10619
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Encontrando o perímetro na prática

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Ampliar o conhecimento sobre medidas e perímetros em situações reais e práticas; Utilizar a trena como instrumento de medida; Desenvolver a compreensão sobre planta baixa.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Objetivos específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre medidas e perímetros em situações reais e práticas;
  • Utilizar a trena como instrumento de medida;
  • Desenvolver a compreensão sobre planta baixa;

Conceito-chave

Perímetro de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha e trena.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula projetando este slide ou imprimindo-o para apresentar aos alunos a representação de uma planta baixa. Solicite que os alunos observem e reflitam sobre as características da planta de uma casa, os ambientes, a disposição das medidas e o objetivo de um projeto como este. Permita um momento para discussão sobre o que observaram e suas descobertas. Anote os comentários na lousa.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem uma planta baixa de forma a compreender a utilização do perímetro em situações reais do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conheciam ou tiveram contato com a planta de uma casa antes?
  • O que vocês observaram de mais importante nesta planta?
  • O que representam as linhas desta planta? E as medidas?
  • É possível calcular o perímetro de cada cômodo e da casa inteira? Como vocês fariam?
  • Em suas opiniões, por que uma planta como esta é importante para construção de um imóvel?
  • É possível construir uma casa sem estas informações? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que resolvam por meio da colaboração entre os grupos. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto de forma prática. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração, manipulação de materiais concretos e da colaboração.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide, transcreva na lousa ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário. Para ter acesso à resolução do raio x.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro de forma prática.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?
  • Qual a importância do perímetro no dia-a-dia das pessoas?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Objetivos específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre medidas e perímetros em situações reais e práticas;
  • Utilizar a trena como instrumento de medida;
  • Desenvolver a compreensão sobre planta baixa;

Conceito-chave

Perímetro de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha e trena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula projetando este slide ou imprimindo-o para apresentar aos alunos a representação de uma planta baixa. Solicite que os alunos observem e reflitam sobre as características da planta de uma casa, os ambientes, a disposição das medidas e o objetivo de um projeto como este. Permita um momento para discussão sobre o que observaram e suas descobertas. Anote os comentários na lousa.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem uma planta baixa de forma a compreender a utilização do perímetro em situações reais do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Vocês já conheciam ou tiveram contato com a planta de uma casa antes?
  • O que vocês observaram de mais importante nesta planta?
  • O que representam as linhas desta planta? E as medidas?
  • É possível calcular o perímetro de cada cômodo e da casa inteira? Como vocês fariam?
  • Em suas opiniões, por que uma planta como esta é importante para construção de um imóvel?
  • É possível construir uma casa sem estas informações? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que resolvam por meio da colaboração entre os grupos. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto de forma prática. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração, manipulação de materiais concretos e da colaboração.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Nesta atividade, várias maneiras de medir podem surgir e esse fator deve ser incentivado. Pode ocorrer, por exemplo, que a trena não dê conta do tamanho da sala. E como fazer? Medie as estratégias para que os alunos cheguem a uma conclusão. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a trena, para encontrar o perímetro da sala de aula?
  • Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno das paredes?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar esta atividade?
  • O comprimento da trena foi suficiente para medir as paredes? Se não foi suficiente, o que fizeram?
  • É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com as paredes?
  • Qual é o perímetro de sua sala de aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide, transcreva na lousa ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário. Para ter acesso à resolução do raio x.

Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro de forma prática.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado?
  • Qual a importância do perímetro no dia-a-dia das pessoas?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano