10580
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Investigando os padrões das maçãs

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Investigar sequências repetitivas através de um padrão.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Especialista de área:  Sandra Regina Correa Amorim


Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas)



Objetivos específicos

Investigar sequências repetitivas através de um padrão.

Conceito-chave

Sequências repetitivas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência repetitiva. Explore oralmente que tipos de caixas poderiam ser utilizadas no lugar de caixas de presente, isso lhe dará uma percepção da interpretação de como os alunos veem as atividades propostas. Instigue os alunos a observarem como as caixas se organizam. Essa organização é o pensamento lógico dos alunos que está sendo estimulado.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre o que é um padrão e suas principais características.
Discuta com a turma:

  • Como as caixas foram organizadas? Por cor, tamanho, espessura?
  • Que outras características poderíamos utilizar na descrição desta sequência?
  • Que figuras se repetem?

Leitura Complementar

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência repetitiva. Explore oralmente que tipos de caixas poderiam ser utilizadas no lugar de caixas de presente, isso lhe dará uma percepção da interpretação de como os alunos veem as atividades propostas. Instigue os alunos a observarem como as caixas se organizam. Essa organização é o pensamento lógico dos alunos que está sendo estimulado.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre o que é um padrão e suas principais características.
Discuta com a turma:

  • Como as caixas foram organizadas? Por cor, tamanho, espessura?
  • Que outras características poderíamos utilizar na descrição desta sequência?
  • Que figuras se repetem?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.

Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras que se repetem?
  • O que elas têm em comum?
  • Como podemos descobrir a próxima figura?
  • De que forma você concluiu a regra desta sequência?
  • Ela possui apenas um padrão? Explique.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.

Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras que se repetem?
  • O que elas têm em comum?
  • Como podemos descobrir a próxima figura?
  • De que forma você concluiu a regra desta sequência?
  • Ela possui apenas um padrão? Explique.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.

Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras que se repetem?
  • O que elas têm em comum?
  • Como podemos descobrir a próxima figura?
  • De que forma você concluiu a regra desta sequência?
  • Ela possui apenas um padrão? Explique.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 e 9)

Orientações: Discuta com a turma as possibilidades de padrões, utilizando as mesmas figuras. Caso alguma dupla não tenha conseguido terminar a atividade, peça que expliquem até onde conseguiram. Explique que foi utilizada mais de uma regra para Guilherme construir sua sequência, desta forma o aluno perceberá que ao estabelecer um padrão, todas as características e possibilidades possíveis devem ser investigadas.

Propósito: Compartilhar as diferentes sequências que podem ser criadas com as mesmas figuras encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras utilizadas? Alguma não foi usada pela dupla?
  • Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
  • Em que a dupla não concordou na execução da atividade? Em que concordaram?
  • Como a discussão influenciou a elaboração da sequência?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 e 9)

Orientações: Discuta com a turma as possibilidades de padrões, utilizando as mesmas figuras. Caso alguma dupla não tenha conseguido terminar a atividade, peça que expliquem até onde conseguiram. Explique que foi utilizada mais de uma regra para Guilherme construir sua sequência, desta forma o aluno perceberá que ao estabelecer um padrão, todas as características e possibilidades possíveis devem ser investigadas.

Propósito: Compartilhar as diferentes sequências que podem ser criadas com as mesmas figuras encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras utilizadas? Alguma não foi usada pela dupla?
  • Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
  • Em que a dupla não concordou na execução da atividade? Em que concordaram?
  • Como a discussão influenciou a elaboração da sequência?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade expondo os trabalhos realizados pelos alunos. Incentive a interação e troca de ideias.

Propósito: Que o aluno saiba investigar um padrão em sequência repetitiva.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal,

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência repetitiva.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva  Rocha

Especialista de área:  Sandra Regina Correa Amorim


Habilidade da BNCC

(EF02MA09) Construção de sequências recursivas e repetitivas (dado um padrão; criando um padrão; numéricas e figurativas)



Objetivos específicos

Investigar sequências repetitivas através de um padrão.

Conceito-chave

Sequências repetitivas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência repetitiva. Explore oralmente que tipos de caixas poderiam ser utilizadas no lugar de caixas de presente, isso lhe dará uma percepção da interpretação de como os alunos veem as atividades propostas. Instigue os alunos a observarem como as caixas se organizam. Essa organização é o pensamento lógico dos alunos que está sendo estimulado.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre o que é um padrão e suas principais características.
Discuta com a turma:

  • Como as caixas foram organizadas? Por cor, tamanho, espessura?
  • Que outras características poderíamos utilizar na descrição desta sequência?
  • Que figuras se repetem?

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência repetitiva. Explore oralmente que tipos de caixas poderiam ser utilizadas no lugar de caixas de presente, isso lhe dará uma percepção da interpretação de como os alunos veem as atividades propostas. Instigue os alunos a observarem como as caixas se organizam. Essa organização é o pensamento lógico dos alunos que está sendo estimulado.

Propósito: Possibilitar que o aluno reflita sobre o que é um padrão e suas principais características.
Discuta com a turma:

  • Como as caixas foram organizadas? Por cor, tamanho, espessura?
  • Que outras características poderíamos utilizar na descrição desta sequência?
  • Que figuras se repetem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.

Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras que se repetem?
  • O que elas têm em comum?
  • Como podemos descobrir a próxima figura?
  • De que forma você concluiu a regra desta sequência?
  • Ela possui apenas um padrão? Explique.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.

Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras que se repetem?
  • O que elas têm em comum?
  • Como podemos descobrir a próxima figura?
  • De que forma você concluiu a regra desta sequência?
  • Ela possui apenas um padrão? Explique.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 5, 6 e 7)

Orientação: Execute a atividade em duplas ou trios. Demonstre os pares de figuras que serão utilizados por cada grupo de crianças, enfatize que todos são iguais, e que neste primeiro momento irão analisar as duas sequências construídas por Guilherme e João. Sugira que os alunos escrevam o nome de cada animal abaixo da sequência ou numere de acordo com a ordem em que forem utilizados, desta forma a repetição das figuras pode ser explorada por outros ângulos. Peça para que a turma observe a sequência e explique o padrão empregado. Oriente os alunos que conversem entre si para analisar as possibilidades de padrão utilizadas por Guilherme. É importante que eles observem que pode existir mais de um padrão em dada sequência.

Propósito: Promover as discussões em pequenos grupos de como se constrói e se analisa uma sequência repetitiva de figuras.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras que se repetem?
  • O que elas têm em comum?
  • Como podemos descobrir a próxima figura?
  • De que forma você concluiu a regra desta sequência?
  • Ela possui apenas um padrão? Explique.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 e 9)

Orientações: Discuta com a turma as possibilidades de padrões, utilizando as mesmas figuras. Caso alguma dupla não tenha conseguido terminar a atividade, peça que expliquem até onde conseguiram. Explique que foi utilizada mais de uma regra para Guilherme construir sua sequência, desta forma o aluno perceberá que ao estabelecer um padrão, todas as características e possibilidades possíveis devem ser investigadas.

Propósito: Compartilhar as diferentes sequências que podem ser criadas com as mesmas figuras encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras utilizadas? Alguma não foi usada pela dupla?
  • Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
  • Em que a dupla não concordou na execução da atividade? Em que concordaram?
  • Como a discussão influenciou a elaboração da sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 8 e 9)

Orientações: Discuta com a turma as possibilidades de padrões, utilizando as mesmas figuras. Caso alguma dupla não tenha conseguido terminar a atividade, peça que expliquem até onde conseguiram. Explique que foi utilizada mais de uma regra para Guilherme construir sua sequência, desta forma o aluno perceberá que ao estabelecer um padrão, todas as características e possibilidades possíveis devem ser investigadas.

Propósito: Compartilhar as diferentes sequências que podem ser criadas com as mesmas figuras encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras utilizadas? Alguma não foi usada pela dupla?
  • Que critérios foram levados em consideração na criação da sequência?
  • Em que a dupla não concordou na execução da atividade? Em que concordaram?
  • Como a discussão influenciou a elaboração da sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade expondo os trabalhos realizados pelos alunos. Incentive a interação e troca de ideias.

Propósito: Que o aluno saiba investigar um padrão em sequência repetitiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal,

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência repetitiva.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano