Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.
Objetivo específico
- Reconhecer e explorar os significados do sinal de associação em escritas aritméticas.
Conceito-chave
- Sinal de Associação.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Prepare o material antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa. Agrupe os alunos em duplas e entregue as cartelas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles calculem a pontuação para cada etapa do jogo. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.
Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas.
Discuta com a turma:
- Quais operações utilizamos para determinar o valor da pontuação final?
- Existe alguma forma de escrever a expressão aritmética, para determinar a pontuação final, que englobe todas as etapas do jogo? (Deixe que os alunos fiquem organizem da maneira que julgarem mais adequada, podemos retomar esta atividade nas atividades complementares)
Solução:
O aluno deverá encontrar os seguinte valores para a pontuação:
- Etapa 1 ? 10 pontos
- Etapa 2 ? 10 + 80 = 90 pontos
- Etapa 3 ? 90 . 3 = 270 pontos
- Etapa 4 ? 270 - 20 = 250 pontos
- Etapa 5 ? 250 + 100 = 350 pontos
- Etapa 6 ? 350 : 2 = 175 pontos
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem os significados de associação em escrita aritmética.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada fase do jogo?
- A pontuação da fase 1 e fase 2 é a mesma? Por que?
- Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
- Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
- Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
- (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que para alteramos a ordem de resolução das expressões matemáticas utilizamos os sinais de resolução. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade complementar