10612
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Relação entre números fracionários e decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Relação entre fração e decimal.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cleudiana dos Santos Feitoza Zonzini

Código do plano: MAT6_05NUM08

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp

- Opcionais: Meet, Hangouts.

Para este plano, foque na etapa: Aquecimento

Nesse plano foque no Aquecimento. Compartilhe o slide 3. Leia os número fracionário de forma correta. A leitura ajuda na compreensão da escrita decimal. Em seguida, deixe que eles observem o slide com a escrita fracionária e decimal e questione: Questione: Como ocorreu a transformação de fração para decimal? O que vocês observaram? Como eu sei quantas casas ficam depois da vírgula? A princípio, não faça nenhuma intervenção, apenas registre e compartilhe o slide 4 e leia a pergunta do diálogo. Faça o “Discuta com a turma” passo a passo com eles, ouvindo o que vão dizer e acolhendo as possíveis dúvidas e/ou questionamentos. O papel da escuta e das boas perguntas são fundamentais para o entendimento da situação proposta e também para a verificação do conceito. Agora você pode abrir o áudio para ouvir as possíveis hipóteses dos seus alunos. Eles podem enviar através do grupo de whataspp e você organizar um “ quadro” com as respostas para compartilhar pelo meio de comunicação que estiver usando (meet, hangouts, zoom, por exemplo). É importante que eles percebam que existem frações que não possuem equivalentes decimais não formam números decimais exatos.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de whataspp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X

Compartilhe o Raio X como continuidade da aula, propondo que os estudantes façam em grupos de whataspp ou meet e depois compartilhe para que você possa verificar a compreensão das aprendizagens. Faça isso na mesma aula. Caso sua aula seja assíncrona, sugira como tarefa de casa.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Uma sugestão que sempre é bem vinda é que os familiares podem perguntar o que estão aprendendo, como está sendo as aulas, se eles estão tendo alguma dificuldade ou algo ao qual eles possam se sentir acolhidos! Fica a dica!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira  


Código: MAT6_05NUM08

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas