10587
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincando com cartas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Ideia de subtração com o significado de completar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa

Objetivos específicos

Resolver os problemas de  subtração com o significado de completar.

Conceito-chave

Ideia de subtração com o significado de completar.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)


Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Proponha o jogo “Quanto falta para 1 000” para os alunos.

Disposição da turma: em duplas

Recursos: Fichas numeradas

Objetivo: Chegar ao final do jogo com mais cartas

Como se joga: O professor mostra aos alunos uma carta numerada. Cada dupla precisa fazer um cálculo para saber quanto falta para 1 000. O cálculo pode ser mental, por meio do algoritmo, ou da maneira que o aluno preferir. Quando a dupla encontrar a resposta, deve solicitar autorização para falar. Se a dupla acertar, ganha a carta numerada da professora. Se a dupla errar, passa a vez para outra dupla.

Propósito: Buscar estratégias para completar uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Como você solucionou essa situação?
  • Você utilizou alguma operação?
  • È possível solucioná-la de outra maneira?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em duplas, solicite que solucionem a atividade proposta. Circule pela sala observando e intervindo sempre que necessário. Após os alunos solucionarem a atividade, peça que compartilhem as estratégias utilizadas.

Propósito: Resolver uma situação problema com o significado de completar.

Discuta com a turma:

  • As informações que aparecem na situação são suficientes para sua resolução?
  • Como podemos iniciar a solução dessa situação?
  • Há algo que precisamos saber primeiro?
  • Como encontrou essa resposta?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
  • Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
  • Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Resolver os problemas de subtração com o significado de completar.

Discuta com a turma:

  • Que dados temos ao ler essa situação problema?
  • O que devemos encontrar?
  • Como podemos iniciar sua resolução?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa

Objetivos específicos

Resolver os problemas de  subtração com o significado de completar.

Conceito-chave

Ideia de subtração com o significado de completar.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Proponha o jogo “Quanto falta para 1 000” para os alunos.

Disposição da turma: em duplas

Recursos: Fichas numeradas

Objetivo: Chegar ao final do jogo com mais cartas

Como se joga: O professor mostra aos alunos uma carta numerada. Cada dupla precisa fazer um cálculo para saber quanto falta para 1 000. O cálculo pode ser mental, por meio do algoritmo, ou da maneira que o aluno preferir. Quando a dupla encontrar a resposta, deve solicitar autorização para falar. Se a dupla acertar, ganha a carta numerada da professora. Se a dupla errar, passa a vez para outra dupla.

Propósito: Buscar estratégias para completar uma quantidade.

Discuta com a turma:

  • Como você solucionou essa situação?
  • Você utilizou alguma operação?
  • È possível solucioná-la de outra maneira?

Materiais Complementares:

Atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em duplas, solicite que solucionem a atividade proposta. Circule pela sala observando e intervindo sempre que necessário. Após os alunos solucionarem a atividade, peça que compartilhem as estratégias utilizadas.

Propósito: Resolver uma situação problema com o significado de completar.

Discuta com a turma:

  • As informações que aparecem na situação são suficientes para sua resolução?
  • Como podemos iniciar a solução dessa situação?
  • Há algo que precisamos saber primeiro?
  • Como encontrou essa resposta?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
  • Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.

É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
  • Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Resolver os problemas de subtração com o significado de completar.

Discuta com a turma:

  • Que dados temos ao ler essa situação problema?
  • O que devemos encontrar?
  • Como podemos iniciar sua resolução?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano