10585
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Relações inversas entre adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre investigação de padrões em operações

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações inversas entre adição e subtração a partir de situações- problema;
  • Compreender que as operações de adição e subtração são inversas e que envolvem um significado.

Conceito-chave

  • Investigação de padrões em operações: entre adição e subtração com os números naturais.

Vocabulário

  • Adição.
  • Subtração.
  • Inversa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor;
  • Datashow ( opcional ).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do slide com os alunos e questione o que eles acham: É possível identificar os números ocultos? De que forma podemos fazer isso? Deixe que os alunos comentem que estratégias utilizariam para identificar isso. Reserve três minutos para que os alunos tentem decifrar os enigmas. Peça que alguns alunos expliquem a forma que utilizaram para que a turma possa discutir coletivamente. Verifique se alguns alunos pensaram em utilizar as relações inversas entre adição e subtração como estratégias de solução. No primeiro caso, os alunos devem perceber que se 23 foi subtraído do número oculto, basta fazer a operação inversa, ou seja, adicionar 23 ao resultado 74 para identificar o número oculto: 74 + 23 = 97. No segundo caso, os alunos devem perceber que se 32 foi adicionado ao número oculto, basta fazer a operação inversa, ou seja, subtrair 32 do resultado 87, para identificar o número oculto:

87 - 32 = 55. Nos dois casos, o que desejamos é saber a situação inicial antes de um transformação ter acontecido. Nestes casos precisamos fazer a inversão da situação. Adicionar se foi subtraído, e subtrair se foi adicionado. Estaremos assim desfazendo a situação, para identificar como ela era anteriormente.

Propósito: Introduzir as relações inversas entre as operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível decifrar os enigmas identificando os números ocultos?
  • Como vocês fariam para saber isso?
  • Seria possível resolver utilizando algum tipo de cálculo? Qual? Por quê? Como podemos ter certeza disso?
  • Por onde podemos começar a pensar na solução?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia as questões com os alunos e proponha que respondam, trabalhando em duplas. Permita que eles utilizem diferentes estratégias para encontrar a solução. Acompanhe o trabalho das duplas observando os caminhos utilizados por eles para resolver.

Propósito: Explorar os diferentes significados envolvidos em uma mesma operação e as relações inversas entre adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
  • Por que vocês escolheram esta forma de solução?
  • É possível resolver de outra maneira?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração? Destaque que ao separarmos os carrinhos, estamos retirando os carrinhos ganhos durante o jogo do total de carrinhos que Fernando ficou após jogar. Assim é possível verificar a quantidade anterior ao jogo.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração? Destaque que ao separarmos os carrinhos, estamos retirando os carrinhos ganhos durante o jogo do total de carrinhos que Fernando ficou após jogar. Assim é possível verificar a quantidade anterior ao jogo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Por que é importante saber a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Como podemos identificar a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Por que é importante saber a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Como podemos identificar a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se André perdeu carrinhos, por que utilizamos a adição?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se André perdeu carrinhos, por que utilizamos a adição?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre adição e subtração e os significados envolvidos.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: Apresente o slide aos alunos para recordar que em cada caso usamos operações inversas à situação inicial devido ao significado envolvido e ao que precisávamos saber. Mostre que a interpretação da situação problema é muito importante para definir qual a melhor operação a ser usada. Destaque que nem sempre a palavra “ganhar” ou “perder” indicarão necessariamente que devemos usar adição ou subtração respectivamente, mas que isso será definido pelo que desejamos saber em cada caso.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre adição e subtração e os significados envolvidos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce de forma simples e objetiva aos alunos, que adição e subtração são operações inversas e que é muito importante ler e analisar com atenção cada situação- problema para definir qual estratégia de solução é mais adequada.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem respondendo adequadamente cada uma das perguntas. Para isso eles devem refletir sobre o que foi estudado a respeito das relações inversas entre adição e subtração.

Propósito: Aplicar as relações inversas entre adição e subtração e os significados envolvidos para resolver situações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos identificar que operação devemos usar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Regina Kaminski

Mentora: Carla Simone Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.

Objetivos específicos

  • Trabalhar as relações inversas entre adição e subtração a partir de situações- problema;
  • Compreender que as operações de adição e subtração são inversas e que envolvem um significado.

Conceito-chave

  • Investigação de padrões em operações: entre adição e subtração com os números naturais.

Vocabulário

  • Adição.
  • Subtração.
  • Inversa.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor;
  • Datashow ( opcional ).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do slide com os alunos e questione o que eles acham: É possível identificar os números ocultos? De que forma podemos fazer isso? Deixe que os alunos comentem que estratégias utilizariam para identificar isso. Reserve três minutos para que os alunos tentem decifrar os enigmas. Peça que alguns alunos expliquem a forma que utilizaram para que a turma possa discutir coletivamente. Verifique se alguns alunos pensaram em utilizar as relações inversas entre adição e subtração como estratégias de solução. No primeiro caso, os alunos devem perceber que se 23 foi subtraído do número oculto, basta fazer a operação inversa, ou seja, adicionar 23 ao resultado 74 para identificar o número oculto: 74 + 23 = 97. No segundo caso, os alunos devem perceber que se 32 foi adicionado ao número oculto, basta fazer a operação inversa, ou seja, subtrair 32 do resultado 87, para identificar o número oculto:

87 - 32 = 55. Nos dois casos, o que desejamos é saber a situação inicial antes de um transformação ter acontecido. Nestes casos precisamos fazer a inversão da situação. Adicionar se foi subtraído, e subtrair se foi adicionado. Estaremos assim desfazendo a situação, para identificar como ela era anteriormente.

Propósito: Introduzir as relações inversas entre as operações de adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Será que é possível decifrar os enigmas identificando os números ocultos?
  • Como vocês fariam para saber isso?
  • Seria possível resolver utilizando algum tipo de cálculo? Qual? Por quê? Como podemos ter certeza disso?
  • Por onde podemos começar a pensar na solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia as questões com os alunos e proponha que respondam, trabalhando em duplas. Permita que eles utilizem diferentes estratégias para encontrar a solução. Acompanhe o trabalho das duplas observando os caminhos utilizados por eles para resolver.

Propósito: Explorar os diferentes significados envolvidos em uma mesma operação e as relações inversas entre adição e subtração.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
  • Por que vocês escolheram esta forma de solução?
  • É possível resolver de outra maneira?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração? Destaque que ao separarmos os carrinhos, estamos retirando os carrinhos ganhos durante o jogo do total de carrinhos que Fernando ficou após jogar. Assim é possível verificar a quantidade anterior ao jogo.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração? Destaque que ao separarmos os carrinhos, estamos retirando os carrinhos ganhos durante o jogo do total de carrinhos que Fernando ficou após jogar. Assim é possível verificar a quantidade anterior ao jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Por que é importante saber a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Como podemos identificar a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Por que é importante saber a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Como podemos identificar a quantidade de carrinhos da caixa?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se Fernando ganhou carrinhos, por que utilizamos a subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se André perdeu carrinhos, por que utilizamos a adição?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Depois apresente as formas utilizadas nos slides. Relacione sempre a solução feita através do esquema ou desenhos com a solução que utilizou a operação, para que os alunos compreendam o motivo da escolha de cada operação, qual o significado da operação envolvido no problema e a relação com a pergunta feita no problema. Destaque que apesar da situação inicial ter sido modificada por um ganho ou acréscimo, utilizamos a subtração para resolver em função da pergunta que foi feita. Caso algum aluno tenha resolvido de outra forma, abra espaço para que ele apresente sua solução e a forma como pensou. Caso haja alguma solução equivocada, também utilize este momento para discutir com a turma onde ocorreu o engano.

Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para resolver? Utilizaram desenhos, esquemas? Como isso foi útil?
  • É possível resolver através de algum tipo de cálculo? Qual e por quê?
  • Se André perdeu carrinhos, por que utilizamos a adição?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: Leia o conteúdo do balão com os alunos e passe para o próximo slide.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre adição e subtração e os significados envolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 12 e 13)

Orientação: Apresente o slide aos alunos para recordar que em cada caso usamos operações inversas à situação inicial devido ao significado envolvido e ao que precisávamos saber. Mostre que a interpretação da situação problema é muito importante para definir qual a melhor operação a ser usada. Destaque que nem sempre a palavra “ganhar” ou “perder” indicarão necessariamente que devemos usar adição ou subtração respectivamente, mas que isso será definido pelo que desejamos saber em cada caso.

Propósito: Sistematizar as relações inversas entre adição e subtração e os significados envolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce de forma simples e objetiva aos alunos, que adição e subtração são operações inversas e que é muito importante ler e analisar com atenção cada situação- problema para definir qual estratégia de solução é mais adequada.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem respondendo adequadamente cada uma das perguntas. Para isso eles devem refletir sobre o que foi estudado a respeito das relações inversas entre adição e subtração.

Propósito: Aplicar as relações inversas entre adição e subtração e os significados envolvidos para resolver situações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Como podemos identificar que operação devemos usar?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano