10590
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Investigação de padrões em operações: entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_15ALG_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Apresentações, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Aquecimento
Apresentar a atividade e pedir que eles respondam-na, além de responderem às questões presentes nas orientações ao professor.

Atividade principal
Pedir que os alunos resolvam a situação no caderno para discutir as soluções na etapa seguinte.

Discussão das soluções
O professor pode abrir um arquivo usando o Google Documentos para que os alunos insiram suas resoluções, as quais ficarão expostas para toda a turma acessar e conhecer as estratégias. Caso o professor perceba que uma ou outra estratégia não tenha aparecido, ele pode complementar essa etapa usando o Google Apresentações com os slides presentes nesta etapa para enviar o link aos alunos.
Caso a turma não use dos recursos digitais, o professor pode fazer esse levantamento das resoluções e socializar os slides impressos após a resolução da Atividade Principal, inserindo as questões presentes nas orientações ao professor.

Sistematização
Propor que os alunos criem uma sequência de desafios usando o Google Formulários para serem trocados com toda a turma, lembrando de fazerem uma explicação inicial sobre o que aprenderam nesta aula. Fechar os desafios com uma pergunta sobre o que aprenderam com os desafios para que os demais colegas respondam, atendendo à etapa seguinte (Encerramento).

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
O professor pode incluir mais uma situação ao Raio X para que os alunos pratiquem um pouco mais sobre o tema abordado, seja na resolução escrita ou via Google Formulários, lembrando sempre de incluir as questões presentes nas orientações ao professor.

Convite às famílias
Convidar os alunos a criarem, junto com a família, uma lista de enigmas matemáticos a partir das operações de multiplicação e divisão com resto zero como sendo inversas.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_15ALG03

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas