Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando décimos e centésimos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Calcular frações de quantidades discretas e contínuas, envolvendo décimos e centésimos.
Conceito-chave
Cálculo de frações unitárias.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para anotação.
- Saquinhos com 10 palitos de picolé (ou pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo), um saquinho para cada aluno.
- Saquinhos com 100 palitos de picolé (ou pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo), um saquinho para cada aluno.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Calcular frações de quantidades discretas e contínuas, envolvendo décimos e centésimos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Divida as crianças em duplas, trios ou grupos. Entregue para cada criança um saquinho com 10 palitos de picolé. Caso não tenha os palitos de picolé, você poderá trocar por pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo. Você também pode trocar os saquinhos por copinhos ou caixinhas, se necessário. Projete o slide para a turma, escreva-o no quadro ou entregue uma cópia para cada aluno. Leia o slide com os alunos e converse com eles, questionando sobre as perguntas do slide. Resolvam juntos a questão. Peça que alunos que têm respostas diferentes expliquem seus raciocínios para a turma e analisem o pensamento do colega, chegando a um consenso.
Propósito: Preparar os alunos para a aula, relembrando conceitos importantes.
Discuta com a turma:
- O que o denominador representa?
- E o numerador?
- O que podemos concluir quando o numerador é maior que o denominador?
- E quando o numerador e o denominador são iguais?
- Você já viu a palavra “décimo” em algo relacionado ao seu dia a dia? Onde?
Possível solução:
Podemos representar o saquinho utilizando a fração 10/10.
Um palito do saquinho todo representa 1/10.
Lemos frações com o denominador 10 como décimos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Entregue uma cópia da atividade principal para os alunos, projete o slide ou copie-o no quadro. Peça que os alunos leiam o slide e tentem resolver as perguntas individualmente. Dê alguns minutos para que pensem e anotem suas respostas. Caminhe pela sala observando como os alunos estão desenvolvendo seus raciocínios. Em seguida, peça que troquem ideias com seus colegas de grupo. Oriente que os que tiverem formas de resolver ou resultados diferentes expliquem uns aos outros como fizeram. É importante que todos os alunos pensem sobre a atividade e como chegar à resolução. Os alunos podem montar a figura na mesa, com os palitos, e depois registrá-la em uma folha ou em seu caderno.
Propósito: Calcular frações de quantidade envolvendo décimos e centésimos.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de calcular quantos palitos temos para cada figura?
- Há apenas uma figura possível com esse número de palitos?
- Você sabe outras figuras possíveis além da que você fez?
Material complementar
Resolução da atividade principal
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
- Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração; Jogo “Papa Todas de frações”.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Após resolverem o slide 4, entregue aos alunos um saquinho com 100 palitos. Distribua uma cópia da atividade principal para os alunos, projete este slide ou copie-o no quadro. Peça que os alunos leiam o slide e tentem resolver as perguntas individualmente. Dê alguns minutos para que pensem e anotem suas respostas. Caminhe pela sala observando como os alunos estão desenvolvendo seus raciocínios. Em seguida, peça que troquem ideias com seus colegas de grupo. Oriente que os que tiverem formas de resolver ou resultados diferentes expliquem uns aos outros como fizeram. É importante que todos os alunos pensem sobre a atividade e como chegar à resolução.
Propósito: Calcular frações de quantidade envolvendo décimos e centésimos.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma fração para representar o todo do saco?
- Podemos calcular essas quantidades de apenas uma maneira?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Entregue uma cópia da atividade principal para os alunos, projete o slide ou copie-o no quadro. Peça que os alunos leiam o slide e tentem resolver as perguntas individualmente. Dê alguns minutos para que pensem e anotem suas respostas. Caminhe pela sala observando como os alunos estão desenvolvendo seus raciocínios. Em seguida, peça que troquem ideias com seus colegas de grupo. Oriente que os que tiverem formas de resolver ou resultados diferentes expliquem uns aos outros como fizeram. É importante que todos os alunos pensem sobre a atividade e como chegar à resolução. Os alunos podem montar a figura na mesa, com os palitos, e depois registrá-la em uma folha ou em seu caderno.
Propósito: Calcular frações de quantidade envolvendo décimos e centésimos.
Discuta com a turma:
- Se eu dividir os palitos em 8 grupos, sobrarão palitos?
- E se eu dividir em seis grupos?
- Todos os colegas terão a mesma resposta na alínea l? Por que podem ter respostas diferentes?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Após os alunos terem resolvido a atividade, parta para esta sessão de slides. Inicie conversando com os alunos sobre as suas respostas e como chegaram até elas. Peça que alunos que fizeram de formas diferentes expliquem para a turma seu raciocínio, utilizando o quadro, se necessário. Converse com os alunos sobre as dúvidas que você observou durante a resolução. Certifique-se de que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução de cada atividade. Depois de conversar com os alunos, entregue uma cópia, projete o slide ou copie-o no quadro, como uma forma de registro.
Propósito: Socializar as respostas e formas de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Que figuras vocês montaram com os palitos?
- Como vocês descobriram quantos palitos deveriam usar?
- Há apenas uma forma de descobrir o número de palitos?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Converse com os alunos sobre as suas respostas e como chegaram até elas. Peça que alunos que fizeram de formas diferentes expliquem para a turma seu raciocínio, utilizando o quadro, se necessário. Converse com os alunos sobre as dúvidas que você observou durante a resolução. Certifique-se de que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução de cada atividade. Depois de conversar com os alunos, entregue uma cópia, projete o slide ou copie-o no quadro, como uma forma de registro.
Propósito: Socializar as respostas e formas de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês descobriram quantos palitos poderiam usar para a figura?
- Há apenas uma maneira de calcular quanto a fração representa do total de palitos?
- Há outras figuras possíveis de serem feitas com esse número de palitos?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Converse com os alunos sobre as suas respostas e como chegaram até elas. Peça que alunos que fizeram de formas diferentes expliquem para a turma seu raciocínio, utilizando o quadro, se necessário. Converse com os alunos sobre as dúvidas que você observou durante a resolução. Certifique-se de que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução de cada atividade. Depois de conversar com os alunos, entregue uma cópia, projete o slide ou copie-o no quadro, como uma forma de registro.
Propósito: Socializar as respostas e formas de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Quantos palitos o saco maior tem a mais do que o menor?
- Quando comparamos os dois sacos, que fração o saco menor representa do saco maior?
- Alguma vez já ouviram a palavra “centésimo”? Em qual situação?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Converse com os alunos sobre as suas respostas e como chegaram até elas. Peça que alunos que fizeram de formas diferentes expliquem para a turma seu raciocínio, utilizando o quadro, se necessário. Converse com os alunos sobre as dúvidas que você observou durante a resolução. Certifique-se de que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução de cada atividade. Depois de conversar com os alunos, entregue uma cópia, projete o slide ou copie-o no quadro, como uma forma de registro.
Propósito: Socializar as respostas e formas de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- Todos chegaram ao mesmo resultado?
- Quem chegou a um resultado diferente, pode explicar aos colegas como fez?
- Todos resolveram da mesma maneira?
- Quem resolveu de outra forma, pode explicar aos colegas como fez?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Converse com os alunos sobre as suas respostas e como chegaram até elas. Peça que alunos que fizeram de formas diferentes expliquem para a turma seu raciocínio, utilizando o quadro, se necessário. Converse com os alunos sobre as dúvidas que você observou durante a resolução. Certifique-se de que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução de cada atividade. Depois de conversar com os alunos, entregue uma cópia, projete o slide ou copie-o no quadro, como uma forma de registro.
Propósito: Socializar as respostas e formas de resolução dos alunos.
Discuta com a turma:
- De que maneira podemos representar essa divisão?
- Podemos representar cada um dos três grupos como ?? Por que não?
- Todos chegaram a mesma resposta na letra l? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slide 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Para finalizar o Painel de Soluções, projete, escreva no quadro ou entregue uma cópia. Leia este slide com os alunos. Instigue-os a pensar sobre onde veem décimos e centésimos em seu dia a dia. Espera-se que os alunos lembrem de décimos e centésimos de segundo, números decimais, entre outros.
Propósito: Socializar as ideias e percepções dos alunos sobre décimos e centésimos.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Converse com a turma sobre o que aprenderam na aula. A partir do que eles apresentaram no Painel de Soluções, proponha que expliquem de forma generalizada o que aprenderam na aula. Neste sentido, apresente este slide como um resumo do que foi dito pela turma. Você pode fazer outros questionamentos que julgar importante.
Propósito: Sistematizar o que foi feito e aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre a aula, sobre o que mais gostaram e o que poderia ter sido melhor. Relembre com eles o que foi feito e apresente este slide como um resumo.
Propósito: Resumir o que foi feito na aula.
Discuta com a turma:
- O que fizemos na aula de hoje?
- Aprendemos alguma palavra nova? Qual?
- O que poderia ter sido melhor?
- Qual parte você achou mais interessante?
- Você tem alguma curiosidade sobre a aula para compartilhar com os colegas?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- E se fossem três décimos? E cinco décimos?
- Há alguma outra fração que representa a mesma quantidade que cinco décimos?
- E se fosse um centésimo de R$ 2,00? E de R$ 5,00?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_08
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Formulários, Jamboard, Google Apresentações, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
O professor pode indicar o uso de palitos de fósforo, de grampos de cabelo, de cotonetes ou de materiais que possam ser agrupados em 10 para que a atividade aconteça. Ao invés do saquinho, pode-se usar um copinho ou um potinho. Os registros podem ser feitos no caderno do aluno ou enviados ao professor pelo Google Formulários.
Atividade principal
Propor que os alunos imaginem como seria se tivessem um saquinho com 100 unidades de palitos (ou do objeto que conseguiram juntar o grupo de 10 unidades inicialmente).
Discussão das soluções
As figuras que podem ser obtidas podem ser socializadas através de fotos das construções dos alunos usando o Jamboard para incluir tais imagens. As questões podem ser respondidas por escrito no caderno e discutidas via Google Meet, ou enviadas ao professor por papel (lembrando de incluir as questões indicadas nas orientações ao professor).
Sistematização
O professor pode organizar uma sequência de slides sobre o tema com o Google Apresentações, indicando o link para que os alunos acessem. Ou então sistematizar por escrito e enviar o material impresso. Inserir a etapa de Encerramento nesse movimento aqui.
Encerramento
Ver etapa anterior.
Raio X
Indicar a atividade para resolução dos alunos, inserindo as questões presentes na orientação ao professor.
Convite às famílias
Propor para a família que conversem com os alunos sobre o que eles percebem de diferença e semelhança entre o Sistema Monetário Brasileiro e as representações do metro como unidade da grandeza de comprimento, incluindo os decímetros e centímetros. Caso seja possível, eles podem produzir um vídeo sobre essa discussão e disponibilizá-lo via YouTube.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Calcular frações de quantidades discretas e contínuas, envolvendo décimos e centésimos.
Conceito-chave
Cálculo de frações unitárias.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca ou caderno dos alunos para anotação.
- Saquinhos com 10 palitos de picolé (ou pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo), um saquinho para cada aluno.
- Saquinhos com 100 palitos de picolé (ou pazinhas de sorvete, palitos de dente ou palitos de fósforo), um saquinho para cada aluno.
- Atividades impressas.