OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
HABILIDADE DA BNCC:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre as operações matemáticas e sua utilização na resolução de problemas, introduzindo ideias de investigação numérica.
- Resolver um problema de investigação numérica com mais de uma operação.
Conceito chave: resolução de problemas por meio de investigação numérica.
Recursos necessários
-Lápis,
-papel,
-Borracha
-Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: investigação numérica, formalização e argumentação
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos.
Orientação: Inicie discutindo sobre os problemas de matemática que são resolvidos com mais de uma operação e depois direcione as discussões, a fim de diagnosticar qual o conhecimento dos alunos sobre problemas de investigação numérica, destacando que são problemas que necessitam do interesse do aluno para ser resolvido e que são resolvidos por meio de argumentação e generalização.
Propósito: Realizar discussões com a turma sobre problemas de investigação numérica e a utilização de mais de uma operação na solução destes problemas.
Discuta com a turma:
- Você já ouviu falar de problemas de investigação numérica?
- Você já resolveu algum problemas desse tipo? Se já resolveu, quais as principais dúvidas e dificuldades que teve ao longo do processo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema proposto juntamente com os alunos e depois solicite aos mesmos que iniciem a resolução. Esta atividade pode ser desenvolvida em duplas ou trios e depois na hora das discussões, cada grupo apresentará suas estratégias, utilizadas na resolução. Para a versão impressa desta atividade, clique aqui. Para acessar a resolução clique aqui.
Propósito: Propor um problema de investigação numérica que utiliza mais de uma operação matemática e verificar o raciocínio utilizada para obter a solução.
Material complementar:
Resolução da atividade principal
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Como você procederia para resolver este impasse?
- Na sua opinião, quem está certo? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a fala do garoto? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Tem sentido a explicação do garoto? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você chegou a mesma conclusão que a garota?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- O comando da questão fala em estimar o tempo do percurso de Guilherme. O que você entende por estimar? E por que esse comando do problema fala em “estimar o tempo”?
- Quando nos deslocamos de um lugar a outro podemos utilizar quais meios de transporte? E gastamos o mesmo tempo nesses percursos?
- Quais fatores influenciam a duração desses deslocamentos?
ENCERRAMENTO
TEMPO SUGERIDO: 03 minutos.
Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas de investigação numérica.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema. Para obter a versão impressa, clique aqui. Para acessar as resoluções propostas, clique aqui.
Propósito: Verificar as aprendizagens dos alunos, em problemas de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram a resolução do problema?
- Qual o momento de maior dificuldade durante a busca da resolução deste problema?
- É possível apontar semelhanças e diferenças com algum problema já resolvido na aula de hoje?
- A ideia da resolução que você teve no início se manteve durante o processo, ou foi preciso mudar as estratégias?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar