10598
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Significado dos sinais de associação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Sinal de Associação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.

Objetivo específico

  • Reconhecer e explorar os significados do sinal de associação em escritas aritméticas.

Conceito-chave

  • Sinal de Associação.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare o material antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa. Agrupe os alunos em duplas e entregue as cartelas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles calculem a pontuação para cada etapa do jogo. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas.

Discuta com a turma:

  • Quais operações utilizamos para determinar o valor da pontuação final?
  • Existe alguma forma de escrever a expressão aritmética, para determinar a pontuação final, que englobe todas as etapas do jogo? (Deixe que os alunos fiquem organizem da maneira que julgarem mais adequada, podemos retomar esta atividade nas atividades complementares)

Solução:

O aluno deverá encontrar os seguinte valores para a pontuação:

  • Etapa 1 ? 10 pontos
  • Etapa 2 ? 10 + 80 = 90 pontos
  • Etapa 3 ? 90 . 3 = 270 pontos
  • Etapa 4 ? 270 - 20 = 250 pontos
  • Etapa 5 ? 250 + 100 = 350 pontos
  • Etapa 6 ? 350 : 2 = 175 pontos

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem os significados de associação em escrita aritmética.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada fase do jogo?
  • A pontuação da fase 1 e fase 2 é a mesma? Por que?
  • Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
  • Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que para alteramos a ordem de resolução das expressões matemáticas utilizamos os sinais de resolução. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.

Objetivo específico

  • Reconhecer e explorar os significados do sinal de associação em escritas aritméticas.

Conceito-chave

  • Sinal de Associação.

Recursos necessários

  • Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 7 minutos.

Orientações: Prepare o material antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa. Agrupe os alunos em duplas e entregue as cartelas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles calculem a pontuação para cada etapa do jogo. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.

Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas.

Discuta com a turma:

  • Quais operações utilizamos para determinar o valor da pontuação final?
  • Existe alguma forma de escrever a expressão aritmética, para determinar a pontuação final, que englobe todas as etapas do jogo? (Deixe que os alunos fiquem organizem da maneira que julgarem mais adequada, podemos retomar esta atividade nas atividades complementares)

Solução:

O aluno deverá encontrar os seguinte valores para a pontuação:

  • Etapa 1 ? 10 pontos
  • Etapa 2 ? 10 + 80 = 90 pontos
  • Etapa 3 ? 90 . 3 = 270 pontos
  • Etapa 4 ? 270 - 20 = 250 pontos
  • Etapa 5 ? 250 + 100 = 350 pontos
  • Etapa 6 ? 350 : 2 = 175 pontos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos explorem os significados de associação em escrita aritmética.

Discuta com a turma:

  • Quais as possíveis escritas aritméticas para cada fase do jogo?
  • A pontuação da fase 1 e fase 2 é a mesma? Por que?
  • Há alguma relação entre a utilização dos sinais de associação e a ordem da resolução das operações?
  • Qual é a importância de utilizar os sinais de associação nas escritas aritméticas?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro,observamos que podemos utilizar os sinais de associação, e assim verificar que podemos determinar a ordem da resolução de uma expressão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Porque a pontuação da fase 1 e fase 2 se diferem?
  • Como faço para sistematizar a expressão da fase 2, de modo que iniciemos a resolução pela adição? (Enfatizar a ideia da utilização dos sinais de associação, bem como sua importância para a ordem da resolução das expressões)
  • (Auxiliar os alunos utilizar os sinais de associação, que devem ser utilizado aos pares)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que para alteramos a ordem de resolução das expressões matemáticas utilizamos os sinais de resolução. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, e enfatize que ao utilizá-los podemos alterar a ordem da resolução das expressões matemáticas.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, e os sinais de associação igualdade, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano