Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: André Geraldo Cursino
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Objetivos específicos
- Desenvolver a compreensão do conceito de área;
- Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.
- Explorar o conceito de área utilizando diferentes estratégias.
- Encontrar a área em malha quadriculada com metade dos quadradinhos.
Conceito-chave
Área de figuras planas
Recursos necessários
Caderno, lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada que possui quadradinhos incompletos . Caso os alunos não compreendam a pergunta, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas em que alguns quadradinhos apareçam pintados pela metade. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram o que é malha quadriculada?
- Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada onde os quadradinhos aparecem pintados pela metade?
- Podemos deixar estes quadradinhos de fora?
- Como podemos calcular uma área como esta?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada utilizando quadradinhos inteiros ou pela metade como unidade de medida.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade, informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade, informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Caso o aluno opte pela segunda estratégia para resolver este problema, explique que usamos a multiplicação porque os mesmos números de quadradinhos se repetem, tanto nas linhas como nas colunas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
- Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
- Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade.
Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área da seta de duas pontas, utilizando a malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram dificuldades? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado desta atividade?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar