Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
Objetivos específicos
- Relacionar o algarismo com a quantidade;
- Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.
Conceito-chave
Registrar quantidades.
Recursos necessários
- 10 cartas numeradas de 1 a 10;
- 10 cartas ilustradas com quantidades de 1 a 10;
- Projetor;
- Atividade impressa.
Vocabulário que será adquirido nesta aula:
Associar, relacionar, algarismo
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Informe aos alunos que nessa aula eles jogarão o Jogo da Memória. Pergunte a eles se conhecem o jogo. Caso alguma criança conheça peça que explique rapidamente como se joga. Caso não conheçam, informe que irão aprender nessa aula.
Propósito: Informar o que será estudado na aula.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem o jogo da memória?
- Esse jogo possui regras? Quais?
- Por que esse jogo possui esse nome?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora, você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.
Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.
Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre o que acharam do jogo. Em seguida, peça que o vencedor de cada grupo apresente as cartas obtidas nas jogadas. Esse momento é importante, pois já ocorre a correção caso algum aluno tenha errado. Se isso acontecer, instigue os alunos para que eles percebam e façam os ajustes necessários. Ao final, diga aos alunos que o mais importante no jogo é a aprendizagem adquirida.
Propósito: Compartilhar a experiência do jogo.
Discuta com a turma:
- Gostaram do jogo?
- Foi fácil ou difícil?
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Projete e leia para os alunos a aprendizagem adquirida na aula de hoje. Peça que registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.
Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue a determinada atividade impressa para cada aluno e peça que realizem conforme solicitado. Leia a atividade para todos.
Propósito: Registrar a quantidade.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade complementar