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Plano de aula - Justificando Quantidades

POR: Simone de Oliveira da Silva 17/07/2018
Código: MAT1_01NUM06

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre registrar quantidades

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Relacionar o algarismo com a quantidade;
  • Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Registrar quantidades.

Recursos necessários

  • 10 cartas numeradas de 1 a 10;
  • 10 cartas ilustradas com quantidades de 1 a 10;
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Associar, relacionar, algarismo



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Informe aos alunos que nessa aula eles jogarão o Jogo da Memória. Pergunte a eles se conhecem o jogo. Caso alguma criança conheça peça que explique rapidamente como se joga. Caso não conheçam, informe que irão aprender nessa aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o jogo da memória?
  • Esse jogo possui regras? Quais?
  • Por que esse jogo possui esse nome?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora, você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre o que acharam do jogo. Em seguida, peça que o vencedor de cada grupo apresente as cartas obtidas nas jogadas. Esse momento é importante, pois já ocorre a correção caso algum aluno tenha errado. Se isso acontecer, instigue os alunos para que eles percebam e façam os ajustes necessários. Ao final, diga aos alunos que o mais importante no jogo é a aprendizagem adquirida.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo.

Discuta com a turma:

  • Gostaram do jogo?
  • Foi fácil ou difícil?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Projete e leia para os alunos a aprendizagem adquirida na aula de hoje. Peça que registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue a determinada atividade impressa para cada aluno e peça que realizem conforme solicitado. Leia a atividade para todos.

Propósito: Registrar a quantidade.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Relacionar o algarismo com a quantidade;
  • Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Registrar quantidades.

Recursos necessários

  • 10 cartas numeradas de 1 a 10;
  • 10 cartas ilustradas com quantidades de 1 a 10;
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Associar, relacionar, algarismo



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Informe aos alunos que nessa aula eles jogarão o Jogo da Memória. Pergunte a eles se conhecem o jogo. Caso alguma criança conheça peça que explique rapidamente como se joga. Caso não conheçam, informe que irão aprender nessa aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o jogo da memória?
  • Esse jogo possui regras? Quais?
  • Por que esse jogo possui esse nome?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora, você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre o que acharam do jogo. Em seguida, peça que o vencedor de cada grupo apresente as cartas obtidas nas jogadas. Esse momento é importante, pois já ocorre a correção caso algum aluno tenha errado. Se isso acontecer, instigue os alunos para que eles percebam e façam os ajustes necessários. Ao final, diga aos alunos que o mais importante no jogo é a aprendizagem adquirida.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo.

Discuta com a turma:

  • Gostaram do jogo?
  • Foi fácil ou difícil?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Projete e leia para os alunos a aprendizagem adquirida na aula de hoje. Peça que registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue a determinada atividade impressa para cada aluno e peça que realizem conforme solicitado. Leia a atividade para todos.

Propósito: Registrar a quantidade.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Relacionar o algarismo com a quantidade;
  • Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Registrar quantidades.

Recursos necessários

  • 10 cartas numeradas de 1 a 10;
  • 10 cartas ilustradas com quantidades de 1 a 10;
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Associar, relacionar, algarismo



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

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