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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Investigação de padrões em operações: entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações inversas entre multiplicação e divisão a partir de situações problemas.
  • Compreender que as operações de multiplicação e divisão são inversas e que envolvem um significado.

Conceito-chave

  • Investigação de padrões em operações: entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Vocabulário

  • Multiplicação.
  • Divisão.
  • Inversa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor,
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do slide com a turma e questione: É possível identificar qual é o número que está faltando em cada uma das operações? Reserve 3 minutos para que os alunos pensem e tentem resolver. Depois questione oral e coletivamente quais as estratégias que eles elaboraram para responder. Peça que alguns alunos apresentem a forma como pensaram para os colegas, e discuta com a turma. No primeiro caso, os alunos devem perceber que se 8 vezes algum número resulta em 32, então 32 dividido por 8 nos indica qual é esse número. Neste caso, como 32 dividido por 8 é 4, o número oculto é 4. Seguindo a mesma ideia, no segundo caso, um número vezes 5 é igual a 45. Então, 45 dividido por 5 é igual a este número. Como 45 dividido por 5 é igual a 9, então 9 é o número oculto. No terceiro caso, algum número dividido por 3 é igual a 7. Então podemos pensar que em uma divisão foram formados 3 grupos com 7 elementos. Isso significa que 3 x 7 é igual à quantidade que foi dividida. Neste caso 3 x 7 = 21. Portanto 21 é o número oculto. Alguns alunos podem pensar diretamente na tabuada para responder os enigmas. Deixe que eles comentem como pensaram.

Propósito: Introduzir as relações inversas entre as operações de multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível identificar os números ocultos?
  • Como vocês fariam?
  • Por onde podemos começar a pensar na solução?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia as questões com os alunos e proponha que respondam, trabalhando em duplas. Permita que eles utilizem diferentes estratégias para encontrar a solução. Acompanhe o trabalho das duplas, observando os caminhos utilizados por eles para resolver e auxiliando através de questionamentos sempre que necessário.

Propósito: Explorar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero como diferentes possibilidades de solução para um problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
  • Por que vocês escolheram esta forma de solução?
  • É possível resolver de outra maneira?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos passe para o próximo slide.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero e os significados envolvidos.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientação: Apresente o slide aos alunos para recordar, através de alguns exemplos trabalhados durante a aula, que foi possível pensar de diferentes formas para solucionar as questões. Destaque que o importante é estar atento às informações que são fornecidas e ao que desejamos saber. Assim podemos elaborar diferentes estratégias de solução. Pensar de maneira inversa é uma estratégia interessante em muitos casos, pois pode ser uma forma mais rápida de identificar a resposta.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero e os significados envolvidos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce que assim como acontece com as operação de adição e subtração, a multiplicação e a divisão também são operações inversas uma da outra e que saber disso pode nos ajudar muito a resolver problemas.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, respondendo cada uma das questões. Para isso eles devem refletir sobre o que foi estudado sobre as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Propósito: Aplicar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero e os significados envolvidos para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos identificar que operação devemos usar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina  Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações inversas entre multiplicação e divisão a partir de situações problemas.
  • Compreender que as operações de multiplicação e divisão são inversas e que envolvem um significado.

Conceito-chave

  • Investigação de padrões em operações: entre multiplicação e divisão com resto zero com os números naturais.

Vocabulário

  • Multiplicação.
  • Divisão.
  • Inversa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor,
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do slide com a turma e questione: É possível identificar qual é o número que está faltando em cada uma das operações? Reserve 3 minutos para que os alunos pensem e tentem resolver. Depois questione oral e coletivamente quais as estratégias que eles elaboraram para responder. Peça que alguns alunos apresentem a forma como pensaram para os colegas, e discuta com a turma. No primeiro caso, os alunos devem perceber que se 8 vezes algum número resulta em 32, então 32 dividido por 8 nos indica qual é esse número. Neste caso, como 32 dividido por 8 é 4, o número oculto é 4. Seguindo a mesma ideia, no segundo caso, um número vezes 5 é igual a 45. Então, 45 dividido por 5 é igual a este número. Como 45 dividido por 5 é igual a 9, então 9 é o número oculto. No terceiro caso, algum número dividido por 3 é igual a 7. Então podemos pensar que em uma divisão foram formados 3 grupos com 7 elementos. Isso significa que 3 x 7 é igual à quantidade que foi dividida. Neste caso 3 x 7 = 21. Portanto 21 é o número oculto. Alguns alunos podem pensar diretamente na tabuada para responder os enigmas. Deixe que eles comentem como pensaram.

Propósito: Introduzir as relações inversas entre as operações de multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível identificar os números ocultos?
  • Como vocês fariam?
  • Por onde podemos começar a pensar na solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia as questões com os alunos e proponha que respondam, trabalhando em duplas. Permita que eles utilizem diferentes estratégias para encontrar a solução. Acompanhe o trabalho das duplas, observando os caminhos utilizados por eles para resolver e auxiliando através de questionamentos sempre que necessário.

Propósito: Explorar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero como diferentes possibilidades de solução para um problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
  • Por que vocês escolheram esta forma de solução?
  • É possível resolver de outra maneira?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

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Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

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Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 a 14)

Orientação: Questione as duplas sobre as estratégias que utilizaram para resolver. Depois apresente as sugestões de solução dos slides. Destaque que para cada questão é possível pensar de diferentes formas, e elaborar diferentes estratégias para encontrar a resposta. É possível pensar por meio de uma multiplicação, ou de uma divisão. Isso é possível devido às relações inversas entre multiplicação e divisão. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Caso haja alguma solução equivocada, utilize esse momento para discutir com a turma onde ocorreu o equívoco.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos e apresentar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Há mais de uma forma de resolver?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Será que é possível resolver utilizando operações diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos passe para o próximo slide.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero e os significados envolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 15 e 16)

Orientação: Apresente o slide aos alunos para recordar, através de alguns exemplos trabalhados durante a aula, que foi possível pensar de diferentes formas para solucionar as questões. Destaque que o importante é estar atento às informações que são fornecidas e ao que desejamos saber. Assim podemos elaborar diferentes estratégias de solução. Pensar de maneira inversa é uma estratégia interessante em muitos casos, pois pode ser uma forma mais rápida de identificar a resposta.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero e os significados envolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e reforce que assim como acontece com as operação de adição e subtração, a multiplicação e a divisão também são operações inversas uma da outra e que saber disso pode nos ajudar muito a resolver problemas.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, respondendo cada uma das questões. Para isso eles devem refletir sobre o que foi estudado sobre as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero.

Propósito: Aplicar as relações inversas entre multiplicação e divisão com resto zero e os significados envolvidos para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos identificar que operação devemos usar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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