10611
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Observando as faces de prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Resolver problemas envolvendo os elementos de prismas e pirâmides.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Resolver problemas envolvendo os elementos de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, lápis.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa, material dourado.

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Aproveite para retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

O cubo é um prisma quadrangular, apresenta seis faces quadrangulares congruentes. A medida da fita azul utilizada em cada face é a mesma medida da aresta, ou seja, 15 cm. Portanto, foi utilizado a seguinte medida:

Faces laterais: 4*15 = 60 cm

Bases: 2*30 = 60 cm

Total de fita = 120 cm

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).

Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
  • Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Notas ao professor

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.

Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).

Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
  • Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?

Material complementar:

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.

Para acessar a solução da atividade clique aqui.

Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).

Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
  • Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?

Material complementar:

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.

Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala, para acompanhar estes registros e caso julgue necessário, realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Essas diferenças ajudaram na resolução da situação problema?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Acesse a resolução dessa atividade complementar aqui.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Resolver problemas envolvendo os elementos de prismas e pirâmides.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa, lápis.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa, material dourado.

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Aproveite para retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

O cubo é um prisma quadrangular, apresenta seis faces quadrangulares congruentes. A medida da fita azul utilizada em cada face é a mesma medida da aresta, ou seja, 15 cm. Portanto, foi utilizado a seguinte medida:

Faces laterais: 4*15 = 60 cm

Bases: 2*30 = 60 cm

Total de fita = 120 cm

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).

Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
  • Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Notas ao professor

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.

Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).

Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
  • Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?

Material complementar:

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.

Para acessar a solução da atividade clique aqui.

Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).

Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.

Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
  • Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?

Material complementar:

A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.

Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.

Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)

Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
  • Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala, para acompanhar estes registros e caso julgue necessário, realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Essas diferenças ajudaram na resolução da situação problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Acesse a resolução dessa atividade complementar aqui.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano