Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Esquentando a Cuca com Cálculo Mental envolvendo adição e subtração
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações
Por: Paula Gilves
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e noções de adição e subtração.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Cartas numeradas
- Tabuleiro do jogo
- Projetor de slides
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
- E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
- Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?
Aquecimento
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Entregue uma filipeta de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento, professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O cálculo mental não precisa ser realizado rapidamente e sim corretamente, portanto pressionar os alunos para que encontrem o resultado rápido não é uma estratégia significativa. Para facilitar o entendimento dos demais alunos da turma, o aluno que for expor como pensou pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que assim todos os demais compreendam seu raciocínio. Neste momento é interessante chamar a lousa alunos que utilizaram estratégias diferentes, então você pode ao fim de cada explicação perguntar se alguém pensou diferente. Pode ser que nem todos se saiam tão bem se essa for a primeira atividade envolvendo cálculo mental que você propõe. O cálculo mental deve ser uma atividade permanente na sua rotina, para que assim, os alunos a desenvolvam com maior habilidade.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém mais pensou desta forma?
- Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar à lousa os alunos que você escolheu previamente)
Aquecimento
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que, assim como na situação anterior, registrem o resultado obtido na filipeta e, avise-os que você irá circulando pela sala olhando. Professor, proceda da mesma maneira que na situação anterior, observando e localizando alunos com dificuldades, fazendo questionamentos que o façam refletir, sendo capaz de perceber seu erro e superar as dificuldades diagnosticadas por você. Lembre-se professor que você deve ser um orientador, para que os alunos avancem em suas habilidades e estratégias e não um facilitador de acertos!
Solicite que os alunos compartilhem com os colegas como pensaram, registrando na lousa suas estratégias.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém mais pensou desta forma?
- Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar à lousa os alunos que você escolheu previamente)
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 9) = 20 minutos.
Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o tabuleiro e conjunto de fichas para cada grupo. Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se inteirar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.
Professor, seria interessante que cada aluno tivesse o seu próprio jogo para que pudessem levar para casa para jogar com sua família. Cada jogo possui 69 fichas, você pode trazê-las prontas para eles, ou pode ainda utilizar uma aula a mais para que eles mesmos confeccionam essas fichas com seu auxílio ou, se achar mais viável, pode solicitar que eles as preparem previamente em casa com o auxílio da família. Para que esse material dure mais, seria interessante confeccionar o tabuleiro em papel paraná, ou um papelão mais resistente e as fichas em papel canson. As fichas devem ser confeccionadas todas em uma única cor.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalhar autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.
Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.
Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.
Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis. Esclareça ou retome com os alunos a diferença entre linhas, colunas e diagonais para que não fique subentendido. Muitas vezes é comum algumas crianças se confundirem. Se achar pertinente, pode exemplificar na lousa.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.
Orientações: Professor, explique aos alunos que irão analisar como aconteceu o jogo Esquentando a Cuca com Maria e seus colegas. Explique que no caso de Maria era um trio. Nesta etapa da aula, sugiro reorganizar as carteiras da turma, de modo que todos possam interagir melhor. Uma sugestão seria organizá-las formando um U ou ainda de forma que os alunos fiquem dispostos como em um auditório.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- O que será que aconteceu com as crianças durante suas jogadas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.
Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.
Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E agora, alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 -15) = 15 minutos.
Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E aí, agora alguém teria escolhido um lugar diferente para colocar as fichas? Por quê? Onde?
- Já dá pra saber quem irá totalizar 1 000 primeiro? Por quê?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 -15) = 15 minutos.
Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- E aí, agora alguém teria escolhido um lugar diferente para colocar as fichas? Por quê? Onde?
- Já dá pra saber quem irá totalizar 1 000 primeiro? Por quê?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- De acordo com as fichas que eles pegaram, tem alguma criança que está mais perto de completar 1000? Quem?
- Onde essa criança teria que colocar sua ficha, imaginando que outro colega não vai pontuar antes dele?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.
Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Sabendo que o jogo irá continuar, há a possibilidade de outra criança somar 1 000? Por que não? (Professor, neste momento pode ser que algum aluno diga que a Karina pode jogar a ficha de número 50 e pontuar, porém faça-os refletir que o Bruno, ao totalizar 1 000, irá recolher as fichas que o fizeram chegar a este valor, o que afastará Karina do 1 000.)
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como Maria e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu desvendar o segredo?
- Vocês usaram a mesma operação para todas as situações?
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas situações mentalmente?
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos clicando aqui.
Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_02NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Discussão das soluções
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, verbalize as instruções propostas e, posteriormente, proponha uma discussão/reflexão sobre como os alunos realizaram os cálculos mentalmente. Caso a aula ocorra de forma assíncrona, você pode compartilhar com os alunos as instruções em formato de texto ou enviar um áudio para a turma.
Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fv3KubgxngR9eCH8mQJ9qUKaa6CPtJDqhTPyxtAys8s6bx392JSUtdE5qwnJ/ativaula-mat5-02num02.pdf
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Você pode compartilhar também no grupo que talvez possuam nas redes sociais, enviar por e-mail, disponibilizar impressões na escola, etc. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas considerações/reflexões e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre estratégias para realizar cálculo mental. Proponha que eles joguem “Esquentando a cuca” (jogo proposto na Atividade principal) com seus familiares, eles encontrar as regras e os moldes para fichas no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fv3KubgxngR9eCH8mQJ9qUKaa6CPtJDqhTPyxtAys8s6bx392JSUtdE5qwnJ/ativaula-mat5-02num02.pdf
Caso não seja possível a impressão sugira que os estudantes reproduzam suas fichas e o tabuleiro “a mão”.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e noções de adição e subtração.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Cartas numeradas
- Tabuleiro do jogo
- Projetor de slides