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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - A reta numerada e os números decimais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Representação de números decimais na reta numerada.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

Objetivos específicos

Identificar a localização dos números na reta numerada;

Representar números decimais na reta numerada.

Conhecimentos Prévios:

Representação decimal na reta numerada.

Conceito-chave

Representação  de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • atividade impressa,
  • fita métrica,
  • lápis de cor,
  • lápis de escrever,
  • régua,
  • trena
  • borracha.

  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Comece o aquecimento lembrando aos alunos que, nos números decimais, a vírgula separa os números inteiros das unidades menores que os inteiros e que a régua pode apresentar duas unidades de medida: os centímetros e os milímetros. É importante observar que dentro de cada centímetro há dez milímetros e que, portanto, meio centímetro tem cinco milímetros, que é representado pelo tracinho maior que existe entre os dois números naturais na reta numerada. O que está antes da metade está próximo à medida anterior e o que está depois da metade está próximo à medida seguinte. Esta atividade pode ser realizada em duplas.

Propósito: Retomar o conceito de representação decimal na reta numerada a partir de objetos do cotidiano dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a régua?
  • Que unidades de medida vocês encontram na régua? Qual a maior e qual a menor delas?
  • Quantos milímetros há em cada centímetro?
  • O que representa o tracinho maior que se encontra entre dois números inteiros na régua?
  • Entre quais centímetros se encontra a medida marcada pela professora de Carolina?
  • Qual a medida marcada pela professora de Carolina?
  • Como lemos o número decimal que representa a medida que a professora marcou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 - 7)

Orientação: Organize os alunos em duplas. Retome com os alunos que os números decimais estão relacionados a frações de base dez. Assim, os números 1,2 e 1,3, são decimais e representam respectivamente, um inteiro e dois décimos e um inteiro e três décimos. Logo, cada unidade ao ser dividida em 10 partes menores, obtém-se os décimos, e cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos.

Na régua, a representação dos inteiros corresponde a medida de centímetros, e ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos milímetros. Se necessário, deixe que os alunos manuseiem a régua para exemplificar que, a cada dez milímetros temos um centímetro, que é uma unidade maior que o milímetro. Professor, interessante ressaltar que entre 1,2 e 1,3 existem infinitos números decimais (veja mais detalhes no Guia de Intervenções).

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a vírgula no número decimal?
  • O que representam os números que estão à esquerda da vírgula? E à direita?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,2 e 1,3? E entre 1,5 e 1,6?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Peça aos alunos que marquem dez pontinhos entre os números 1,2 e 1,3 e entre os números 1,5 e 1,6. Assim, ficará mais fácil identificar a medida do local em que caíram os discos que os meninos lançaram. Deixe que os alunos resolvam a situação em duplas. Se necessário, faça a reta numerada no chão e peça aos alunos que marquem nela alguns números que existem entre 1,2 e 1,3, ressaltando que existem infinitos números decimais entre eles, e por isso conseguiríamos identificar apenas alguns. Faça com que visualizem que, os números a partir de 1,25, passaram da metade entre 1,2 e 1,3 e, portanto, estão mais próximos a 1,3. Assim, como antes da metade estão mais próximos de 1,2.

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quantos números existem entre 1,2 e 1,3? Você poderia citar alguns números?
  • Que número representa a metade da distância entre 1,2 e 1,3?
  • Quais números estão próximos a 1,3?
  • Em que locais pode ter caído o disco de Cauê?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,4 e 1,5? Quais estão próximos a 1,4?
  • Em que locais pode ter caído o disco de Guilherme?
  • Quem jogou o disco mais longe?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Se possível, deixe que vejam uma trena e as medidas que ela apresenta para familiarizar-se com a mesma, facilitando a compreensão da atividade. Peça que vejam quantos tracinhos há entre um número e outro, comparando com a régua. Ressalte que a trena está apresentando as medidas em centímetros, não em metros.

Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a trena?
  • Os números que estão apresentados nela estão em metros ou centímetros?
  • O que representam os tracinhos que estão entre os números identificados na trena?
  • O tracinho azul está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
  • Quantos tracinhos há entre o número 48 e o tracinho azul?
  • Qual das unidades se refere à altura do cachorrinho de Cauê?
  • Qual a medida da altura do cachorrinho de Cauê? Usaremos a vírgula nesse número? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Deixe que os alunos utilizem a régua para realizar esta atividade. Peça a eles que verifiquem quantos espaços há entre um centímetro e outro. Explique que estes espaços são chamados de milímetro e que a cada um centímetro existem dez milímetros, ressalvando as abreviaturas (cm = centímetro e mm = milímetro). Então 10 mm = 1 cm, 20 mm = 2 cm, 100mm = 10 cm, 150 mm = 15 cm. Como Roberta precisa de 155 mm, então, ela precisa de 15cm + 0,5 cm, ou seja, 15,5 cm.

Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual o tamanho do barbante que Roberta precisa ?
  • A medida que Roberta apresentou está em qual unidade de medida? E a régua?
  • Quantos milímetros há em cada centímetro?
  • Quantos centímetros há em 150 milímetros? E em 155 milímetros?
  • O barbante que Roberta cortou termina entre quais números da régua? Quantos milímetros ele tem?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Assim, será possível identificar quais números mais se aproximam de 1,3. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos. Professor, o guia abordará melhor quanto aos infinitos decimais que existem entre dois números naturais.

Propósito: Apresentar soluções para a representação de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número que representa o local em que o disco de Cauê caiu está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,2 e 1,3?
  • Quais são os números que estão mais próximos a 1,3? Por quê?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores, como os milímetros. Lembre novamente a eles que entre 1,5 e 1,6 existem outros números e que, neste caso, indicaremos os que têm representação decimal com décimos e centésimos.

Propósito: Apresentar soluções para a representação de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número que representa o local em que o disco de Guilherme caiu está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,5 e 1,6?
  • Quais são os números que estão mais próximos a 1,5? Por quê?
  • Quais são os números que estão “bem próximos a” 1,5? Por quê?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Se houver a possibilidade de levar uma trena para a sala de aula, deixe os alunos manusearem-na para terem uma visão concreta do objeto apresentado. Ressalte que a trena apresenta as medidas em centímetros e que as unidades menores que os centímetros são os milímetros.

Propósito: Apresentar soluções para a identificação de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Que unidade de medida é representada pelos números da trena? O que representam os tracinhos entre eles?
  • Quantos tracinhos existem entre um número e outro?
  • Entre quais números está a marquinha azul?
  • Em qual dos tracinhos está a marquinha azul?
  • Qual a medida da altura do cachorrinho de Cauê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Utilizando uma régua e com um pedaço de barbante, os alunos conseguem visualizar melhor o tamanho do barbante. Deixe que manuseiem o material, concretizando a visão da atividade. Lembre a eles que entre dois números inteiros existem unidades menores e, nesse caso, os inteiros considerados são os centímetros.

Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O barbante que Roberta cortou é maior ou menor que 15 centímetros?
  • Para medir o tamanho que Roberta precisa,o barbante deveria terminar exatamente em que local? Onde termina o que ela cortou?
  • Quanto mede o barbante cortado por Roberta? É o suficiente para ela amarrar o embrulho? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Comece o encerramento lembrando aos alunos que, nos números decimais, a vírgula separa os números inteiros das unidades menores que os inteiros e que a régua apresenta unidades de medida como: os centímetros e os milímetros. É importante observar que dentro de cada centímetro há dez milímetros. Faça a discussão coletivamente.

Propósito: Compreender como se representar os números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que separa a parte inteira da parte decimal de um número?
  • O que devemos observar primeiro ao representar um número na reta numérica, a parte inteira ou decimal?
  • Quantos décimos existem entre um inteiro (metro ou centímetro)?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Peça que cada um faça a sua atividade e, depois, compare a resposta com a do colega ao lado. Lembre aos alunos que a medida que vem após os centímetros, ou seja, após a vírgula, representa os milímetros.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a representação dos números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como se chama a medida menor que o centímetro?
  • Quantos centímetros e quantos milímetros possui o trenzinho? E apenas a cabine?
  • Entre quais números você marcou cada medida? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

    Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

    Objetivos específicos

    Identificar a localização dos números na reta numerada;

    Representar números decimais na reta numerada.

    Conhecimentos Prévios:

    Representação decimal na reta numerada.

    Conceito-chave

    Representação  de números decimais na reta numerada.

    Recursos necessários

    • Caderno,
    • atividade impressa,
    • fita métrica,
    • lápis de cor,
    • lápis de escrever,
    • régua,
    • trena
    • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Comece o aquecimento lembrando aos alunos que, nos números decimais, a vírgula separa os números inteiros das unidades menores que os inteiros e que a régua pode apresentar duas unidades de medida: os centímetros e os milímetros. É importante observar que dentro de cada centímetro há dez milímetros e que, portanto, meio centímetro tem cinco milímetros, que é representado pelo tracinho maior que existe entre os dois números naturais na reta numerada. O que está antes da metade está próximo à medida anterior e o que está depois da metade está próximo à medida seguinte. Esta atividade pode ser realizada em duplas.

Propósito: Retomar o conceito de representação decimal na reta numerada a partir de objetos do cotidiano dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a régua?
  • Que unidades de medida vocês encontram na régua? Qual a maior e qual a menor delas?
  • Quantos milímetros há em cada centímetro?
  • O que representa o tracinho maior que se encontra entre dois números inteiros na régua?
  • Entre quais centímetros se encontra a medida marcada pela professora de Carolina?
  • Qual a medida marcada pela professora de Carolina?
  • Como lemos o número decimal que representa a medida que a professora marcou?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 - 7)

Orientação: Organize os alunos em duplas. Retome com os alunos que os números decimais estão relacionados a frações de base dez. Assim, os números 1,2 e 1,3, são decimais e representam respectivamente, um inteiro e dois décimos e um inteiro e três décimos. Logo, cada unidade ao ser dividida em 10 partes menores, obtém-se os décimos, e cada décimo pode ser dividido em 10 partes menores que correspondem aos centésimos.

Na régua, a representação dos inteiros corresponde a medida de centímetros, e ao dividi-lo em 10 partes, temos a representação dos milímetros. Se necessário, deixe que os alunos manuseiem a régua para exemplificar que, a cada dez milímetros temos um centímetro, que é uma unidade maior que o milímetro. Professor, interessante ressaltar que entre 1,2 e 1,3 existem infinitos números decimais (veja mais detalhes no Guia de Intervenções).

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a vírgula no número decimal?
  • O que representam os números que estão à esquerda da vírgula? E à direita?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,2 e 1,3? E entre 1,5 e 1,6?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Peça aos alunos que marquem dez pontinhos entre os números 1,2 e 1,3 e entre os números 1,5 e 1,6. Assim, ficará mais fácil identificar a medida do local em que caíram os discos que os meninos lançaram. Deixe que os alunos resolvam a situação em duplas. Se necessário, faça a reta numerada no chão e peça aos alunos que marquem nela alguns números que existem entre 1,2 e 1,3, ressaltando que existem infinitos números decimais entre eles, e por isso conseguiríamos identificar apenas alguns. Faça com que visualizem que, os números a partir de 1,25, passaram da metade entre 1,2 e 1,3 e, portanto, estão mais próximos a 1,3. Assim, como antes da metade estão mais próximos de 1,2.

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quantos números existem entre 1,2 e 1,3? Você poderia citar alguns números?
  • Que número representa a metade da distância entre 1,2 e 1,3?
  • Quais números estão próximos a 1,3?
  • Em que locais pode ter caído o disco de Cauê?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,4 e 1,5? Quais estão próximos a 1,4?
  • Em que locais pode ter caído o disco de Guilherme?
  • Quem jogou o disco mais longe?
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Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Lembre aos alunos que existem diferentes objetos utilizados para medir comprimento. Se possível, deixe que vejam uma trena e as medidas que ela apresenta para familiarizar-se com a mesma, facilitando a compreensão da atividade. Peça que vejam quantos tracinhos há entre um número e outro, comparando com a régua. Ressalte que a trena está apresentando as medidas em centímetros, não em metros.

Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Para que serve a trena?
  • Os números que estão apresentados nela estão em metros ou centímetros?
  • O que representam os tracinhos que estão entre os números identificados na trena?
  • O tracinho azul está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
  • Quantos tracinhos há entre o número 48 e o tracinho azul?
  • Qual das unidades se refere à altura do cachorrinho de Cauê?
  • Qual a medida da altura do cachorrinho de Cauê? Usaremos a vírgula nesse número? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 7)

Orientação: Deixe que os alunos utilizem a régua para realizar esta atividade. Peça a eles que verifiquem quantos espaços há entre um centímetro e outro. Explique que estes espaços são chamados de milímetro e que a cada um centímetro existem dez milímetros, ressalvando as abreviaturas (cm = centímetro e mm = milímetro). Então 10 mm = 1 cm, 20 mm = 2 cm, 100mm = 10 cm, 150 mm = 15 cm. Como Roberta precisa de 155 mm, então, ela precisa de 15cm + 0,5 cm, ou seja, 15,5 cm.

Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Qual o tamanho do barbante que Roberta precisa ?
  • A medida que Roberta apresentou está em qual unidade de medida? E a régua?
  • Quantos milímetros há em cada centímetro?
  • Quantos centímetros há em 150 milímetros? E em 155 milímetros?
  • O barbante que Roberta cortou termina entre quais números da régua? Quantos milímetros ele tem?

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Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Para esta atividade, deixe que os alunos manuseiem a régua, verificando que entre dois números inteiros existem unidades menores. Assim, será possível identificar quais números mais se aproximam de 1,3. Lembre a eles que, neste caso, após a vírgula teremos a representação dos décimos e dos centésimos. Professor, o guia abordará melhor quanto aos infinitos decimais que existem entre dois números naturais.

Propósito: Apresentar soluções para a representação de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número que representa o local em que o disco de Cauê caiu está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,2 e 1,3?
  • Quais são os números que estão mais próximos a 1,3? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Se necessário, os alunos podem continuar manuseando a régua para lembrarem-se das unidades menores, como os milímetros. Lembre novamente a eles que entre 1,5 e 1,6 existem outros números e que, neste caso, indicaremos os que têm representação decimal com décimos e centésimos.

Propósito: Apresentar soluções para a representação de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O número que representa o local em que o disco de Guilherme caiu está entre quais números? Mais próximo de qual deles?
  • Você poderia citar alguns números que existem entre 1,5 e 1,6?
  • Quais são os números que estão mais próximos a 1,5? Por quê?
  • Quais são os números que estão “bem próximos a” 1,5? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Se houver a possibilidade de levar uma trena para a sala de aula, deixe os alunos manusearem-na para terem uma visão concreta do objeto apresentado. Ressalte que a trena apresenta as medidas em centímetros e que as unidades menores que os centímetros são os milímetros.

Propósito: Apresentar soluções para a identificação de números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Que unidade de medida é representada pelos números da trena? O que representam os tracinhos entre eles?
  • Quantos tracinhos existem entre um número e outro?
  • Entre quais números está a marquinha azul?
  • Em qual dos tracinhos está a marquinha azul?
  • Qual a medida da altura do cachorrinho de Cauê?

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Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 a 11).

Orientação: Utilizando uma régua e com um pedaço de barbante, os alunos conseguem visualizar melhor o tamanho do barbante. Deixe que manuseiem o material, concretizando a visão da atividade. Lembre a eles que entre dois números inteiros existem unidades menores e, nesse caso, os inteiros considerados são os centímetros.

Propósito: Identificar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O barbante que Roberta cortou é maior ou menor que 15 centímetros?
  • Para medir o tamanho que Roberta precisa,o barbante deveria terminar exatamente em que local? Onde termina o que ela cortou?
  • Quanto mede o barbante cortado por Roberta? É o suficiente para ela amarrar o embrulho? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Comece o encerramento lembrando aos alunos que, nos números decimais, a vírgula separa os números inteiros das unidades menores que os inteiros e que a régua apresenta unidades de medida como: os centímetros e os milímetros. É importante observar que dentro de cada centímetro há dez milímetros. Faça a discussão coletivamente.

Propósito: Compreender como se representar os números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que separa a parte inteira da parte decimal de um número?
  • O que devemos observar primeiro ao representar um número na reta numérica, a parte inteira ou decimal?
  • Quantos décimos existem entre um inteiro (metro ou centímetro)?
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Peça que cada um faça a sua atividade e, depois, compare a resposta com a do colega ao lado. Lembre aos alunos que a medida que vem após os centímetros, ou seja, após a vírgula, representa os milímetros.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a representação dos números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como se chama a medida menor que o centímetro?
  • Quantos centímetros e quantos milímetros possui o trenzinho? E apenas a cabine?
  • Entre quais números você marcou cada medida? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

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