10582
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Cálculo do Termo Desconhecido

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Termo desconhecido.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana de Lima Gregorutti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.



Objetivos específicos

Utilizar a noção de expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.



Conceito-chave

Termo desconhecido.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Papel

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas expressões algébricas, discutindo o que são termos como: parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.

Propósito: Relembrar a ideia de monômio (parte literal e coeficiente numérico), bem como monômio semelhante.

Discuta com a Turma:

  • Por que utilizamos as incógnitas nas expressões algébricas?
  • Qual é o significado da utilização das incógnitas?
  • Por que em nosso cotidiano utilizamos expressões como “fui n vezes ao hospital, esperei n horas por você”?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas expressões algébricas, discutindo o que são termos como: parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.

Propósito: Relembrar a ideia de monômio (parte literal e coeficiente numérico), bem como monômio semelhante.

Discuta com a Turma:

  • Por que utilizamos as incógnitas nas expressões algébricas?
  • Qual é o significado da utilização das incógnitas?
  • Por que em nosso cotidiano utilizamos expressões como “fui n vezes ao hospital, esperei n horas por você”?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos atente para a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos atente para a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos atente para a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito sobre o reconhecimento da igualdade entre as expressões algébrica para determinar o termo desconhecido.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana de Lima Gregorutti

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.



Objetivos específicos

Utilizar a noção de expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.



Conceito-chave

Termo desconhecido.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Papel
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas expressões algébricas, discutindo o que são termos como: parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.

Propósito: Relembrar a ideia de monômio (parte literal e coeficiente numérico), bem como monômio semelhante.

Discuta com a Turma:

  • Por que utilizamos as incógnitas nas expressões algébricas?
  • Qual é o significado da utilização das incógnitas?
  • Por que em nosso cotidiano utilizamos expressões como “fui n vezes ao hospital, esperei n horas por você”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas expressões algébricas, discutindo o que são termos como: parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.

Propósito: Relembrar a ideia de monômio (parte literal e coeficiente numérico), bem como monômio semelhante.

Discuta com a Turma:

  • Por que utilizamos as incógnitas nas expressões algébricas?
  • Qual é o significado da utilização das incógnitas?
  • Por que em nosso cotidiano utilizamos expressões como “fui n vezes ao hospital, esperei n horas por você”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Discuta com a Turma:

  • Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
  • Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos atente para a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos atente para a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8 e 9).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos atente para a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a Turma:

  • Qual é a importância da utilização das expressões algébricas para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
  • Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização de noção sobre expressão algébrica para elaborar sentenças matemáticas e calcular o termo desconhecido. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito sobre o reconhecimento da igualdade entre as expressões algébrica para determinar o termo desconhecido.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano