10614
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre representação de números naturais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_02NUM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Formulários, YouTube

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Apresentar o quadro com os números presentes no slide, seguido das questões que estão nas orientações ao professor, no campo “Discuta com a turma”. Isso pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários, sem usar a pergunta que está no slide.
A devolutiva para os alunos precisa ser feita sempre baseada em perguntas que levem os alunos a pensarem sobre a situação, caso não tenham atingido o objetivo da atividade, ou seja, chegar ao número esperado.

Atividade principal
Propor diferentes organizações de cartões a serem distribuídas para os alunos e pedir que eles tentem listar a maior quantidade de números a serem formados usando os cartões coloridos. Você pode disponibilizar as imagens dos grupos de cartões (os 4 presentes na atividade e outros que você quiser criar) usando o Google Documentos, para que os alunos possam registrar os números formados por eles.
Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode fornecer uma organização de cartões com desenhos diferentes que tenham valores distintos. Isso porque sabemos que xerocar atividades coloridas acaba ficando mais oneroso para enviar aos alunos.
Lembre-se de inserir em ambas situações as questões presentes nas orientações ao professor, no campo “Discuta com a turma”, para que os alunos possam refletir sobre sua prática enquanto organizam as possibilidades dos números a serem formados.

Discussão das soluções
Apresente o cartão a toda a turma, com uma lista de conclusões que foram tiradas a partir de uma análise de um grupo de alunos. Apresente cada um dos quatro cartões com as conclusões presentes nas falas das personagens que estão nos slides 4, 5, 6 e 7.
Para que os alunos possam fazer uma boa análise da situação, peça que eles mantenham atenção em alguns pontos específicos, destacados nas questões apresentadas nas orientações ao professor, no campo “Discuta com a turma”.
Os registros podem ser feitos no mesmo arquivo via Google Documentos utilizado na etapa anterior ou por escrito (lembrando que se houver troca das cores por imagens na etapa anterior isso também interfere nas resoluções propostas aqui).

Sistematização
O professor pode apresentar esta etapa a partir de um exemplo. Isso pode ser feito usando um vídeo curto no YouTube para mostrar como a posição dos algarismos interferem na decomposição do número.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor pode fornecer a sistematização em material impresso.

Encerramento
Pedir aos alunos que façam um resumo, em poucas palavras, no caderno o que aprenderam com as discussões desta aula.

Raio X
O professor pode propor a resolução da atividade desta etapa por escrito ou via Google Formulários, para facilitar a organização das respostas dadas, inclusive as devolutivas. Vale lembrar que se for feito o trabalho com atividade impressa, é importante cuidar da alteração das cores para imagens diferenciadas (em impressões preto e branco).

Convite às famílias
Convide a família a criar cartões junto com o aluno que representam as diferentes ordens. Em seguida, proponha que a família organize uma sequência de cartões para que os alunos possam responder qual o número formado. Dependendo do número de integrantes da família é possível até que os desafios sejam trocados entre eles, para promover a interação familiar.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_02NUM01

(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas