10602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Justificando Quantidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre registrar quantidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone de Oliveira da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Relacionar o algarismo com a quantidade;
  • Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Registrar quantidades.

Recursos necessários

  • 10 cartas numeradas de 1 a 10;
  • 10 cartas ilustradas com quantidades de 1 a 10;
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Associar, relacionar, algarismo



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Informe aos alunos que nessa aula eles jogarão o Jogo da Memória. Pergunte a eles se conhecem o jogo. Caso alguma criança conheça peça que explique rapidamente como se joga. Caso não conheçam, informe que irão aprender nessa aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o jogo da memória?
  • Esse jogo possui regras? Quais?
  • Por que esse jogo possui esse nome?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora, você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre o que acharam do jogo. Em seguida, peça que o vencedor de cada grupo apresente as cartas obtidas nas jogadas. Esse momento é importante, pois já ocorre a correção caso algum aluno tenha errado. Se isso acontecer, instigue os alunos para que eles percebam e façam os ajustes necessários. Ao final, diga aos alunos que o mais importante no jogo é a aprendizagem adquirida.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo.

Discuta com a turma:

  • Gostaram do jogo?
  • Foi fácil ou difícil?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Projete e leia para os alunos a aprendizagem adquirida na aula de hoje. Peça que registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue a determinada atividade impressa para cada aluno e peça que realizem conforme solicitado. Leia a atividade para todos.

Propósito: Registrar a quantidade.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.

Objetivos específicos

  • Relacionar o algarismo com a quantidade;
  • Avaliar o aluno, buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Registrar quantidades.

Recursos necessários

  • 10 cartas numeradas de 1 a 10;
  • 10 cartas ilustradas com quantidades de 1 a 10;
  • Projetor;
  • Atividade impressa.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Associar, relacionar, algarismo



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Informe aos alunos que nessa aula eles jogarão o Jogo da Memória. Pergunte a eles se conhecem o jogo. Caso alguma criança conheça peça que explique rapidamente como se joga. Caso não conheçam, informe que irão aprender nessa aula.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem o jogo da memória?
  • Esse jogo possui regras? Quais?
  • Por que esse jogo possui esse nome?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora, você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Apresente o jogo para a turma, informando o material utilizado, o objetivo e as regras. Peça que iniciem o jogo. Enquanto as crianças jogam, circule pela sala observando como estão prosseguindo. Se necessário, intervenha. É importante que nessa hora você observe se as crianças já sabem fazer correspondência do número com a quantidade.

Propósito: Fazer correspondência do algarismo com a quantidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre o que acharam do jogo. Em seguida, peça que o vencedor de cada grupo apresente as cartas obtidas nas jogadas. Esse momento é importante, pois já ocorre a correção caso algum aluno tenha errado. Se isso acontecer, instigue os alunos para que eles percebam e façam os ajustes necessários. Ao final, diga aos alunos que o mais importante no jogo é a aprendizagem adquirida.

Propósito: Compartilhar a experiência do jogo.

Discuta com a turma:

  • Gostaram do jogo?
  • Foi fácil ou difícil?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Projete e leia para os alunos a aprendizagem adquirida na aula de hoje. Peça que registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Entregue a determinada atividade impressa para cada aluno e peça que realizem conforme solicitado. Leia a atividade para todos.

Propósito: Registrar a quantidade.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano