10608
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Realizando uma investigação

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre resolução de problemas por meio de investigação numérica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

HABILIDADE DA BNCC:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Refletir sobre as operações matemáticas  e sua utilização na resolução de problemas, introduzindo ideias de investigação numérica.
  • Resolver um problema de investigação numérica com mais de uma operação.

Conceito chave: resolução de problemas por meio de investigação numérica.

Recursos necessários

-Lápis,

-papel,

-Borracha

-Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula: investigação numérica, formalização e argumentação


Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos.

Orientação: Inicie discutindo sobre os problemas de matemática que são resolvidos com mais de uma operação e depois direcione as discussões, a fim de diagnosticar qual o conhecimento dos alunos sobre problemas de investigação numérica, destacando que são problemas que necessitam do interesse do aluno para ser resolvido e que são resolvidos por meio de argumentação e generalização.

Propósito: Realizar discussões com a turma sobre problemas de investigação numérica e a utilização de mais de uma operação na solução destes problemas.

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu falar de problemas de investigação numérica?
  • Você já resolveu algum problemas desse tipo? Se já resolveu, quais as principais dúvidas e dificuldades que teve ao longo do processo?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema proposto juntamente com os alunos e depois solicite aos mesmos que iniciem a resolução. Esta atividade pode ser desenvolvida em duplas ou trios e depois na hora das discussões, cada grupo apresentará suas estratégias, utilizadas na resolução. Para a versão impressa desta atividade, clique aqui. Para acessar a resolução clique aqui.

Propósito: Propor um problema de investigação numérica que utiliza mais de uma operação matemática e verificar o raciocínio utilizada para obter a solução.

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Como você procederia para resolver este impasse?
  • Na sua opinião, quem está certo? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a fala do garoto? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Tem sentido a explicação do garoto? Por que?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você chegou a mesma conclusão que a garota?

PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15) select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • O comando da questão fala em estimar o tempo do percurso de Guilherme. O que você entende por estimar? E por que esse comando do problema fala em “estimar o tempo”?
  • Quando nos deslocamos de um lugar a outro podemos utilizar quais meios de transporte? E gastamos o mesmo tempo nesses percursos?
  • Quais fatores influenciam a duração desses deslocamentos?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

TEMPO SUGERIDO: 03 minutos.

Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas de investigação numérica.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema. Para obter a versão impressa, clique aqui. Para acessar as resoluções propostas, clique aqui.

Propósito: Verificar as aprendizagens dos alunos, em problemas de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do problema?
  • Qual o momento de maior dificuldade durante a busca da resolução deste problema?
  • É possível apontar semelhanças e diferenças com algum problema já resolvido na aula de hoje?
  • A ideia da resolução que você teve no início se manteve durante o processo, ou foi preciso mudar as estratégias?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresentar o problema para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

HABILIDADE DA BNCC:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Refletir sobre as operações matemáticas  e sua utilização na resolução de problemas, introduzindo ideias de investigação numérica.
  • Resolver um problema de investigação numérica com mais de uma operação.

Conceito chave: resolução de problemas por meio de investigação numérica.

Recursos necessários

-Lápis,

-papel,

-Borracha

-Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula: investigação numérica, formalização e argumentação

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 05 minutos.

Orientação: Inicie discutindo sobre os problemas de matemática que são resolvidos com mais de uma operação e depois direcione as discussões, a fim de diagnosticar qual o conhecimento dos alunos sobre problemas de investigação numérica, destacando que são problemas que necessitam do interesse do aluno para ser resolvido e que são resolvidos por meio de argumentação e generalização.

Propósito: Realizar discussões com a turma sobre problemas de investigação numérica e a utilização de mais de uma operação na solução destes problemas.

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu falar de problemas de investigação numérica?
  • Você já resolveu algum problemas desse tipo? Se já resolveu, quais as principais dúvidas e dificuldades que teve ao longo do processo?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema proposto juntamente com os alunos e depois solicite aos mesmos que iniciem a resolução. Esta atividade pode ser desenvolvida em duplas ou trios e depois na hora das discussões, cada grupo apresentará suas estratégias, utilizadas na resolução. Para a versão impressa desta atividade, clique aqui. Para acessar a resolução clique aqui.

Propósito: Propor um problema de investigação numérica que utiliza mais de uma operação matemática e verificar o raciocínio utilizada para obter a solução.

Material complementar:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Como você procederia para resolver este impasse?
  • Na sua opinião, quem está certo? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a fala do garoto? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Tem sentido a explicação do garoto? Por que?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Você chegou a mesma conclusão que a garota?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos.

Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.

Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • O comando da questão fala em estimar o tempo do percurso de Guilherme. O que você entende por estimar? E por que esse comando do problema fala em “estimar o tempo”?
  • Quando nos deslocamos de um lugar a outro podemos utilizar quais meios de transporte? E gastamos o mesmo tempo nesses percursos?
  • Quais fatores influenciam a duração desses deslocamentos?
Slide Plano Aula

TEMPO SUGERIDO: 03 minutos.

Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas de investigação numérica.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 minutos

Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema. Para obter a versão impressa, clique aqui. Para acessar as resoluções propostas, clique aqui.

Propósito: Verificar as aprendizagens dos alunos, em problemas de investigação numérica.

Discuta com a turma:

  • Como vocês iniciaram a resolução do problema?
  • Qual o momento de maior dificuldade durante a busca da resolução deste problema?
  • É possível apontar semelhanças e diferenças com algum problema já resolvido na aula de hoje?
  • A ideia da resolução que você teve no início se manteve durante o processo, ou foi preciso mudar as estratégias?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano