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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Os polígonos e as bandeiras

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Identificar, nomear e caracterizar polígonos.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .

EF04MA19 - Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar, nomear e caracterizar polígonos.

Conceito-chave

Polígonos.

Recursos necessários

Lousa, papel A4, régua,marcadores ( tampinhas, botões),dado e lápis de cor.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta o objetivo do plano de aula.

Propósito: apresentar o objetivo à turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor projeta ou desenha as cartelas na lousa. É importante que o professor estimule os alunos a verbalizarem os conceitos que eles já conhecem, por exemplo, ¨o que é um polígono?¨, ¨ vocês sabem dizer os nomes desses polígonos?¨, ¨quais os polígonos que apresentam lados paralelos?”, “quais os polígonos que apresentam ângulos retos?¨.Após essas discussões entre os alunos é esperado que eles identifiquem a primeira cartela como a resposta à questão.

Propósito: Recordar o conceito e as características de alguns polígonos .

Materiais complementares:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O professor apresenta as cartas do jogo aos alunos e pede para que eles verbalizem algumas características das figuras que formam as bandeiras.

O professor divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e explica as regras do jogo:

Material:

  • 1 dado.
  • Marcadores (botões, tampinhas) de cores diferentes.
  • Cartela com a trilha.
  • 16 cartas-perguntas.

Instruções:

  • Recorte as cartas e as coloque viradas para baixo em forma de monte.
  • Começa o jogo quem tirar o maior número no dado.
  • Joga-se o dado e movimentam-se os marcadores de acordo com o número de pontos apresentado.
  • Se o marcador cair numa casa com o desenho da bandeira do Brasil, o jogador deve pegar uma carta do monte, ler em voz alta o que está escrito e responder o que se pede.
  • Se cair nos outros desenhos, o jogador deve seguir as orientações das legendas.
  • Se ele souber a resposta, tem direito a jogar novamente.
  • Se ele não souber, permanece no mesmo lugar.
  • Vence o jogo quem chegar primeiro ao final da trilha.

O professor pode sugerir que os alunos, ao observarem as bandeiras, criem as suas próprias perguntas para o jogador que irá responder. Nas cartas já estão elaboradas algumas perguntas apenas como sugestão.

Propósito: Reconhecer os nomes dos polígonos e suas características através de um jogo que apresenta bandeiras de diversos países.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, ela é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientações O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Discussão da Solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor faz um resumo da atividade e dos conceitos apresentados durante a aula.

Propósito: Fazer um fechamento, junto com a turma, do conteúdo estudado neste plano de aula.

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor faz um resumo da atividade e dos conceitos apresentados durante a aula.

Propósito: Fazer um fechamento, junto com a turma, do conteúdo estudado neste plano de aula.

Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor desenha ou projeta a bandeira do Kwait na lousa e pede para que eles nomeiem os quadriláteros. Em seguida propõe que eles identifiquem os lados paralelos e os ângulos retos de cada polígono.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da identificação e características de polígonos.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O professor apresenta o objetivo do plano de aula.

Propósito: apresentar o objetivo à turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Burkardt Moreira

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .

EF04MA19 - Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.

Objetivos específicos

Identificar, nomear e caracterizar polígonos.

Conceito-chave

Polígonos.

Recursos necessários

Lousa, papel A4, régua,marcadores ( tampinhas, botões),dado e lápis de cor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor projeta ou desenha as cartelas na lousa. É importante que o professor estimule os alunos a verbalizarem os conceitos que eles já conhecem, por exemplo, ¨o que é um polígono?¨, ¨ vocês sabem dizer os nomes desses polígonos?¨, ¨quais os polígonos que apresentam lados paralelos?”, “quais os polígonos que apresentam ângulos retos?¨.Após essas discussões entre os alunos é esperado que eles identifiquem a primeira cartela como a resposta à questão.

Propósito: Recordar o conceito e as características de alguns polígonos .

Materiais complementares:

Atividade de retomada

Resolução da atividade de retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: O professor apresenta as cartas do jogo aos alunos e pede para que eles verbalizem algumas características das figuras que formam as bandeiras.

O professor divide a turma em grupos de três ou quatro alunos e explica as regras do jogo:

Material:

  • 1 dado.
  • Marcadores (botões, tampinhas) de cores diferentes.
  • Cartela com a trilha.
  • 16 cartas-perguntas.

Instruções:

  • Recorte as cartas e as coloque viradas para baixo em forma de monte.
  • Começa o jogo quem tirar o maior número no dado.
  • Joga-se o dado e movimentam-se os marcadores de acordo com o número de pontos apresentado.
  • Se o marcador cair numa casa com o desenho da bandeira do Brasil, o jogador deve pegar uma carta do monte, ler em voz alta o que está escrito e responder o que se pede.
  • Se cair nos outros desenhos, o jogador deve seguir as orientações das legendas.
  • Se ele souber a resposta, tem direito a jogar novamente.
  • Se ele não souber, permanece no mesmo lugar.
  • Vence o jogo quem chegar primeiro ao final da trilha.

O professor pode sugerir que os alunos, ao observarem as bandeiras, criem as suas próprias perguntas para o jogador que irá responder. Nas cartas já estão elaboradas algumas perguntas apenas como sugestão.

Propósito: Reconhecer os nomes dos polígonos e suas características através de um jogo que apresenta bandeiras de diversos países.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, ela é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos .

Orientações O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

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Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: O professor discute com a turma a respeito das respostas de cada carta e das perguntas criadas pelos alunos. Se houver tempo pode acrescentar outros questionamentos a respeito das figuras geométricas que compõem cada bandeira. Vamos analisar cada uma das respostas :

  • África do Sul: os quadriláteros que compõem a bandeira da África do Sul são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos. No caso da bandeira da África do Sul, esses trapézios são trapézios retângulos porque apresentam dois ângulos retos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • Alemanha: os quadriláteros que compõem a bandeira da Alemanha são retângulos. Os retângulos são quadriláteros que possuem dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.

O professor volta a falar sobre o conceito de quadriláteros, caracterizando o retângulo. Pode sugerir que os alunos apresentem exemplos de objetos que têm a forma retangular.

  • Argélia: a única figura da bandeira da Argélia que não é um polígono é a lua, porque é uma figura formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

  • Brasil: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira do Brasil são polígonos, porque a parte azul é formada por um círculo.

O professor questiona por que o círculo não é um polígono, retomando o conceito de polígono.

  • Suíça: a cruz que compõe a bandeira da Suíça é um polígono de doze lados e doze ângulos, ou seja um dodecágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma. Pode fazer esse registro na lousa ou no blocão.

  • Chile: a bandeira do Chile é composta por quatro polígonos.

O professor propõe que os alunos verbalizem os nomes desses polígonos e algumas de suas características.

  • República do Congo: as figuras verde e vermelha que compõem a bandeira da República do Congo são triângulos, polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Grã-Bretanha: a bandeira do Reino Unido é formada por oito triângulos azuis. Triângulos são polígonos formados por três lados e três ângulos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Guiana: o polígono amarelo que compõe a bandeira da Guiana é um quadrilátero, polígono formado por quatro lados e quatro ângulos.

O professor propõe aos alunos que deem outros exemplos de quadriláteros.

  • Jamaica: a bandeira da Jamaica é formada por quatro triângulos, dois verdes e dois pretos.

O professor retoma, junto à turma, as características do triângulo quanto ao número de lados e ângulos.

  • Montenegro: o polígono composto por dez lados é denominado decágono.

O professor questiona os nomes de alguns polígonos junto à turma.

  • Niue: o polígono amarelo que compõe a bandeira de Niue é um hexágono. Hexágono é um polígono que possui seis lados e seis ângulos.

O professor propõe aos alunos que desenhem ou identifiquem em objetos, hexágonos com formas diferentes do que aparece na bandeira de Niue.

  • São Tomé e Príncipe: os quadriláteros verdes que compõem a bandeira de São Tomé e Príncipe são trapézios. Os trapézios são quadriláteros que possuem apenas um par de lados paralelos.

O professor levanta a questão do conceito de quadriláteros, ângulos retos e lados paralelos, propondo aos alunos que deem exemplos de outros quadriláteros e outros objetos conhecidos do dia a dia que apresentem lados paralelos e ângulos retos.

  • São Vicente: o nome dos quadriláteros que aparecem no centro da bandeira de São Vicente é losango. Os losangos são quadriláteros que possuem os quatro lados de mesma medida.

O professor pode levantar a questão: ¨o quadrado pode ser considerado um losango? E o losango pode ser considerado um quadrado?¨.

  • Tonga: o polígono formado por doze lados e doze ângulos é denominado dodecágono.

O professor propõe que os alunos desenhem ou identifiquem outros dodecágonos diferentes do apresentado na bandeira de Tonga.

  • Turquia: Nem todas as figuras geométricas que formam a bandeira da Turquia são polígonos, porque a lua que compõe a bandeira não é um polígono, pois é formada por linhas curvas.

O professor retoma o conceito de polígonos:¨ Polígonos são figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam.¨ Propõe que os alunos deem exemplos de alguns polígonos.

Propósito: Retomar o conceito de polígono e as características de alguns deles através do jogo da trilha das bandeiras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor faz um resumo da atividade e dos conceitos apresentados durante a aula.

Propósito: Fazer um fechamento, junto com a turma, do conteúdo estudado neste plano de aula.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor faz um resumo da atividade e dos conceitos apresentados durante a aula.

Propósito: Fazer um fechamento, junto com a turma, do conteúdo estudado neste plano de aula.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor desenha ou projeta a bandeira do Kwait na lousa e pede para que eles nomeiem os quadriláteros. Em seguida propõe que eles identifiquem os lados paralelos e os ângulos retos de cada polígono.

Propósito: Verificar a aplicação dos conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da identificação e características de polígonos.

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

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