Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_19GEO_08
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários, Google Meet, app de lançamento de dados (link sugerido na proposta de adaptação), Google Documentos, Loom, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Transpor a proposta presente no slide para o Google Formulários e enviar aos alunos para resolução. Sugerimos que o professor insira neste formulário outras questões que levem a turma a refletirem sobre o que estudarão na atividade principal.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode fazer o mesmo movimento em folha impressa.
Atividade principal
O professor pode disponibilizar para a turma o tabuleiro que está no slide desta etapa em um arquivo no Jamboard, como uma única imagem, propondo que os alunos criem as peças que serão movimentadas sobre o tabuleiro enquanto eles jogam. O professor pode enviar o molde de construção de um dado físico ou propor que a turma utilize algum aplicativo de lançamento de dados para que joguem o jogo aqui presente. Você pode sugerir a organização dos grupos para que eles façam a atividade via Google Meet e consigam dialogar sobre o que estão fazendo.
(Sugestão de app de lançamento de dados 3D: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.martianlab.dice.lite&hl=pt)
Discussão das soluções
O professor pode organizar uma sequência de slides usando o Google Apresentações contendo as bandeiras dispostas aqui nesta etapa. Em seguida, fazer uma gravação com o Loom explicando as características de cada uma das bandeiras, os polígonos que formam e quais não são formadas totalmente por polígonos (ver as descrições presentes nas orientações ao professor). O vídeo pode ser disponibilizado pelo YouTube para acesso dos alunos.
Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais, o professor pode enviar o tabuleiro e as bandeiras para que os alunos possam fazer um registro escrito das características delas, principalmente em relação aos polígonos ou outras formas que as compõem.
Sistematização
Não há.
Encerramento
O professor pode usar o vídeo a seguir para que os alunos consultem as informações e saibam a nomenclatura utilizada em relação aos polígonos formados: https://www.youtube.com/watch?v=PmSEId2EN4g
Raio X
O professor pode pedir para que os alunos resolvam as atividades presentes nesta etapa, incluindo as complementares, tanto de forma impressa quanto digital (via Google Documentos).
Convite às famílias
Convide a família a construir junto ao aluno uma bandeira que represente a casa onde eles vivem, usando das discussões presentes nesta aula e dos polígonos estudados. Isso pode ser feito usando o Jamboard ou ainda no próprio papel.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_19GEO08
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
(EF04MA19) Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes, com o uso de malhas quadriculadas e de softwares de geometria.
AULA 01
AULA 07
AULA 09
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes