10582
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Cálculo do Termo Desconhecido

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Termo desconhecido.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_14ALG03

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no WhatsApp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Retomada
O professor pode usar o Google Formulário para que os alunos respondam à atividade de retomada, seja digitando a resposta ou inserindo uma foto da resolução feita. Caso seja um trabalho sem recursos digitais, o professor pode solicitar a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações.

Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp ou no Google Sala de Aula para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que tentem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro momento eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo no caderno. No segundo momento, você pode sugerir que o aluno compartilhe a resposta com um familiar, e juntos, discutam as estratégias de resolução. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Solicite aos alunos que apresentem suas soluções sobre cada um dos itens. Caso sua aula seja síncrona, você pode explorar esse momento solicitando aos alunos que acionem os microfones e expliquem como chegaram às soluções. Caso contrário, peça que enviem as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp. Outra possibilidade é os alunos fotografarem seus registros para compartilhar no grupo de WhatsApp. Faça boas perguntas como: Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)? e/ou qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?

Encerramento
Compartilhe o slide de encerramento e peça que os alunos façam o registro no caderno para consultas posteriores.

Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos. 

Convite às famílias
Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades e os canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Renata Gonçalves


Código: MAT7_14ALG03

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas