Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Coleta e representação de dados
Plano 3 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Realizar uma pesquisa estatística prestando atenção em cada etapa e representando os dados coletados.
Conceito-chave
Pesquisa e representação de dados.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: No aquecimento devemos levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre a pesquisa estatísticas. É importante relembrar conceitos fundamentais, tais como população, tipo de variáveis, e as formas de registrar os dados obtidos. Peça aos alunos que pensem em um tema de pesquisa, algo de seu interesse, que eles queiram saber, e qual pergunta de pesquisa, que trará a resposta desejada, questione-os sobre quem eles acham que poderia ser a população entrevistada, ou seja, “sua pergunta pode ser feita a turma? A sua família?” Indique quem poderia participar da sua pesquisa. Assim, o aluno pensará em como inicia-se uma pesquisa, e nas atividades seguintes, ele terá que analisar dados já coletados, representando-os através de gráficos e tabelas, comunicando os resultados.
Propósito: Promover a familiaridade com a pesquisa e registro de dados.
Discuta com a turma:
- Os temas escolhidos foram os mesmos para a turma?
- Se investigarmos os diferentes temas escolhidos pela turma isto já pode ser considerado como uma pesquisa?
- Como você definiu a pergunta a ser feita?
- Como podemos representar os dados dessa pesquisa?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações: Trabalharemos, nesta aula, as etapas de uma pesquisa. Antes de pedir aos alunos que desenvolvam sua pesquisa, mostraremos um exemplo em que já está apresentado os resultados de uma pesquisa. Questione os alunos sobre qual o tema a pesquisa refere-se, qual a população utilizada, no slide 5, temos sugestões de questionamentos a serem feitos, que podem auxiliar na reflexão sobre as etapas percorridas, até a apresentação dos dados de uma pesquisa por meio de gráficos. Peça que os alunos respondam as questões propostas
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.
Propósito: Antecipar os passos de uma pesquisa estatística.
Discuta com a turma:
- Qual vocês acham que foi o tema da pesquisa mostrada?
- Quem foi entrevistado nesta pesquisa?
- Qual pergunta foi feita aos entrevistados?
- De qual maneira foram representados os dados desta pesquisa?
- A população tem deve ter alguma relação com o tema?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações: Trabalharemos, nesta aula, as etapas de uma pesquisa. Antes de pedir aos alunos que desenvolvam sua pesquisa, mostraremos um exemplo em que já está apresentado os resultados de uma pesquisa. Questione os alunos sobre qual o tema a pesquisa refere-se, qual a população utilizada, no slide 5, temos sugestões de questionamentos a serem feitos, que podem auxiliar na reflexão sobre as etapas percorridas, até a apresentação dos dados de uma pesquisa por meio de gráficos. Peça que os alunos respondam as questões propostas
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.
Propósito: Antecipar os passos de uma pesquisa estatística.
Discuta com a turma:
- Qual vocês acham que foi o tema da pesquisa mostrada?
- Quem foi entrevistado nesta pesquisa?
- Qual pergunta foi feita aos entrevistados?
- De qual maneira foram representados os dados desta pesquisa?
- A população tem deve ter alguma relação com o tema?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)
Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.
Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.
Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Para quem foram feitas a pergunta?
- Como registrar as respostas dos entrevistados?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)
Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.
Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.
Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Para quem foram feitas a pergunta?
- Como registrar as respostas dos entrevistados?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)
Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.
Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.
Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Para quem foram feitas a pergunta?
- Como registrar as respostas dos entrevistados?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, relembre os conceitos estatísticos presentes numa pesquisa, tais como: população e variável. A população é o conjunto que estamos pesquisando, e as variáveis são as características que queremos pesquisar sobre essa população. Como podemos levantar informações sobre o tema de nossa pesquisa, e de que maneiras podemos registrar os resultados. Discuta as formas de representação de dados abordadas na aula, ou seja, tabelas e gráfico de barras.
Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)
ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome as etapas da pesquisa estatística, discutindo os conceitos estatísticos envolvidos, tais como população, tipos de variáveis, tabelas e gráficos adequados para representação do conjunto de dados.
Propósito: Promover um encerramento e consolidação das ideias discutidas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12).
Orientações: Peça aos alunos que analisem a situação dada, nela está representada a preferência de animal de estimação de um grupo de amigos. Partindo da análise da tabela, o aluno deverá reorganizá-la, agrupando as informações dadas, de forma a evidenciar a preferência entre meninos e meninas. O intuito é que percebam a melhoria na interpretação de dados quando estes estão melhor distribuídos, evidenciando que existem variadas formas de organização destes em tabelas. Nas perguntas propostas o aluno terá a oportunidade de fazer análise de dados.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro de uma pesquisa.
Propósito: Fazer com que os alunos analisem dados tabelados, pensando em formas diferentes de organização dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Em qual tabela você encontrou maior facilidade de interpretar os dados?
- A pesquisa conseguiu definir um animal preferido entre os amigos?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12).
Orientações: Peça aos alunos que analisem a situação dada, nela está representada a preferência de animal de estimação de um grupo de amigos. Partindo da análise da tabela, o aluno deverá reorganizá-la, agrupando as informações dadas, de forma a evidenciar a preferência entre meninos e meninas. O intuito é que percebam a melhoria na interpretação de dados quando estes estão melhor distribuídos, evidenciando que existem variadas formas de organização destes em tabelas. Nas perguntas propostas o aluno terá a oportunidade de fazer análise de dados.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro de uma pesquisa.
Propósito: Fazer com que os alunos analisem dados tabelados, pensando em formas diferentes de organização dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Em qual tabela você encontrou maior facilidade de interpretar os dados?
- A pesquisa conseguiu definir um animal preferido entre os amigos?
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Planilhas.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Usando o Google Formulários você pode fazer uma pesquisa com os alunos sobre qual tema seria o mais interessante de ser pesquisado por eles. Você pode restringir as respostas usando de alternativas ou deixar esse campo aberto para preenchimento. É importante que você insira as questões presentes nas orientações ao professor, adaptadas para essa proposta.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode apresentar somente as questões adaptadas para uma situação hipotética: “Caso você quisesse saber qual o tema que mais interessa sua turma a pesquisar, como você faria? Quais seriam os passos necessários?”.
Atividade principal
Organize o gráfico da atividade (slide 3) seguido das questões (slide 4) desta etapa, além das questões presentes nas orientações ao professor, usando o Google Formulários ou uma folha impressa.
Para que os alunos façam uma pesquisa, você pode propor que eles utilizem o próprio Google Formulários, caso tenham intimidade com as ferramentas Google, ou que façam a pesquisa por telefone/mensagens, registrando os dados em tabelas (o que pode ser feito também usando o Google Planilhas). Essa pesquisa também pode ser registrada em papel, desde que o contato telefônico seja possível para tal atividade (áudio ou mensagens).
Você pode apresentar os exemplos desta etapa para que os alunos se acostumem com o formato da pesquisa e de como podem ser feitas as perguntas, para terem uma ideia inicial. É importante que eles enviem a você os dados pesquisados e um breve relato de como foi fazer a pesquisa, quais os procedimentos utilizados etc.
Discussão das soluções
Você pode dar uma devolutiva individual para os resultados de cada um dos alunos que enviaram a atividade, sempre lembrando de fazer boas perguntas que levem o aluno a pensar sobre suas construções ao invés de dizer como fazer o certo.
Sistematização
Apresente os dados do slide desta etapa para que os alunos consigam escrever na etapa seguinte (Encerramento) um resumo do que aprenderam nesta aula.
Encerramento
Ver etapa anterior.
Raio X
Você pode organizar a atividade desta etapa usando o Google Planilhas, para que os alunos respondam a você usando uma cópia do arquivo e encaminhando o link de compartilhamento. Dê as devolutivas necessárias via comentários no arquivo.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode usar a mesma proposta em folhas impressas.
Convite às famílias
Convide a família a auxiliar o aluno no processo de pesquisa indicado na etapa da Atividade Principal.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objetivo específico
Realizar uma pesquisa estatística prestando atenção em cada etapa e representando os dados coletados.
Conceito-chave
Pesquisa e representação de dados.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.