9521
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Representando grandes quantidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Estimar quantidade de elementos, a partir da observação de imagens. Reconhecer os números naturais com até cinco ordens e seu uso cotidiano.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cíntia Diógenes

Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos

  • Estimar quantidade de elementos, a partir da observação de imagens.
  • Reconhecer os números naturais com até cinco ordens e seu uso cotidiano.
  • Ler e escrever números naturais até 99999.
  • Analisar a representação da ordem: dezena de milhar.

Conceito-chave

Reconhecimento, leitura e escrita  de números naturais até 99000.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: imprima as fichas e entregue-as para cada aluno. Em grupos, os alunos deverão preencher as fichas com algarismos de 0 a 9 e registrar os números formados no quadro ou em uma folha à parte. Eles terão alguns minutos para fazerem tentativas de que números eles podem formar. O objetivo da atividade não é que as crianças formem todas as combinações possíveis, mas familiarizar-se com números com cinco ordens. As crianças vão formando os números, registrando-os e compartilhando com o restante do grupo. Após a socialização das possibilidades encontradas, abrir uma discussão sobre em que situações do dia a dia podemos utilizar esses números.

Propósito: Reconhecer números com até cinco ordens e seu uso cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Quantos algarismos há em cada número formado?
  • Quantos números seu grupo conseguiu formar?
  • Vocês poderiam formar outros números?
  • Você já observou números desse tamanho em alguma situação cotidiana? Quais?
  • Em que situações do dia a dia você utilizaria esses números?
  • Qual o menor número que pode ser formado?
  • E o maior?

Material Complementar:

Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mostre a imagem para as crianças e questione-as sobre o número de pessoas que estão assistindo a esse jogo de futebol. Permita que elas socializem suas hipóteses e levantem novos questionamentos a partir das proposições da turma. Normalmente, em grandes eventos, há uma contagem do público, realizada pelos organizadores e/ou por órgãos responsáveis pela segurança do local, como Corpo de Bombeiros ou pela Polícia Civil. Como esses órgãos devem fazer essa contagem? Discuta com as crianças sobre como isso deve ocorrer e, após uma intensa discussão, solicite que as crianças registrem em duplas o número de pessoas que elas estimam haver nesse local, com algarismos. Peça que, em seguida, elas leiam os números e os escrevam por extenso.

Propósito: Fazer com que os alunos estimem a quantidade de elementos, a partir da observação de uma imagem e reconhecer números com até cinco ordens.

Discuta com a turma:

  • Como você faria para realizar a contagem do número de pessoas que foram assistir a esse jogo de futebol no estádio?
  • Você acha que há mais de 1 000 pessoas?
  • Quantas pessoas você estima que há nesse ambiente?
  • Como você registraria esse número com algarismos?
  • Imagine que o número de pessoas nesse local esteja entre 10 000 e 99 999. E agora, quantas pessoas você estima que há?
  • Como você registraria esse número com algarismos? Como seria a leitura desse número?

Materiais complementares:

  • Curiosidade: Como quantificar pessoas em eventos públicos?

Fonte: http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c101.php

  • Diversos jeitos de ensinar os números.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/174/diversos-jeitos-de-ensinar-os-numeros

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Peça que os grupos compartilhem as suas estimativas com a turma. Questione-os sobre como pensaram. Pergunte sobre a quantidade mínima e máxima de pessoas presentes no evento.

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Será que existem mais do que 100 pessoas?
  • Mais do que 1 000?
  • Qual seria a quantidade mínima de pessoas?
  • E a quantidade máxima?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Questione os grupos enquanto apresentam suas estimativas , Entre um intervalo com números acima de 10 000 e abaixo de 99 999, quais números podem formar. É importante refletir sobre a variedade de respostas que essa questão pode ter. As crianças devem discutir que não podemos ter uma certeza sobre o número de pessoas na imagem, mas simplesmente estimar essa quantidade, a partir da observação. O objetivo maior aqui é que os alunos reconheçam o uso dos números com cinco ordens no cotidiano e seu registro numérico e por extenso, e não o cálculo por estimativa.

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Depois que as crianças compartilharem as quantidades para responder a atividade, apresente essa situação fictícia, com hipóteses de três crianças.

Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual vocês acham que mais se aproxima do número de pessoas presentes no evento? Por quê?
  • Como vocês escreveriam esses números por extenso?
  • Qual valor é o maior?
  • Qual valor é o menor?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Continue a discussão sobre o assunto, questionando as crianças sobre qual valor quantifica aproximadamente o público do jogo de futebol na imagem.

Propósito: Duscutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Peça que as crianças apresentem outros valores que indiquem a quantidade apresentada. Estimule a participação de todas as crianças e que elas façam o registro e apresentem suas soluções para os colegas, lendo o número em voz alta. A partir da leitura, realize a escrita numérica no quadro, sendo auxiliado pela turma. As crianças devem comparar suas respostas com as dos seus colegas e refletir sobre o registro da escrita numérica e sobre a leitura dos números.

Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula e relacione-a com as estratégias utilizadas pelos alunos para estimar o número de pessoas em um evento, a partir da observação da imagem.

Propósito: Sintetizar o conceito principal aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os números apresentados para completar os espaços no texto, por último, peça para as crianças escreverem, por extenso, como realizariam a leitura de ambos os números. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do uso, leitura e escrita de números com até cinco ordens, portanto a atividade deve ser feita de forma individual.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para preencher os espaços no texto, utilizando os números apresentados? Quais informações do próprio texto utilizaram para realizar essa escolha?
  • Como lemos cada número?

Materias Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cíntia Diógenes

Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos

  • Estimar quantidade de elementos, a partir da observação de imagens.
  • Reconhecer os números naturais com até cinco ordens e seu uso cotidiano.
  • Ler e escrever números naturais até 99999.
  • Analisar a representação da ordem: dezena de milhar.

Conceito-chave

Reconhecimento, leitura e escrita  de números naturais até 99000.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: imprima as fichas e entregue-as para cada aluno. Em grupos, os alunos deverão preencher as fichas com algarismos de 0 a 9 e registrar os números formados no quadro ou em uma folha à parte. Eles terão alguns minutos para fazerem tentativas de que números eles podem formar. O objetivo da atividade não é que as crianças formem todas as combinações possíveis, mas familiarizar-se com números com cinco ordens. As crianças vão formando os números, registrando-os e compartilhando com o restante do grupo. Após a socialização das possibilidades encontradas, abrir uma discussão sobre em que situações do dia a dia podemos utilizar esses números.

Propósito: Reconhecer números com até cinco ordens e seu uso cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Quantos algarismos há em cada número formado?
  • Quantos números seu grupo conseguiu formar?
  • Vocês poderiam formar outros números?
  • Você já observou números desse tamanho em alguma situação cotidiana? Quais?
  • Em que situações do dia a dia você utilizaria esses números?
  • Qual o menor número que pode ser formado?
  • E o maior?

Material Complementar:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mostre a imagem para as crianças e questione-as sobre o número de pessoas que estão assistindo a esse jogo de futebol. Permita que elas socializem suas hipóteses e levantem novos questionamentos a partir das proposições da turma. Normalmente, em grandes eventos, há uma contagem do público, realizada pelos organizadores e/ou por órgãos responsáveis pela segurança do local, como Corpo de Bombeiros ou pela Polícia Civil. Como esses órgãos devem fazer essa contagem? Discuta com as crianças sobre como isso deve ocorrer e, após uma intensa discussão, solicite que as crianças registrem em duplas o número de pessoas que elas estimam haver nesse local, com algarismos. Peça que, em seguida, elas leiam os números e os escrevam por extenso.

Propósito: Fazer com que os alunos estimem a quantidade de elementos, a partir da observação de uma imagem e reconhecer números com até cinco ordens.

Discuta com a turma:

  • Como você faria para realizar a contagem do número de pessoas que foram assistir a esse jogo de futebol no estádio?
  • Você acha que há mais de 1 000 pessoas?
  • Quantas pessoas você estima que há nesse ambiente?
  • Como você registraria esse número com algarismos?
  • Imagine que o número de pessoas nesse local esteja entre 10 000 e 99 999. E agora, quantas pessoas você estima que há?
  • Como você registraria esse número com algarismos? Como seria a leitura desse número?

Materiais complementares:

  • Curiosidade: Como quantificar pessoas em eventos públicos?

Fonte: http://www.somatematica.com.br/curiosidades/c101.php

  • Diversos jeitos de ensinar os números.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/174/diversos-jeitos-de-ensinar-os-numeros

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Peça que os grupos compartilhem as suas estimativas com a turma. Questione-os sobre como pensaram. Pergunte sobre a quantidade mínima e máxima de pessoas presentes no evento.

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Será que existem mais do que 100 pessoas?
  • Mais do que 1 000?
  • Qual seria a quantidade mínima de pessoas?
  • E a quantidade máxima?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Questione os grupos enquanto apresentam suas estimativas , Entre um intervalo com números acima de 10 000 e abaixo de 99 999, quais números podem formar. É importante refletir sobre a variedade de respostas que essa questão pode ter. As crianças devem discutir que não podemos ter uma certeza sobre o número de pessoas na imagem, mas simplesmente estimar essa quantidade, a partir da observação. O objetivo maior aqui é que os alunos reconheçam o uso dos números com cinco ordens no cotidiano e seu registro numérico e por extenso, e não o cálculo por estimativa.

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Depois que as crianças compartilharem as quantidades para responder a atividade, apresente essa situação fictícia, com hipóteses de três crianças.

Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual vocês acham que mais se aproxima do número de pessoas presentes no evento? Por quê?
  • Como vocês escreveriam esses números por extenso?
  • Qual valor é o maior?
  • Qual valor é o menor?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Continue a discussão sobre o assunto, questionando as crianças sobre qual valor quantifica aproximadamente o público do jogo de futebol na imagem.

Propósito: Duscutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 9)

Orientações: Peça que as crianças apresentem outros valores que indiquem a quantidade apresentada. Estimule a participação de todas as crianças e que elas façam o registro e apresentem suas soluções para os colegas, lendo o número em voz alta. A partir da leitura, realize a escrita numérica no quadro, sendo auxiliado pela turma. As crianças devem comparar suas respostas com as dos seus colegas e refletir sobre o registro da escrita numérica e sobre a leitura dos números.

Propósito: Discutir a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a aprendizagem da aula e relacione-a com as estratégias utilizadas pelos alunos para estimar o número de pessoas em um evento, a partir da observação da imagem.

Propósito: Sintetizar o conceito principal aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os números apresentados para completar os espaços no texto, por último, peça para as crianças escreverem, por extenso, como realizariam a leitura de ambos os números. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do uso, leitura e escrita de números com até cinco ordens, portanto a atividade deve ser feita de forma individual.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para preencher os espaços no texto, utilizando os números apresentados? Quais informações do próprio texto utilizaram para realizar essa escolha?
  • Como lemos cada número?

Materias Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano