Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explicar o objetivo da aula para os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Estimular os alunos a resolver o problema, observando que é possível tanto adicionando como subtraindo. Aproveite para relembrar a nomenclatura dos termos das operações. Portanto, na situação do exemplo, ele perdeu 14 bolinhas, pois começou o jogo com 32 bolinhas e agora tem apenas 18 delas. Tirando as 18 do total, encontrará as que perdeu, ou seja, 32 – 18 = 14. Outra forma de solucionar o problema seria juntar as 18 bolinhas com as que perdeu, ficando com 32 bolinhas. Ou seja, 18 + ____ = 32, logo 18 + 14 = 32. Demonstre aos alunos que seria possível descobrir o resultado, adicionando bolinhas.
Propósito: Solucionar situação usando tanto adição como subtração.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-lo?
- Que outra pergunta poderíamos utilizar para o mesmo problema? Por quê?
- O que podemos concluir após a resolução desse problema?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. É importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as possíveis estratégias e as diferentes operações que podem utilizar para resolver o problema. Sugira que destaquem as informações principais, como os números, além da pergunta do problema. Em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias/operações vocês utilizaram para resolver a questão?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. É importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as possíveis estratégias e as diferentes operações que podem utilizar para resolver o problema. Sugira que destaquem as informações principais, como os números, além da pergunta do problema. Em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientações: Organizar a sala em duplas. Em seguida, propor a situação-problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. É importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as possíveis estratégias e as diferentes operações que podem utilizar para resolver o problema. Sugira que destaquem as informações principais, como os números, além da pergunta do problema. Em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos das operações de adição e subtração como procedimentos para a construção de estratégias na resolução da situação-problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizaram para resolver a questão?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema, além dos caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Oriente que essas situações-problema podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, por isso, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas
https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema, além dos caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Oriente que essas situações-problema podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, por isso, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas
https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7, 8 e 9).
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação-problema, além dos caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Oriente que essas situações-problema podem ser solucionadas com uso da adição como da subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, por isso, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.
Professor, você pode encontrar informações sobre Campo Aditivo nos endereços: https://novaescola.org.br/conteudo/2671/somar-e-subtrair-operacoes-irmas
https://novaescola.org.br/conteudo/960/gerard-vergnaud-todos-perdem-quando-a-pesquisa-nao-e-colocada-em-pratica
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Professor(a), acesse no link abaixo, a resolução da atividade principal:
Resolução da atividade principal
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Encerre relembrando que há uma relação entre a adição e a subtração, portanto são operações que se complementam. Aproveite para demonstrar que a adição pode ser utilizada para tirar a prova real da subtração e vice-versa. E essa estratégia pode ser utilizada na resolução de problemas.
Propósito: Compreender a relação entre a subtração e adição.
Discuta com a turma:
- Como podemos concluir que podemos utilizar a operação de subtração para resolver o problema?
- Vocês compreenderam a relação entre a subtração e a adição?
- Como podemos confirmar se o resultado está correto?
Raio-X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.
Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com as operações de adição e/ou subtração.
Discuta com a turma:
- Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
- Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
- Existem outras maneiras de resolver essa situação-problema?
- Poderia solucionar apenas adicionando valores? Ou poderia solucionar apenas envolvendo a subtração de números?
Materiais complementares:
Atividade raio-x
Atividade complementar
Resolução do raio-x
Resolução da atividade complementar