Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver os problemas de subtração com o significado de completar.
Conceito-chave
Ideia de subtração com o significado de completar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Proponha o jogo “Quanto falta para 1 000” para os alunos.
Disposição da turma: em duplas
Recursos: Fichas numeradas
Objetivo: Chegar ao final do jogo com mais cartas
Como se joga: O professor mostra aos alunos uma carta numerada. Cada dupla precisa fazer um cálculo para saber quanto falta para 1 000. O cálculo pode ser mental, por meio do algoritmo, ou da maneira que o aluno preferir. Quando a dupla encontrar a resposta, deve solicitar autorização para falar. Se a dupla acertar, ganha a carta numerada da professora. Se a dupla errar, passa a vez para outra dupla.
Propósito: Buscar estratégias para completar uma quantidade.
Discuta com a turma:
- Como você solucionou essa situação?
- Você utilizou alguma operação?
- È possível solucioná-la de outra maneira?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em duplas, solicite que solucionem a atividade proposta. Circule pela sala observando e intervindo sempre que necessário. Após os alunos solucionarem a atividade, peça que compartilhem as estratégias utilizadas.
Propósito: Resolver uma situação problema com o significado de completar.
Discuta com a turma:
- As informações que aparecem na situação são suficientes para sua resolução?
- Como podemos iniciar a solução dessa situação?
- Há algo que precisamos saber primeiro?
- Como encontrou essa resposta?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
- Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
- Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver os problemas de subtração com o significado de completar.
Discuta com a turma:
- Que dados temos ao ler essa situação problema?
- O que devemos encontrar?
- Como podemos iniciar sua resolução?
Materiais Complementares: