10585
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Relações inversas entre adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre investigação de padrões em operações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_15ALG_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Google Formulários, Google Apresentações, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
O professor pode lançar os enigmas encaminhando por e-mail aos alunos e, posteriormente abrindo uma discussão via Google Meet sobre o tema, com as questões propostas nas orientações.
Caso não tenham o recurso digital, o professor pode propor a resolução dos enigmas por escrito e, posteriormente inserir as questões das orientações para que os alunos reflitam sobre o que estão fazendo.

Atividade principal
Propor aos alunos que resolvam a situação de mais de uma forma, seja por registro escrito ou pelo Google Documentos, onde os alunos podem digitar seu raciocínio, além de inserirem registros fotográficos de suas resoluções.

Discussão das soluções
O professor pode socializar as resoluções dos alunos usando o Google Apresentações ou em um momento com toda a turma via Google Meet.

Sistematização
O professor pode criar um vídeo no YouTube apresentando a sistematização para que os alunos consultem sempre que for preciso.
Caso a turma não tenha acesso ao recurso, isso pode ser feito de maneira impressa. Unir essa etapa à próxima (Encerramento).

Encerramento
Ver etapa anterior.

Raio X
Apresentar as questões impressas ou via Google Formulários, inserindo as questões problematizadoras presentes nas orientações ao professor.

Convite às famílias
Convidar as famílias a construírem um banco de questões que se assemelham às estudadas nesta aula para compor a problemoteca pessoal do aluno, que pode ser física ou virtual.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_15ALG01

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas