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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Àrea e o uso de metade de quadradinhos em malha quadriculada.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Área de figuras planas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de área;
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.
  • Explorar o conceito de área utilizando diferentes estratégias.
  • Encontrar a área em malha quadriculada com metade dos quadradinhos.

Conceito-chave

Área de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada que possui quadradinhos incompletos . Caso os alunos não compreendam a pergunta, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas em que alguns quadradinhos apareçam pintados pela metade. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.

Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que é malha quadriculada?
  • Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada onde os quadradinhos aparecem pintados pela metade?
  • Podemos deixar estes quadradinhos de fora?
  • Como podemos calcular uma área como esta?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada utilizando quadradinhos inteiros ou pela metade como unidade de medida.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade, informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade, informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Caso o aluno opte pela segunda estratégia para resolver este problema, explique que usamos a multiplicação porque os mesmos números de quadradinhos se repetem, tanto nas linhas como nas colunas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área da seta de duas pontas, utilizando a malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado desta atividade?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA21 - Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de área;
  • Encontrar a área de uma figura plana utilizando a malha quadriculada como recurso.
  • Explorar o conceito de área utilizando diferentes estratégias.
  • Encontrar a área em malha quadriculada com metade dos quadradinhos.

Conceito-chave

Área de figuras planas

Recursos necessários

Caderno, lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, utilizando uma malha quadriculada que possui quadradinhos incompletos . Caso os alunos não compreendam a pergunta, desenhe na lousa figuras geométricas em malhas quadriculadas em que alguns quadradinhos apareçam pintados pela metade. Questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.

Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área utilizando recursos diferenciados.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram o que é malha quadriculada?
  • Vocês já realizaram alguma atividade utilizando uma malha quadriculada onde os quadradinhos aparecem pintados pela metade?
  • Podemos deixar estes quadradinhos de fora?
  • Como podemos calcular uma área como esta?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto em malha quadriculada utilizando quadradinhos inteiros ou pela metade como unidade de medida.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade, informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Oriente os alunos também sobre os quadradinhos inteiros e os que estão pela metade, informe que as metades também compõem a superfície da figura, portanto precisam ser contados. Apresente a forma de solução acima, onde duas metades representam um quadradinho inteiro. Caso os alunos ainda não compreendam, faça alguns exemplos na lousa.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Ao apresentar a figura acima é importante salientar que o problema considerou os quadradinhos como unidade de medida, sendo assim, os alunos deveriam apenas contar cada um deles para resolver a situação. Caso o aluno opte pela segunda estratégia para resolver este problema, explique que usamos a multiplicação porque os mesmos números de quadradinhos se repetem, tanto nas linhas como nas colunas.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos inteiros?
  • Como fizeram para encontrar a área dos quadradinhos pela metade?
  • Seria possível chegar ao resultado de outra forma?
  • Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para encontrá-la utilizando uma malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área da seta de duas pontas, utilizando a malha quadriculada com quadradinhos inteiros e pela metade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área e malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
  • Como chegaram ao resultado desta atividade?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

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