10610
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de Problemas envolvendo o tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre relógio analógico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Livia Cardozo Amarante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT2_21GRM06

Recursos
-Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet.
- Opcionais: Google Meet, Zoom. whatsApp; Relógio analógico pedagógico; Links de vídeos : https://www.youtube.com/watch?v=6HoazWMP-_E.,
https://www.youtube.com/watch?v=rNZWh-oohoY

Para este plano foque nas etapas do Aquecimento e da Atividade principal

Aquecimento

Antes dos alunos resolverem a atividade principal eles devem pesquisar a respeito dos diferentes relógios: digitais e analógicos. Por isso encaminhe junto com o documento impresso da atividade de aquecimento, essas questões para que respondam à partir de pesquisas feita em casa. Se quiser, o que é bastante recomendável, encaminhe também um relógio para que os alunos possam recortar e montar. Eles poderão fazer uso dele para compreenderem melhor a passagem do tempo.
     - Para que serve um relógio?
     - Na sua casa tem relógio analógico?
     - Qual a diferença entre um relógio analógico e digital?
     - Em qual dos dois você acha melhor ler as horas?

Se você estiver em momento síncrono com seus alunos, faça as perguntas e peça que respondam no bate-papo. Depois compartilhe a tela do seu computador com os slides 2 e 3 e peça que os alunos resolvam conjuntamente. Proceda fazendo as perguntas dos slides e fazendo intervenções conforme seus alunos forem respondendo no bate-papo ou usando o microfone de seus computadores.

Você pode desenvolver essa atividade por meio do grupo da turma criado no whatsApp. Neste caso grave áudios com as questões e envie as imagens dos relógios para que os alunos reproduzam em seus cadernos.

Atividade principal

Para realizar esta atividade encaminhe o documento impresso da atividade principal. Envie junto algumas questões para ajudá-los a pensar nos movimentos dos ponteiros. na passagem do tempo dos horários e para marcar nos relógios:
     - Carolina tem duas horas para realizar as tarefas, quantos minutos tem duas horas?
     - Esse tempo é suficiente para realizar todas as atividades?

Você pode enviar as imagens dos slides 4 e 5 pelo whatsApp e pedir que os alunos reproduzam os relógios no caderno. Você pode gravar um áudio também com o conteúdo deles, falando as dicas e dando orientações de como desenhar os relógios. Chame atenção para a distribuição dos espaços entre as horas, posicionamento correto e o tamanho dos ponteiros. Deixe os alunos livres para buscarem formas de distribuir os tempos das atividades da Carolina. Peça que depois enviem para você um áudio ou mensagens por texto, contando qual caminho usaram para chegar no horário final. Peça que enviem foto de seus relógios marcados com os horários das atividades. Incentive-os a confeccionarem o seu próprio relógio.

Se tiver comunicação on-line síncrona com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador com os slides 4 e 5. Peça que façam os desenhos dos relógios em seus cadernos. Compartilhe algumas perguntas para promover uma reflexão sobre as ações necessárias até chegar nas respostas.

Discussão das soluções

A socialização das formas que os alunos usaram para chegar na resposta final é muito importante para que todos percebam a passagem do tempo e a distribuição das horas nos relógios. Por isso, deixe que eles compartilhem, seja pelo áudio se a aula for síncrona, ou pelo bate-papo, as diferentes estratégias que usaram para descobrir as respostas. Pergunte:
     - Alguém distribuiu as horas de forma diferente?
     - Como vocês fizeram para distribuir as horas?
     - Vocês tiveram dificuldades em marcar as horas nos relógios?

Depois que os alunos compartilharem suas estratégias e resoluções, compartilhe a tela do seu computador dos slides 6, 7 e 8; ou envie as imagens no grupo de whatsApp. Nelas, os alunos verão passo a passo a compreensão das questões referentes à distribuição do tempo, e a marcação das horas e minutos nos relógios analógicos.

Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais respostas enviadas por eles, monte um quadro, e envie junto com a validação das respostas e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que estão nos slides 6, 7 e 8 ; se forem diferentes das apresentadas por eles.

Sistematização e Encerramento

Sistematize o conceito de tempo, retomando as discussões em sala a respeito das horas, minutos e marcações nos relógios. Encerre a atividade, com os alunos lembrando os passos que seguiram para interpretar as informações e para responder as problematizações referentes ao relógio analógico. Você pode usar o conteúdo dos slides 9 e 10 e disponibilizar para os alunos por meio impresso, por imagem, ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.

Raio X

Esse é o momento de avaliar o processo de aprendizagem em relação ao conhecimento sobre o tempo e a marcação de horas no relógio analógico. Encaminhe a atividade e oriente que usem um relógio analógico para descobrirem a resposta. Combine um meio para que enviem a atividade resolvida para você.

Convite às famílias

Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que ajudem a confecção de um relógio analógico para que os alunos possam movimentar os ponteiros, descobrir a passagem de tempo e chega no horário final. Eles podem ser confeccionados de diversas formas. Disponibilize os links sugeridos nos recursos. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares, e dando orientações, ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular com os responsáveis.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_21GRM06

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas