Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_14GRM08
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode realizar a atividade conforme as instruções, mas cada aluno deverá pensar individualmente. Avalie se há necessidade de realizarem a atividade impressa. Ao terminarem, faça a discussão das soluções, como indicado no plano.
Aula assíncrona: Envie a impressão ou imagens da atividade (conforme modelo do plano) para que os alunos realizem. Se não tiverem acesso à impressão podem apenas responder e indicar a ordem das caixas. Envie questões para que expliquem suas estratégias e justifiquem suas escolhas.
1. EXPLIQUE COMO VOCÊ FEZ PARA ESTIMAR QUAL CAIXA FICARIA MAIS PESADA.
2. CONSEGUIU PENSAR EM OUTRA ALTERNATIVA? SE SIM, PORQUE ENTÃO ESCOLHEU ESTA?
3. EXPLIQUE A SUA ESCOLHA PARA A CAIXA MAIS LEVE.
Peça que te enviem suas respostas. Se necessário, um adulto poderá ser o leitor e ou escriba.
Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento contendo as aprendizagens da aula, com base no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre estimativa de peso das coisas. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.