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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.

Conceito-chave

Frações maiores e menores que a unidade representadas por figuras geométricas ou de contexto cotidiano.

Conhecimentos Prévios:

Conceito de representação fracionária.

Recursos necessários

Cadernos, atividade impressa, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.


  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Inicie a atividade lembrando ao aluno que toda fração é composta por um numerador e por um denominador, sendo que o numerador indica o total de partes que a figura contém e o denominador indica o total de partes pintadas. Portanto, estes termos variam de acordo com cada figura representada.

Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária a partir de figuras geométricas.

Discuta com a turma:

  • Quantas partes tem a figura apresentada?
  • Quantas partes estão azuis? E brancas?
  • Qual deverá ser o denominador da fração? Por quê?
  • Para representar a parte branca da figura, qual será o numerador? E se quiséssemos representar a parte azul?
  • Então, que fração representa a parte branca?

Atividade principal 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Nesta atividade estamos trabalhando com grandezas discretas, que envolvem objetos do dia a dia dos alunos. Por isso, é importante serem trabalhadas, uma vez que diariamente os alunos terão contato com frações de quantidades como a apresentada na questão. Antes de iniciar a atividade, lembre aos alunos que a quantidade total de partes (ovos) da cartela representa a unidade (ou o todo) e, portanto, corresponde ao denominador. O numerador, por sua vez, será a quantidade de partes (ovos) utilizadas. Assim, a fração indica a relação entre o número de partes representado e o total de partes. Portanto, podem existir várias frações para uma mesma imagem, ou seja, frações equivalentes.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantos ovos possui a cartela?
  • Quantos ovos Maria utilizará para fazer o bolo?
  • A quantidade que Maria utilizará é maior ou menor que a quantidade de ovos da cartela?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Retomar com os alunos o conceito de numerador e denominador, enfatizando o fato de que o denominador deve corresponder ao total de partes em que cada unidade foi dividida. Neste caso, corresponde ao total de partes (ovos) em que cada cartela é dividida. O que sofre alterações a depender da quantidade de ovos utilizados é o numerador. Para realizar esta atividade, o aluno deve perceber que a fração é uma parte da unidade, e compreender que essa unidade pode ser um objeto qualquer, uma coleção (como um álbum de figurinhas, de fotos, carrinhos, entre outros)

Propósito: Reconhecer frações maiores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantos ovos há em cada cartela?
  • Quantos ovos Maria utilizará nesta receita?
  • Qual será o numerador e denominador da fração?
  • Maria utilizará mais ou menos de uma cartela inteira para fazer o bolo?
  • Quantos ovos utilizará de cada cartela?
  • A fração que representa o total de ovos que Maria utilizará é maior ou menor que a unidade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7).

Orientação: Deixe que os alunos identifiquem o numerador e o denominador da fração, lembrando aos mesmos que o denominador indica sempre o total de partes que compõe a unidade. Alguns alunos verão a cartela de ovos como três grupos com dois ovos cada um e, assim, indicar a fração ? para representar a quantidade de ovos que Maria utilizará, outros verão a cartela com seis ovos e representarão a fração 4/6, que é equivalente a ?. Professor, é uma ótima oportunidade para fazer uma revisão sobre equivalência de frações e assim proporcionar a construção do conceito para os alunos que apresentam dificuldade de reconhecer a equivalência de frações nessa situação.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Qual será o denominador da fração? E o numerador?
  • Quantos ovos sobraram?
  • Que fração representa os ovos que sobraram?
  • Maria utilizará mais ou menos de uma cartela de ovos?
  • A fração correspondente aos ovos que Maria utilizará é maior ou menor que a unidade? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7).

Orientação: Incentive os alunos a perceberem que apenas uma cartela de ovos não será suficiente para que Maria faça sua receita, pois uma cartela vem com seis ovos e ela precisa de oito ovos. Ressalte que ela pode retirar quantos ovos quiser de cada cartela, contanto que forme oito ovos, ou seja, podem ser quatro ovos de uma cartela e quatro de outra, ou cinco de uma e três de outra, mas que independente da disposição dos ovos retirados, a fração e o número misto dos ovos utilizados para a receita serão os mesmos, ou seja, oito sextos ou 1 inteiro e dois sextos.

Mediante a equivalência de frações, cada cartela pode ser dividida em três partes e utilizar uma inteira mais uma parte da outra, chegando ao número misto 1 inteiro e um terço ou à fração quatro terços.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade, representando tanto na forma mista como na fracionária.

Discuta com a turma:

  • Nas soluções apresentadas anteriormente, foi utilizada mais ou menos de uma cartela de ovo?
  • Quantos ovos há em cada cartela?
  • Quantos ovos Maria utilizou?
  • Apenas uma cartela foi suficiente para atender à quantidade que Maria precisava?
  • Que frações podem representar a quantidade de ovos que Maria necessita?
  • Estas frações representam mais ou menos de um inteiro?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para sistematizar os conhecimentos trabalhados, é necessário retomar a resposta obtida para verificar como identificaram a fração maior e a fração menor que a unidade.

Propósito: Sintetizar as maneiras de se identificar frações maiores e menores que a unidade em diferentes contextos.

Discuta com a turma:

  • A primeira fração apresentada precisou de quantas cartelas de ovo para representá-la? E a segunda?
  • Como diferenciamos frações maiores e menores que a unidade?
  • A fração 4/6 pode ser representada pela fração ?? Por quê?
  • Por que a fração 8/6 pode ser representada também pela fração 1 inteiro e 2/6?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Oriente os alunos a se lembrar do que foi trabalhado na atividade principal e relatarem, e poucas palavras, a que conclusão chegaram ao resolvê-la. Lembre a eles que a unidade pode ser um único objeto ou coleção deles, como a cartelas de ovos apresentada na atividade.

Propósito: Consolidar o conceito de frações maiores e menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantas cartelas de ovo foram necessárias para representar a fração 4/6? E para representar a fração 8/6?
  • Qual a diferença entre frações maiores e menores que o inteiro?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando lápis de cor para diferenciar as frações, uma vez que eles podem desejar representar, por meio de um desenho, a comparação que fizeram. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a identificação de frações maiores e menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Como você representou as frações da questão?
  • Quantas figuras Roberta utilizou para cada fração?
  • A sua resposta foi igual à de seu colega? Por quê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

    Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

    Objetivos específicos

    Identificar frações maiores e menores que a unidade com o apoio de figuras.

    Conceito-chave

    Frações maiores e menores que a unidade representadas por figuras geométricas ou de contexto cotidiano.

    Conhecimentos Prévios:

    Conceito de representação fracionária.

    Recursos necessários

    Cadernos, atividade impressa, quadro, pincel ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Inicie a atividade lembrando ao aluno que toda fração é composta por um numerador e por um denominador, sendo que o numerador indica o total de partes que a figura contém e o denominador indica o total de partes pintadas. Portanto, estes termos variam de acordo com cada figura representada.

Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária a partir de figuras geométricas.

Discuta com a turma:

  • Quantas partes tem a figura apresentada?
  • Quantas partes estão azuis? E brancas?
  • Qual deverá ser o denominador da fração? Por quê?
  • Para representar a parte branca da figura, qual será o numerador? E se quiséssemos representar a parte azul?
  • Então, que fração representa a parte branca?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Nesta atividade estamos trabalhando com grandezas discretas, que envolvem objetos do dia a dia dos alunos. Por isso, é importante serem trabalhadas, uma vez que diariamente os alunos terão contato com frações de quantidades como a apresentada na questão. Antes de iniciar a atividade, lembre aos alunos que a quantidade total de partes (ovos) da cartela representa a unidade (ou o todo) e, portanto, corresponde ao denominador. O numerador, por sua vez, será a quantidade de partes (ovos) utilizadas. Assim, a fração indica a relação entre o número de partes representado e o total de partes. Portanto, podem existir várias frações para uma mesma imagem, ou seja, frações equivalentes.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantos ovos possui a cartela?
  • Quantos ovos Maria utilizará para fazer o bolo?
  • A quantidade que Maria utilizará é maior ou menor que a quantidade de ovos da cartela?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Retomar com os alunos o conceito de numerador e denominador, enfatizando o fato de que o denominador deve corresponder ao total de partes em que cada unidade foi dividida. Neste caso, corresponde ao total de partes (ovos) em que cada cartela é dividida. O que sofre alterações a depender da quantidade de ovos utilizados é o numerador. Para realizar esta atividade, o aluno deve perceber que a fração é uma parte da unidade, e compreender que essa unidade pode ser um objeto qualquer, uma coleção (como um álbum de figurinhas, de fotos, carrinhos, entre outros)

Propósito: Reconhecer frações maiores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantos ovos há em cada cartela?
  • Quantos ovos Maria utilizará nesta receita?
  • Qual será o numerador e denominador da fração?
  • Maria utilizará mais ou menos de uma cartela inteira para fazer o bolo?
  • Quantos ovos utilizará de cada cartela?
  • A fração que representa o total de ovos que Maria utilizará é maior ou menor que a unidade?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7).

Orientação: Deixe que os alunos identifiquem o numerador e o denominador da fração, lembrando aos mesmos que o denominador indica sempre o total de partes que compõe a unidade. Alguns alunos verão a cartela de ovos como três grupos com dois ovos cada um e, assim, indicar a fração ? para representar a quantidade de ovos que Maria utilizará, outros verão a cartela com seis ovos e representarão a fração 4/6, que é equivalente a ?. Professor, é uma ótima oportunidade para fazer uma revisão sobre equivalência de frações e assim proporcionar a construção do conceito para os alunos que apresentam dificuldade de reconhecer a equivalência de frações nessa situação.

Propósito: Identificar frações menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Qual será o denominador da fração? E o numerador?
  • Quantos ovos sobraram?
  • Que fração representa os ovos que sobraram?
  • Maria utilizará mais ou menos de uma cartela de ovos?
  • A fração correspondente aos ovos que Maria utilizará é maior ou menor que a unidade? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 e 7).

Orientação: Incentive os alunos a perceberem que apenas uma cartela de ovos não será suficiente para que Maria faça sua receita, pois uma cartela vem com seis ovos e ela precisa de oito ovos. Ressalte que ela pode retirar quantos ovos quiser de cada cartela, contanto que forme oito ovos, ou seja, podem ser quatro ovos de uma cartela e quatro de outra, ou cinco de uma e três de outra, mas que independente da disposição dos ovos retirados, a fração e o número misto dos ovos utilizados para a receita serão os mesmos, ou seja, oito sextos ou 1 inteiro e dois sextos.

Mediante a equivalência de frações, cada cartela pode ser dividida em três partes e utilizar uma inteira mais uma parte da outra, chegando ao número misto 1 inteiro e um terço ou à fração quatro terços.

Propósito: Identificar frações maiores que a unidade, representando tanto na forma mista como na fracionária.

Discuta com a turma:

  • Nas soluções apresentadas anteriormente, foi utilizada mais ou menos de uma cartela de ovo?
  • Quantos ovos há em cada cartela?
  • Quantos ovos Maria utilizou?
  • Apenas uma cartela foi suficiente para atender à quantidade que Maria precisava?
  • Que frações podem representar a quantidade de ovos que Maria necessita?
  • Estas frações representam mais ou menos de um inteiro?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para sistematizar os conhecimentos trabalhados, é necessário retomar a resposta obtida para verificar como identificaram a fração maior e a fração menor que a unidade.

Propósito: Sintetizar as maneiras de se identificar frações maiores e menores que a unidade em diferentes contextos.

Discuta com a turma:

  • A primeira fração apresentada precisou de quantas cartelas de ovo para representá-la? E a segunda?
  • Como diferenciamos frações maiores e menores que a unidade?
  • A fração 4/6 pode ser representada pela fração ?? Por quê?
  • Por que a fração 8/6 pode ser representada também pela fração 1 inteiro e 2/6?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Oriente os alunos a se lembrar do que foi trabalhado na atividade principal e relatarem, e poucas palavras, a que conclusão chegaram ao resolvê-la. Lembre a eles que a unidade pode ser um único objeto ou coleção deles, como a cartelas de ovos apresentada na atividade.

Propósito: Consolidar o conceito de frações maiores e menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Quantas cartelas de ovo foram necessárias para representar a fração 4/6? E para representar a fração 8/6?
  • Qual a diferença entre frações maiores e menores que o inteiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando lápis de cor para diferenciar as frações, uma vez que eles podem desejar representar, por meio de um desenho, a comparação que fizeram. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a identificação de frações maiores e menores que a unidade.

Discuta com a turma:

  • Como você representou as frações da questão?
  • Quantas figuras Roberta utilizou para cada fração?
  • A sua resposta foi igual à de seu colega? Por quê?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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