10593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Coleta e representação de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Pesquisa e representação de dados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_27PES_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Planilhas.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Usando o Google Formulários você pode fazer uma pesquisa com os alunos sobre qual tema seria o mais interessante de ser pesquisado por eles. Você pode restringir as respostas usando de alternativas ou deixar esse campo aberto para preenchimento. É importante que você insira as questões presentes nas orientações ao professor, adaptadas para essa proposta.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode apresentar somente as questões adaptadas para uma situação hipotética: “Caso você quisesse saber qual o tema que mais interessa sua turma a pesquisar, como você faria? Quais seriam os passos necessários?”.

Atividade principal
Organize o gráfico da atividade (slide 3) seguido das questões (slide 4) desta etapa, além das questões presentes nas orientações ao professor, usando o Google Formulários ou uma folha impressa.
Para que os alunos façam uma pesquisa, você pode propor que eles utilizem o próprio Google Formulários, caso tenham intimidade com as ferramentas Google, ou que façam a pesquisa por telefone/mensagens, registrando os dados em tabelas (o que pode ser feito também usando o Google Planilhas). Essa pesquisa também pode ser registrada em papel, desde que o contato telefônico seja possível para tal atividade (áudio ou mensagens).
Você pode apresentar os exemplos desta etapa para que os alunos se acostumem com o formato da pesquisa e de como podem ser feitas as perguntas, para terem uma ideia inicial. É importante que eles enviem a você os dados pesquisados e um breve relato de como foi fazer a pesquisa, quais os procedimentos utilizados etc.

Discussão das soluções
Você pode dar uma devolutiva individual para os resultados de cada um dos alunos que enviaram a atividade, sempre lembrando de fazer boas perguntas que levem o aluno a pensar sobre suas construções ao invés de dizer como fazer o certo.

Sistematização
Apresente os dados do slide desta etapa para que os alunos consigam escrever na etapa seguinte (Encerramento) um resumo do que aprenderam nesta aula.

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
Você pode organizar a atividade desta etapa usando o Google Planilhas, para que os alunos respondam a você usando uma cópia do arquivo e encaminhando o link de compartilhamento. Dê as devolutivas necessárias via comentários no arquivo.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode usar a mesma proposta em folhas impressas.

Convite às famílias
Convide a família a auxiliar o aluno no processo de pesquisa indicado na etapa da Atividade Principal.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_27PES03

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas