Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Aproveite para retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:
Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.
Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.
O cubo é um prisma quadrangular, apresenta seis faces quadrangulares congruentes. A medida da fita azul utilizada em cada face é a mesma medida da aresta, ou seja, 15 cm. Portanto, foi utilizado a seguinte medida:
Faces laterais: 4*15 = 60 cm
Bases: 2*30 = 60 cm
Total de fita = 120 cm
Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).
Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
- Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?
Material complementar:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Notas ao professor
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.
Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).
Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
- Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?
Material complementar:
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.
Para acessar a solução da atividade clique aqui.
Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos ( slides 4 a 6).
Orientações: Professor divida a turma em grupos e entregue uma folha com o comando da atividade para cada grupo.
Propósito: Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Conseguiram observar alguma regularidade de uma figura para outra? Existe um padrão de crescimento?
- Será possível, através do padrão observado, determinar o número de cubos de figuras que ocupam posições distintas?
Material complementar:
A metodologia do trabalho em grupo está de acordo com o seguinte referencial teórico: COHEN, E.G.; LOTAN, R.A. Designing groupwork: Strategies for the heterogeneous classsroom. New York, NY: Teachers College Press, 2014.
Outras informações sobre a metodologia do trabalho em grupo clique aqui.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.
Professor, forneça o material dourado para que os alunos possam construir as primeiras figuras e sejam capazes de encontrar uma generalização para identificar o número de cubos utilizados na construção da 35ª.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
- Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
- Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
- Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 a 10)
Orientações: Professor convide um repórter para apresentar as conclusões do grupo. Divida o quadro, para que os repórteres possam apresentar à turma o processo utilizado pelo grupo para resolver a situação problema.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos grupos e o processo utilizado na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
- Vocês observaram algum padrão entre as figuras? Este padrão auxiliou na resolução do problema?
- Quais as diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala, para acompanhar estes registros e caso julgue necessário, realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
- Essas diferenças ajudaram na resolução da situação problema?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo os elementos de um prisma.
Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Acesse a resolução dessa atividade complementar aqui.
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X