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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Calculando frações II

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Cálculo de frações.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaís Schulz,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF04MA09 - Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Calcular frações de quantidade, envolvendo meios, terços, quartos, quintos e sextos.

Conceito-chave

Cálculo de frações

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Materiais para a representação das frações (barbante, papel colorido, isopor, discos de pizza, marcadores, giz e lápis coloridos, etc.);
  • Réguas (suficientes para a turma);
  • Barbante ou lã.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Projete o slide, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos e converse com eles sobre o que lembram acerca dos assuntos comentados no slide. Você pode orientar os alunos para que completem os quadrinhos nas duplas e depois socializem com a turma. É importante que todos compreendam as respostas dos quadrinhos. Note que no quadro que diz “Um ….. é menor que um quarto.”, há várias respostas possíveis, como ?, ? ou ?. Sempre deixe claro para os alunos que o número fracionário (½, ?, ¼, …) é um número, e não um número sobre outro. Em outras palavras, cada fração é um número, não dois sobrepostos. Portanto, não lemos “um sobre dois”, “um sobre três”, mas sim, “um meio”, “um terço”.

Propósito: Relembrar conceitos que serão importantes para a aula.

Discuta com a turma:

  • Que outros números são menores que um quarto?
  • Qual a fração que representa a parte não pintada do quadrado?
  • Quanto é um quarto de uma dúzia de ovos? E um sexto?
  • Que estratégia a dupla usou para completar as frases?

Possíveis respostas:

? de uma dúzia de ovos são 4 ovos.

Lemos “um meio” quando há o número ½.

Um quinto é menor que um quarto. (ou sexto, oitavo, décimo, …)

A fração representada na imagem é ¼.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Projete o slide, escreva-o no quadro ou entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a atividade com os alunos e oriente para que resolvam primeiro individualmente para, em seguida, compartilhar a resolução com o colega. Permita que os alunos desenhem o percurso em uma folha em branco ou pedaço em branco do seu caderno, usando sua criatividade. Se o aluno desenhar um percurso com curva, que não possa ser medido com a régua, questione como ele pode medir o percurso. Você pode entregar um pedaço de barbante para que o aluno meça onde fica cada fração. Caminhe pela sala e observe as formas que os alunos estão desenvolvendo a atividade. Anote as dúvidas para que sejam resolvidas no Painel de Soluções. Intervenha com perguntas quando necessário, auxiliando o aluno a resolver a atividade.

Propósito: Relembrar a representação de frações, frações na reta numerada e as frações de quantidade.

Discuta com a turma:

  • O percurso precisa ser uma linha reta? Como posso medir um percurso que não é reto?
  • Como você irá garantir que colocou cada animal no local correto do percurso?
  • Qual animal foi o que andou mais? Quem ficou em segundo lugar? E quem andou menos?
  • Você e seu colega de dupla representaram da mesma forma?
  • Alguma dupla gostaria de mostrar aos colegas como desenhou o percurso?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Projete o slide, escreva-o no quadro ou entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a atividade com os alunos e oriente para que resolvam primeiro individualmente, para em seguida compartilhar a resolução com o colega. Na letra d, disponibilize materiais para que os alunos utilizem sua criatividade na representação das distâncias percorridas. Estimule para que os alunos demonstrem de forma diferente do que os colegas estão representando. Algumas sugestões: representando as frações com tiras ou discos de papel e comparando os pedaços (atentar apenas para que os discos/tiras inteiros tenham o mesmo tamanho), ou com barbante e pendurando um ao lado do outro, para comparar. Caminhe pela sala e observe as formas que os alunos estão desenvolvendo a atividade. Anote as dúvidas para que sejam resolvidas no Painel de Soluções. Intervenha com perguntas quando necessário, auxiliando o aluno a resolver a atividade.

Propósito: Relembrar a representação de frações, frações na reta numerada e as frações de quantidade.

Discuta com a turma:

  • Observe a diferença da distância percorrida pela tartaruga se a pista medisse 120 ou 240 metros. Agora observe a diferença da distância percorrida pelo cachorro. Para qual deles a diferença é maior? Por quê?
  • O que mais você observa sobre as distâncias percorridas nas pistas diferentes?
  • Como você pensou em representar as frações?
  • Quem representou de outras formas?
  • Há alguma outra forma possível que ninguém da turma utilizou?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão semelhantes às anotações de seus colegas?
  • Todos responderam da mesma forma?
  • Quem o fez de forma diferente, pode explicar como fez?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Como atividade complementar, você pode pedir que os alunos calculem as distâncias percorridas se o percurso tivesse outros comprimentos, como 250 ou 300 metros, de forma que os cálculos das distâncias não deem números inteiros. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
  • Todos percorreram o mesmo caminho para chegar a resposta?
  • Quem calculou de outra forma, pode explicar para a turma como fez?
  • Todos chegaram à mesma resposta?
  • Quem respondeu de forma diferente, pode explicar como fez?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Como atividade complementar, você pode pedir que os alunos calculem as distâncias percorridas se o percurso tivesse outros comprimentos, como 250 ou 300 metros, de forma que os cálculos das distâncias não deem números inteiros. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
  • Todos percorreram o mesmo caminho para chegar a resposta?
  • Quem calculou de outra forma, pode explicar para a turma como fez?
  • Todos chegaram à mesma resposta?
  • Quem respondeu de forma diferente, pode explicar como fez?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Espera-se que os alunos percebam que a ordem dos animais na reta numerada e no percurso é a mesma, e que as distâncias entre os animais são proporcionais. Estimule para que os alunos falem sobre a sua representação aos colegas e que façam perguntas caso algo não fique claro. Anotando uma ideia de representação diferente da que fizeram, os alunos demonstram que assimilaram a ideia do colega. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
  • Todos percorreram o mesmo caminho para chegar a resposta?
  • Quem calculou de outra forma, pode explicar para a turma como fez?
  • Todos chegaram à mesma resposta?
  • Quem respondeu de forma diferente, pode explicar como fez?
  • Você compreendeu a maneira que o seu colega representou as frações?
  • Há alguma representação possível diferente das feitas pela turma?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Converse com os alunos sobre a aula. Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos. Você pode pedir que os alunos anotem em seu caderno um breve resumo do que foi visto na aula.

Propósito: Resumir o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Como você e seu grupo abordaram o problema da aula de hoje?
  • Seus erros foram corrigidos? Ficou alguma dúvida?
  • O que mais gostaram na aula de hoje?
  • Aprenderam algo que não conheciam?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Em seguida, você pode propor aos alunos as atividades complementares, que podem ser realizadas na sala ou como tarefa de casa.

Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões do total foram utilizados para o palco? Que fração essa quantidade representa?
  • Se metade dos balões do arco eram amarelos, quantos balões amarelos havia no arco?
  • Há apenas uma forma de chegar à resposta?
  • Quem chegou a uma resposta diferente, pode explicar para a turma como fez?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

EF04MA09 - Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Calcular frações de quantidade, envolvendo meios, terços, quartos, quintos e sextos.

Conceito-chave

Cálculo de frações

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Materiais para a representação das frações (barbante, papel colorido, isopor, discos de pizza, marcadores, giz e lápis coloridos, etc.);
  • Réguas (suficientes para a turma);
  • Barbante ou lã.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas. Projete o slide, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos e converse com eles sobre o que lembram acerca dos assuntos comentados no slide. Você pode orientar os alunos para que completem os quadrinhos nas duplas e depois socializem com a turma. É importante que todos compreendam as respostas dos quadrinhos. Note que no quadro que diz “Um ….. é menor que um quarto.”, há várias respostas possíveis, como ?, ? ou ?. Sempre deixe claro para os alunos que o número fracionário (½, ?, ¼, …) é um número, e não um número sobre outro. Em outras palavras, cada fração é um número, não dois sobrepostos. Portanto, não lemos “um sobre dois”, “um sobre três”, mas sim, “um meio”, “um terço”.

Propósito: Relembrar conceitos que serão importantes para a aula.

Discuta com a turma:

  • Que outros números são menores que um quarto?
  • Qual a fração que representa a parte não pintada do quadrado?
  • Quanto é um quarto de uma dúzia de ovos? E um sexto?
  • Que estratégia a dupla usou para completar as frases?

Possíveis respostas:

? de uma dúzia de ovos são 4 ovos.

Lemos “um meio” quando há o número ½.

Um quinto é menor que um quarto. (ou sexto, oitavo, décimo, …)

A fração representada na imagem é ¼.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Projete o slide, escreva-o no quadro ou entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a atividade com os alunos e oriente para que resolvam primeiro individualmente para, em seguida, compartilhar a resolução com o colega. Permita que os alunos desenhem o percurso em uma folha em branco ou pedaço em branco do seu caderno, usando sua criatividade. Se o aluno desenhar um percurso com curva, que não possa ser medido com a régua, questione como ele pode medir o percurso. Você pode entregar um pedaço de barbante para que o aluno meça onde fica cada fração. Caminhe pela sala e observe as formas que os alunos estão desenvolvendo a atividade. Anote as dúvidas para que sejam resolvidas no Painel de Soluções. Intervenha com perguntas quando necessário, auxiliando o aluno a resolver a atividade.

Propósito: Relembrar a representação de frações, frações na reta numerada e as frações de quantidade.

Discuta com a turma:

  • O percurso precisa ser uma linha reta? Como posso medir um percurso que não é reto?
  • Como você irá garantir que colocou cada animal no local correto do percurso?
  • Qual animal foi o que andou mais? Quem ficou em segundo lugar? E quem andou menos?
  • Você e seu colega de dupla representaram da mesma forma?
  • Alguma dupla gostaria de mostrar aos colegas como desenhou o percurso?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (Slides 4 e 5).

Orientação: Projete o slide, escreva-o no quadro ou entregue uma cópia da atividade para cada aluno. Leia a atividade com os alunos e oriente para que resolvam primeiro individualmente, para em seguida compartilhar a resolução com o colega. Na letra d, disponibilize materiais para que os alunos utilizem sua criatividade na representação das distâncias percorridas. Estimule para que os alunos demonstrem de forma diferente do que os colegas estão representando. Algumas sugestões: representando as frações com tiras ou discos de papel e comparando os pedaços (atentar apenas para que os discos/tiras inteiros tenham o mesmo tamanho), ou com barbante e pendurando um ao lado do outro, para comparar. Caminhe pela sala e observe as formas que os alunos estão desenvolvendo a atividade. Anote as dúvidas para que sejam resolvidas no Painel de Soluções. Intervenha com perguntas quando necessário, auxiliando o aluno a resolver a atividade.

Propósito: Relembrar a representação de frações, frações na reta numerada e as frações de quantidade.

Discuta com a turma:

  • Observe a diferença da distância percorrida pela tartaruga se a pista medisse 120 ou 240 metros. Agora observe a diferença da distância percorrida pelo cachorro. Para qual deles a diferença é maior? Por quê?
  • O que mais você observa sobre as distâncias percorridas nas pistas diferentes?
  • Como você pensou em representar as frações?
  • Quem representou de outras formas?
  • Há alguma outra forma possível que ninguém da turma utilizou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão semelhantes às anotações de seus colegas?
  • Todos responderam da mesma forma?
  • Quem o fez de forma diferente, pode explicar como fez?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Como atividade complementar, você pode pedir que os alunos calculem as distâncias percorridas se o percurso tivesse outros comprimentos, como 250 ou 300 metros, de forma que os cálculos das distâncias não deem números inteiros. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
  • Todos percorreram o mesmo caminho para chegar a resposta?
  • Quem calculou de outra forma, pode explicar para a turma como fez?
  • Todos chegaram à mesma resposta?
  • Quem respondeu de forma diferente, pode explicar como fez?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Como atividade complementar, você pode pedir que os alunos calculem as distâncias percorridas se o percurso tivesse outros comprimentos, como 250 ou 300 metros, de forma que os cálculos das distâncias não deem números inteiros. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
  • Todos percorreram o mesmo caminho para chegar a resposta?
  • Quem calculou de outra forma, pode explicar para a turma como fez?
  • Todos chegaram à mesma resposta?
  • Quem respondeu de forma diferente, pode explicar como fez?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6, 7, 8 e 9).

Orientação: Finalizando a atividade principal, passe para essa etapa. Antes de trabalhar com os slides, você pode conversar com os alunos sobre como resolveram a atividade, tendo como base as observações que fez enquanto resolviam. Peça que alunos que resolveram de formas diferentes mostrem aos colegas que caminho seguiram para encontrar a solução. Entregue uma cópia do slide para os alunos, projete ou copie no quadro. Leia com a turma e faça perguntas de forma que os alunos solucionem suas dúvidas, ajudando uns aos outros. Espera-se que os alunos percebam que a ordem dos animais na reta numerada e no percurso é a mesma, e que as distâncias entre os animais são proporcionais. Estimule para que os alunos falem sobre a sua representação aos colegas e que façam perguntas caso algo não fique claro. Anotando uma ideia de representação diferente da que fizeram, os alunos demonstram que assimilaram a ideia do colega. Certifique-se que todos os alunos compreenderam pelo menos uma forma de resolução da atividade.

Propósito: Socializar as respostas dos alunos e verificar se estão corretas.

Discuta com a turma:

  • Suas anotações estão iguais às expostas nos slides?
  • Todos percorreram o mesmo caminho para chegar a resposta?
  • Quem calculou de outra forma, pode explicar para a turma como fez?
  • Todos chegaram à mesma resposta?
  • Quem respondeu de forma diferente, pode explicar como fez?
  • Você compreendeu a maneira que o seu colega representou as frações?
  • Há alguma representação possível diferente das feitas pela turma?
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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Converse com os alunos sobre a aula. Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos. Você pode pedir que os alunos anotem em seu caderno um breve resumo do que foi visto na aula.

Propósito: Resumir o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Como você e seu grupo abordaram o problema da aula de hoje?
  • Seus erros foram corrigidos? Ficou alguma dúvida?
  • O que mais gostaram na aula de hoje?
  • Aprenderam algo que não conheciam?
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Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Em seguida, você pode propor aos alunos as atividades complementares, que podem ser realizadas na sala ou como tarefa de casa.

Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • Quantos balões do total foram utilizados para o palco? Que fração essa quantidade representa?
  • Se metade dos balões do arco eram amarelos, quantos balões amarelos havia no arco?
  • Há apenas uma forma de chegar à resposta?
  • Quem chegou a uma resposta diferente, pode explicar para a turma como fez?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

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