10588
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Estimando massas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Estimar medidas de massas a partir de meios não padronizados

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Objetivos específicos

Estimar medidas de massas a partir de meios não padronizados.

Conceito-chave

Medidas não padronizadas de massa.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 1 (uma) caixa de sapato comum;
  • Alguns pés de meia, alguns brinquedos  de materiais diversos e alguns copos de diferentes materiais (vidro, plástico, alumínio).*

* Estes objetos são sugestões, a falta deles não irá prejudicar o andamento da aula.


Tempo sugerido: 2minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a pergunta da projeção para as crianças. Após a discussão diga que nesta aula as crianças farão estimativas utilizando diferentes maneiras de medir e comparar pesos.

Discuta com a turma:

  • Essas frutas têm o mesmo tamanho?
  • Como fazemos para estimar um peso?
  • Precisamos saber exatamente quanto pesa cada uma para saber qual pesa mais?
  • Depois de estimar, é possível saber se nossas estimativas estão aproximadas?
  • O que pensamos na hora de estimar algum peso?

Propósito: Retomar os conceitos de estimativa e de mais pesado e mais leve.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 a 6 crianças. Mostre para as crianças uma caixa (e os objetos sugeridos em sobre o plano) e peça para que eles imaginem ela cheia de meias, brinquedos e copos. Enquanto os grupos discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”). Aproveite este momento para circular pela sala e tomar conhecimento das estratégias que as crianças estão usando para estimar e já ir pensando no momento seguinte que será a discussão das soluções. Se algum grupo não tiver desenvolvido nenhuma estratégia ou esteja com dúvida sobre como fazer uma estimativa, veja como proceder no Guia de intervenções.

Propósito: Levar as crianças a estimarem sobre o peso de alguns objetos e compará-los entre si.

Discuta com a turma: (nos grupos conforme a necessidade)

  • Já conseguiram pensar numa solução?
  • Como pensaram para concluir isso?
  • Por que vocês acham que esta caixa ficará mais pesada?
  • Qual vocês acham que ficará mais leve? Por quê?
  • Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Permita que todos os grupos possam apresentar suas estratégias para encontrar a resposta. Determine que se direcionem para a turma e não para o professor.

Discuta com a turma:

  • Explique para os colegas como vocês fizeram para estimar qual caixa ficaria mais pesada.
  • Conseguiram pensar em outra alternativa? Se sim, porque então escolheram esta?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou o grupo a chegar numa resposta adequada? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?
  • Como ficou a ordem das caixas do grupo de vocês?
  • A turma concorda?

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para estabelecer uma estimativa.

Possíveis Estratégias de resolução:

  • Considerar o peso isolado de cada material.
  • Considerar o material de cada objeto (brinquedos de plástico, de borracha, de madeira. Copos de plástico, descartáveis, de vidro.)
  • Considerar o tamanho e as dimensões dos objetos.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o resumo da aprendizagem. Leia junto com seus alunos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Objetivos específicos

Estimar medidas de massas a partir de meios não padronizados.

Conceito-chave

Medidas não padronizadas de massa.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 1 (uma) caixa de sapato comum;
  • Alguns pés de meia, alguns brinquedos  de materiais diversos e alguns copos de diferentes materiais (vidro, plástico, alumínio).*

* Estes objetos são sugestões, a falta deles não irá prejudicar o andamento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a pergunta da projeção para as crianças. Após a discussão diga que nesta aula as crianças farão estimativas utilizando diferentes maneiras de medir e comparar pesos.

Discuta com a turma:

  • Essas frutas têm o mesmo tamanho?
  • Como fazemos para estimar um peso?
  • Precisamos saber exatamente quanto pesa cada uma para saber qual pesa mais?
  • Depois de estimar, é possível saber se nossas estimativas estão aproximadas?
  • O que pensamos na hora de estimar algum peso?

Propósito: Retomar os conceitos de estimativa e de mais pesado e mais leve.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de 4 a 6 crianças. Mostre para as crianças uma caixa (e os objetos sugeridos em sobre o plano) e peça para que eles imaginem ela cheia de meias, brinquedos e copos. Enquanto os grupos discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”). Aproveite este momento para circular pela sala e tomar conhecimento das estratégias que as crianças estão usando para estimar e já ir pensando no momento seguinte que será a discussão das soluções. Se algum grupo não tiver desenvolvido nenhuma estratégia ou esteja com dúvida sobre como fazer uma estimativa, veja como proceder no Guia de intervenções.

Propósito: Levar as crianças a estimarem sobre o peso de alguns objetos e compará-los entre si.

Discuta com a turma: (nos grupos conforme a necessidade)

  • Já conseguiram pensar numa solução?
  • Como pensaram para concluir isso?
  • Por que vocês acham que esta caixa ficará mais pesada?
  • Qual vocês acham que ficará mais leve? Por quê?
  • Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Permita que todos os grupos possam apresentar suas estratégias para encontrar a resposta. Determine que se direcionem para a turma e não para o professor.

Discuta com a turma:

  • Explique para os colegas como vocês fizeram para estimar qual caixa ficaria mais pesada.
  • Conseguiram pensar em outra alternativa? Se sim, porque então escolheram esta?
  • Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte: Vocês consideram que esta estratégia ajudou o grupo a chegar numa resposta adequada? Por quê?
  • Concordam com a maneira como eles fizeram? Ou fariam algo diferente?
  • Como ficou a ordem das caixas do grupo de vocês?
  • A turma concorda?

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para estabelecer uma estimativa.

Possíveis Estratégias de resolução:

  • Considerar o peso isolado de cada material.
  • Considerar o material de cada objeto (brinquedos de plástico, de borracha, de madeira. Copos de plástico, descartáveis, de vidro.)
  • Considerar o tamanho e as dimensões dos objetos.

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o resumo da aprendizagem. Leia junto com seus alunos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano