10592
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Como dividir as figurinhas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre explorar a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

[EF06MA14] Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Permita que discutam a situação proposta e que usem materiais manipuláveis para representar a situação, caso queiram. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações propostas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre nas suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Se você fosse a Karina, como você dividiria as suas tampinhas?
  • Se você fosse o irmão de Karina, como gostaria que as tampinhas fossem divididas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que em um problema de divisão, nem sempre a solução é obtida pela divisão em duas partes iguais, pois há problemas que propõem dividir em duas partes desiguais.

Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Resolver problemas que envolvam a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

[EF06MA14] Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Permita que discutam a situação proposta e que usem materiais manipuláveis para representar a situação, caso queiram. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações propostas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre nas suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Se você fosse a Karina, como você dividiria as suas tampinhas?
  • Se você fosse o irmão de Karina, como gostaria que as tampinhas fossem divididas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que em um problema de divisão, nem sempre a solução é obtida pela divisão em duas partes iguais, pois há problemas que propõem dividir em duas partes desiguais.

Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Resolver problemas que envolvam a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 6º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a reconhecer que uma igualdade matemática não se altera ao se operar igualmente os dois membros e a determinar valores desconhecidos na resolução de problemas a partir dessa noção; exploração dos sinais de associação e da ordem de resolução das operações em uma escrita aritmética; exploração de regularidades em sequências; problemas que tratam da divisão em partes proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano