Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_23GRM_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Mentimeter, Google Documentos, Google Apresentações, Google Formulários, Jamboard.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Iniciar o trabalho com os alunos a partir das questões apresentadas nas orientações ao professor, no campo “Discuta com a turma”. O professor pode fazer isso de maneira síncrona, via Google Meeet. Caso não haja tal possibilidade, o professor pode usar o Mentimeter como ferramenta de pesquisa inicial, usando as mesmas questões. Os resultados podem ser socializados pelo professor usando o Google Apresentações, para socializar com a turma ao compartilhar o link do arquivo.
Atividade principal
Propor aos alunos que tenham a representação da letra na malha quadriculada e identifiquem a área da mesma. Pedir que os alunos descrevam como encontraram a solução, registrando por escrito ou colocando digitalmente tais observações. Para o envio da resposta na forma digital, o professor pode sugerir aos alunos que façam uma cópia de um arquivo via Google Documentos que contenha a imagem do presente slide, para que os alunos registrem a explicação de como encontraram a área, além do valor da área solicitada.
Discussão das soluções
O professor pode listar todas as explicações de como foi identificada a área da letra A na malha quadriculada usando o Google Apresentações, para mostrar como a turma pensou sobre o problema. Isso também pode ser feito usando folhas impressas, porém, por questões econômicas, é possível que o professor trabalhe com menos exemplos de explicação, ao invés de usar todas as respostas dadas.
Sistematização
Sintetizar as respostas dadas pelos alunos, usando-as de exemplo quando possível para melhor explicar o conceito utilizado. O professor pode fazer isso via Google Apresentações, usando exemplos com outras letras na malha quadriculada para facilitar a explicação. Caso a turma não tenha acesso ao recurso digital, é possível fazê-lo em folha impressa.
Encerramento
Não é necessária esta etapa da forma que a adaptação foi pensada.
Raio X
Propor que os alunos resolvam a situação problema proposta, incluindo as questões indicadas no campo “Discuta com a turma”, das orientações ao professor. Isso pode ser feito usando o Google Formulários ou enviando uma atividade impressa aos alunos.
Convite às famílias
Enviar folha quadriculada aos alunos para que eles escrevam o próprio nome e o nome dos familiares, com a participação de todos da casa, para calcular a área ocupada por cada nome ao final.
Isso pode ser feito usando o Jamboard, com a interação dos familiares mesmo que digitalmente.