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Jogo “Tapão da tabuada”

Matemática / Números

Alinhado à BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Resumo da aula

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Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Adquirir fluência com os fatos fundamentais da multiplicação.

Conceito-chave

Fatos fundamentais da multiplicação, cálculo mental, propriedades da multiplicação.

Recursos necessários

Lápis, papel, cartões de cartolina.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Multiplicação, tabuada, padrão, cálculo.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Projete ou desenhe a tabela na lousa e leia as perguntas. Explique aos alunos como funciona a tabela: Cada quadradinho deve ser preenchido com o produto dos números que aparecem na linha e na coluna correspondente do quadradinho. Dê um exemplo: Aponte um quadradinho e diga que ali deve ser escrito o produto entre tal e tal números, mostrando a linha e a coluna. Escreva o resultado. Peça aos alunos que, um a um, vão completando os resultados que lembram de memória ou que conseguem descobrir com base em resultados que forem preenchidos anteriormente. Isso pode ser feito na lousa ou, no caso de a escola possuir os recursos, em um documento compartilhado e projetado para toda a turma. Você também pode ir completando a tabela à medida em que os alunos vão falando em voz alta os resultados.

Quando a tabela já estiver parcialmente completada, vá pedindo aos alunos que identifiquem padrões e perguntando quais estratégias podem ser usadas para completar os resultados que ainda faltam. Isso será o foco do próximo slide, mas a discussão já pode ir começando enquanto a tabela é preenchida. Se a discussão se esgotar enquanto a tabela está sendo preenchida, não é necessário usar o próximo slide.

Propósito: Relembrar fatos fundamentais da multiplicação já fluentes e quais ainda trazem maiores dificuldades. Identificar padrões e discutir estratégias para descobrir produtos mais complicados.

Discuta com a turma:

  • Quais os produtos mais difíceis de serem lembrados?
  • Como é possível descobrir um produto que não sabemos a partir de outros que sabemos?
  • Vocês identificam alguns padrões nessa tabela?
  • Quais estratégias podem ser utilizadas quando não sabemos um resultado?

Material complementar para o professor

  • Leia o capítulo 11 (Ajudando as Crianças a Dominar os Fatos Fundamentais) de VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • Leia a matéria Um novo jeito de ensinar a tabuada. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/162/novo-jeito-ensinar-tabuada. Acesso em 15/01/2018.
  • Plano de aula sobre a tabela pitagórica (caso queira trabalhar a tabela por mais tempo): http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/tabela-pitagorica-para-aprender-multiplicacao. Acesso em 16/01/2018.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Projete a tabela completa com os sombreamentos ou sombreie a tabela completada na lousa. Pergunte aos alunos: Quais padrões podem ser identificados? Quais os produtos mais difíceis de serem lembrados? Como posso “descobrir” esses resultados a partir de produtos que já domino?

Possíveis padrões que serão identificados pelos alunos, entre outros: na tabuada do 5 todos os resultados terminam em 0 ou em 5; multiplicar por 5 é a metade de multiplicar por 10 (propriedade associativa); a tabuada do 4 é o dobro da tabuada do 2 (propriedade associativa); a tabuada do 6 é o dobro da tabuada do 3 (propriedade associativa); a tabuada do 8 é o dobro da tabuada do 4 (propriedade associativa); a tabuada do 7 é a soma das tabuadas do 3 e do 4 (propriedade distributiva); a tabuada do 9 é o triplo da do 3 (propriedade associativa); a tabela é simétrica porque 4 x 5 = 5 x 4 (propriedade comutativa).

Propósito: Identificar padrões e discutir estratégias para descobrir produtos mais complicados.

Discuta com a turma:

  • Quais padrões podem ser identificados?
  • Quais os produtos mais difíceis de serem lembrados?
  • Como posso “descobrir” esses resultados a partir de produtos que já domino?
  • Alguém gostaria de explicar sua estratégia para os colegas?

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Tapão da Tabuada”, para a prática dos fatos fundamentais da multiplicação. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, projete, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. É possível que alguns alunos já conheçam o jogo de cartas “Tapão”. Se houver tempo, as regras do jogo de cartas podem ser, inclusive, pesquisadas e as adaptações para o jogo da multiplicação elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas de mudanças serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.

Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.
  • Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal (regras)

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima as cartas. Serão necessários 3 a 6 ‘sets’ por tabuada, dependendo do número de jogadores de cada grupo. Idealmente, essas cartas devem ser impressas em um papel mais grosso (cartolina, colorset, etc.) ou podem ser impressas em papel comum e coladas em um papel mais grosso para maior durabilidade. Você pode plastificá-las se for possível. Use uma cor para cada tabuada, ou escreva no verso a que tabuada pertencem, para que a organização seja mais fácil. As cartas também podem ser construídas pelos alunos em um momento anterior, se for possível.

Organize grupos de 3 a 6 alunos para jogar. Pense previamente nos grupos de forma a criar agrupamentos produtivos (leia as matérias indicadas no material complementar para o professor). Cada grupo jogará com uma tabuada por vez, sendo esse jogo particularmente eficaz quando os alunos apresentam maiores dúvidas em tabuadas específicas. Disponibilizar 10 cartas para cada jogador, com os resultados de uma mesma tabuada em cada grupo. Por exemplo, um grupo com 4 jogadores que for jogar com a tabuada do 3 deverá ter 4 cartas com cada um dos seguintes números: 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30.

Proponha aos grupos que joguem o jogo independentemente. Embora a intenção seja que o cálculo seja mental, deixe disponível nas mesas papel e lápis caso algum aluno necessite escrever. Enquanto os alunos jogam, apenas circule entre eles, observando como eles jogam e calculam. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nos cálculos, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver. Entre rodadas, converse com os alunos utilizando as perguntas sugeridas abaixo. Faça anotações sobre o que observar e sobre o que os alunos falarem nesse momento. Os grupos podem jogar com uma tabuada uma rodada e trocar as cartas com outro grupo (outra tabuada). Assim, os alunos passarão por mais de uma tabuada na mesma aula.

Utilize o guia de intervenção para analisar dificuldades e realizar intervenções.

A solução desta atividade pode ser vista aqui.

Propósito: Praticar os fatos fundamentais da multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês estão utilizando?
  • Essa estratégia tem sido boa?
  • Vocês estão compartilhando estratégias?
  • Quem aprendeu uma boa estratégia com um colega?
  • Quais as dificuldades que apareceram?
  • Como as dificuldades foram resolvidas?
  • Essa tabuada já está fluente para todos do grupo?
  • Quais produtos ainda necessitam mais raciocínio?
  • Como é possível lembrar esses produtos mais facilmente

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Peça aos alunos que compartilhem estratégias e dificuldades que usaram e enfrentaram durante o jogo. Peça que 3 ou 4 alunos compartilhem como resolveram as dificuldades ou como um colega lhe explicou os possíveis equívocos. Pergunte se alguém usou diferentes estratégias dependendo dos números envolvidos. Peça que compartilhem. Nesse momento, retome as anotações que você fez durante a observação do jogo e convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, de acordo com o que foi observado. Dessa forma, haverá uma variedade a ser discutida. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia. Converse também com os alunos sobre quais os fatos fundamentais nos quais eles já apresentam fluência, aqueles cujo resultado já é automático, e quais ainda necessitam maior raciocínio e tempo para se saber o resultado.

Propósito: Discutir estratégias e dificuldades encontradas durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias você utilizou durante o jogo?
  • A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
  • O que você aprendeu com a sua estratégia?
  • Em que situação cada estratégia foi mais utilizada?
  • Quais as dificuldades que apareceram?
  • Como as dificuldades foram resolvidas?
  • Quais os fatos fundamentais que vocês já dominam?
  • Quais ainda necessitam mais tempo para saber o resultado?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as atividades feitas nesta aula e o que foi aprendido. Retome com os alunos os fatos fundamentais já fluentes e aqueles mais complicados. Peça que compartilhem estratégias para lembrá-los. Anote as contribuições na lousa, de forma que fiquem visíveis para todos.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o que foi estudado.

Discuta com a turma:

  • O que fizemos nessa aula?
  • O que aprendemos ou praticamos nessa aula?
  • Quais os fatos fundamentais já fluentes para vocês?
  • Quais estratégias vocês usam para lembrar mais facilmente alguns resultados?
  • O que você aprendeu nessa aula que você ainda não sabia?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Para finalizar a aula, apresente o exercício para os alunos. Você poderá projetá-lo ou imprimi-lo. Peça aos alunos que leiam e resolvam individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.

Discuta com a turma:

  • Sobre o que foi a nossa aula hoje?
  • O que você aprendeu com ela?
  • Quando não sabemos automaticamente um fato fundamental, como podemos descobrir a resposta rapidamente?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Adquirir fluência com os fatos fundamentais da multiplicação.

Conceito-chave

Fatos fundamentais da multiplicação, cálculo mental, propriedades da multiplicação.

Recursos necessários

Lápis, papel, cartões de cartolina.

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Multiplicação, tabuada, padrão, cálculo.





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