Objetivos
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Machado Pinheiro
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
[EF06MA14] Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Objetivos específicos
Explorar a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.
Conceito-chave
Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais.
Recursos necessários
- Caderno, lápis e borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Permita que discutam a situação proposta e que usem materiais manipuláveis para representar a situação, caso queiram. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações propostas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre nas suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.
Discuta com a turma:
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- Se você fosse a Karina, como você dividiria as suas tampinhas?
- Se você fosse o irmão de Karina, como gostaria que as tampinhas fossem divididas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.
Discuta com a turma:
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste slide apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que em um problema de divisão, nem sempre a solução é obtida pela divisão em duas partes iguais, pois há problemas que propõem dividir em duas partes desiguais.
Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Resolver problemas que envolvam a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.
Materiais complementares: