTube, e-mail, WhatsApp.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Disponibilizar a imagem da planta baixa presente no slide, seguido das questões disponíveis no campo “Discuta com a turma” via Google Formulários ou em folha impressa. Colha as respostas da turma e organize uma sequência de slides via Google Apresentações com as principais respostas dos alunos para que eles possam ter acesso às experiências apresentadas por cada um. Caso você consiga contato com um engenheiro civil ou um arquiteto, solicite-os gravarem um vídeo curto explicando a importância das plantas baixas para a profissão dele, pedindo que ele mostre um ou dois exemplos de plantas baixas simples que ilustrem a fala. Você pode disponibilizar o vídeo pelo YouTube para os alunos (com autorização prévia de quem for gravá-lo).
Atividade principal
Verifique quantos alunos da turma possuem uma trena em casa. Caso esse número seja de pelo menos a metade, organize duplas de trabalho que possam medir as dimensões de um dos cômodos da casa onde eles vivem para socializar as medidas com sua respectiva dupla. O outro integrante, ao receber as medidas, fará o cálculo do perímetro deste ambiente. Esse movimento pode ser feito via e-mail, WhatsApp ou em caso de não terem acesso aos recursos tecnológicos, o professor pode recolher as medições e encaminhar para as duplas formadas.
Caso a turma não tenha trenas suficientes, o professor pode instruí-los a construírem uma fita métrica de 2 m de comprimento e pedir que eles registrem as estratégias utilizadas para a construção da mesma.
Discussão das soluções
Caso tenham medido o ambiente, pedir aos alunos que registrem as dificuldades e facilidades de se utilizar uma trena.
Caso tenham construído uma fita métrica, pedir a eles que escolham um dos ambientes da residência em que vivem e registrem o perímetro dele, registrando também quais estratégias utilizaram, além das dificuldades encontradas para as medições realizadas.
Peça que, em ambos os casos, os alunos comparem o uso dos instrumentos (trena ou fita métrica) com a régua, indicando as vantagens e desvantagens de cada um.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Não se faz necessário seguindo esta adaptação.
Raio X
Peça aos alunos que façam as atividades complementares 1 e 2 no próprio caderno, contando com o auxílio da família na questão 2 principalmente.
Convite às famílias
Convidar a família a trabalhar junto com o aluno na questão 2 da atividade de Raio X.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_21GRM05
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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