Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada que possui quadradinhos incompletos. Caso os alunos não compreendam a pergunta, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas com alguns quadradinhos pintados pela metade. Estimule-os a refletir sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram o que é uma malha quadriculada?
- Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada onde os quadradinhos aparecem pintados pela metade?
- Podemos deixar esses quadradinhos de fora?
- Como podemos calcular uma área como esta?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia do modelo de impressão aos alunos. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada, utilizando quadradinhos inteiros ou pela metade como unidade de medida.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual foi o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar suas estratégia para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo das possíveis estratégias para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima, é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como uma unidade de medida. Sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade: informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual foi o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar suas estratégia para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo das possíveis estratégias para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima, é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como uma unidade de medida. Sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade: informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual foi o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar suas estratégia para os colegas. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides com o passo a passo das possíveis estratégias para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima, é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como uma unidade de medida. Sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade: informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade.
Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer uma cópia do modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área da seta de duas pontas, utilizando a malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade. O Raio- X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Identifique e anote os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Vocês tiveram dificuldades? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado desta atividade?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio-X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio-X