10606
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Solucionando problemas com adição e subtração de números naturais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO DA AULA select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a adição e subtração de números naturais.
  2. Compreender a relação de equivalência entre as operações de subtração e adição.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.





Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos a resolver o problema, observando que é possível tanto adicionando como subtraindo. Aproveite para relembrar a nomenclatura dos termos das operações. Portanto, na situação do exemplo, ele perdeu 14 bolinhas, pois se começou com 32 e agora tem apenas 18, tirando as 18 do total encontrará as que perdeu, ou seja, 32 – 18 = 14. Como também, se juntar as 18 com as que perdeu ficará com 32, ou seja, 18 + ____ = 32, logo 18 + 14 = 32. Demonstre ainda que poderia descobrir acrescentando bolinhas.

Propósito: Solucionar situação usando tanto adição como subtração.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-lo?
  • Que outra pergunta poderíamos utilizar para o mesmo problema? Por quê?
  • O que podemos concluir após a resolução deste problema?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as possíveis estratégias e diferentes operações que podem utilizar para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias/operações vocês utilizaram para resolver a questão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as diferentes operações que podem utilizar bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:

https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:

https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:

https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a adição e subtração, portanto são operações que se complementam. Aproveite para demonstrar que a adição pode ser utilizada para tirar a prova real da subtração e vice-versa. E esta estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.

Propósito: Compreender a relação entre a subtração e adição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos concluir que podemos utilizar a operação de subtração para resolver o problema?
  • Vocês compreenderam a relação entre a subtração e a adição?
  • Como podemos confirmar se o resultado está correto?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e/ou subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
  • Existe outras maneiras de resolver essa situação problema?
  • Poderia solucionar apenas adicionando valores? Ou poderia solucionar apenas envolvendo a subtração de números?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a adição e subtração de números naturais.
  2. Compreender a relação de equivalência entre as operações de subtração e adição.
  3. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conceito-chave

Resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

Conhecimentos prévios

Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

Recursos necessários

Caderno, lápis, borracha.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Estimular os alunos a resolver o problema, observando que é possível tanto adicionando como subtraindo. Aproveite para relembrar a nomenclatura dos termos das operações. Portanto, na situação do exemplo, ele perdeu 14 bolinhas, pois se começou com 32 e agora tem apenas 18, tirando as 18 do total encontrará as que perdeu, ou seja, 32 – 18 = 14. Como também, se juntar as 18 com as que perdeu ficará com 32, ou seja, 18 + ____ = 32, logo 18 + 14 = 32. Demonstre ainda que poderia descobrir acrescentando bolinhas.

Propósito: Solucionar situação usando tanto adição como subtração.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-lo?
  • Que outra pergunta poderíamos utilizar para o mesmo problema? Por quê?
  • O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as possíveis estratégias e diferentes operações que podem utilizar para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias/operações vocês utilizaram para resolver a questão?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as diferentes operações que podem utilizar bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o problema?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:

https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:

https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 9)

Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, você deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que essas situações-problema tanto podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.

Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas

https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica

Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
  • Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
  • Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
  • Quais operações foram utilizadas para resolver?

Materiais complementares:

Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:

https://docs.google.com/document/d/1yL9OdgdEcDPW9eExeL70635I2GR7ng1FKJqcOyKRs0o/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a adição e subtração, portanto são operações que se complementam. Aproveite para demonstrar que a adição pode ser utilizada para tirar a prova real da subtração e vice-versa. E esta estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.

Propósito: Compreender a relação entre a subtração e adição.

Discuta com a turma:

  • Como podemos concluir que podemos utilizar a operação de subtração para resolver o problema?
  • Vocês compreenderam a relação entre a subtração e a adição?
  • Como podemos confirmar se o resultado está correto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.

Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e/ou subtração.

Discuta com a turma:

  • Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
  • Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
  • Existe outras maneiras de resolver essa situação problema?
  • Poderia solucionar apenas adicionando valores? Ou poderia solucionar apenas envolvendo a subtração de números?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano